terça-feira, 5 de julho de 2011

Quinas enquinadas

A maior brecha da formação em Portugal e isso inevitavelmente inclui o Sporting, chama-se ponta de lança. Não há, não houve, nem se prevê que exista grande competência lusa para formar finalizadores ao nível de um Ronaldo, Figo, Rui Costa e companhia. Será sempre um problema para os clubes, que contratam ano após ano dezenas de avançados, será sempre um problema para a Selecção, que se vê privada de alguém que empurre as bolas para dentro da baliza.

Postiga, Nuno Gomes, Hugo Almeida, tal como os seus antecessores sendo bons jogadores nunca mostraram evidente instinto de “matador”, nunca suportaram médias de concretização acima do normal, nunca ascenderam à cúpula europeia de Real Madrid, Barcelona, Man Utd ou outros do género. O último grande avançado português chamou-se Manuel Fernandes e foi desprezado muitas vezes no próprio clube e ignorado nos momentos mais importantes, pela camisola das quinas.

A chegada de Rubio ao Sporting é uma boa nova de esperança num futuro a curto, médio e longo prazo. O chileno tem tudo para vir a ser um dos melhores pontas de lança mundiais e mesmo que não venha a confirmar esse potencial, será previsivelmente um dos destacados avançados da Liga portuguesa nos próximos anos. Mas será que é tão difícil formar um “Rubio” português.

Questão genética? Questão cultural? Questão desportiva? Sinceramente não consigo entender. Muitas vezes penso que é uma questão de dar confiança desde muito cedo a jovens com potencial, mas que raio, isso seria simples demais para nunca ter sido feito.
O Brasil revelava o mesmo síndrome quanto a guarda-redes, mas categoricamente ultrapassou o problema com distinção. Hoje em dia, no escrete, é difícil escolher um lote de 3 keepers para uma prova internacional sem deixar muito talento de fora.

Não sei que ferramentas foram usadas, que métodos introduzidos no nosso país irmão, mas talvez fosse chegada a hora de alguém nos departamentos técnicos dos 3 grandes, estudar o caso. Não haverá por aí nenhum finalista em Educação Física que se atreva a uma tese? Alguém sabe de algum estudo feito neste sentido? Ano após ano investimos em muitos jogadores, sem que o mercado interno apresente soluções. Nem nos clubes “mais pequenos” que costumam oferecer mais oportunidades, o avançado português tem conseguido especial destaque.

Olho para o jogador Bebe e não vejo absolutamente nada. Não consigo ver o que compraram os 9 milhões do Manchester, é este o futuro nº9 da Selecção? Balde? Rui Fonte? João Silva? Estarei a ser mais um a contribuir para eternização do problema?

Até breve.

1 comentário:

  1. Essa questão é muito inrigante de facto. Tivemos o Manel Fernandes e se me permitem a outro nível o Cadete, apartir daí mais nada. Saleiro, Fonte? Bons jovens mas com dificuldades em afirmarem-se nos graúdos.
    Agora que o nosso grande Manel está na estrutura porque não criarem na academia uma escola específica de Ponta de Lança, comandada pelo nosso Manel? Era uma boa ideia.

    ResponderEliminar