segunda-feira, 21 de junho de 2010

Alienação entre "amigos"















É hoje noticia a alienação do valor de passe de vários jogadores do Benfica. Confesso que não conheço em detalhe a forma de como este negócios funcionam, mas não é preciso ser economista para entender que embora não tenha vendido a nenhum clube direitos sobre qualquer jogador, o Benfica vende concretamente o direito a verbas de futuras transferências.

Esta é uma formula estranha, o tal  fundo "Benfica Stars" que ninguém conhece ao certo os investidores, compra à SAD benfiquista percentagens de jogadores, mais estranha se pensarmos que se o jogador não for vendido e quando faltarem 18 meses para o final do contrato, o clube tem obrigatoriamente de colocá-lo à venda ou pagar o que o fundo adiantou.

Vejo que possa ser um instrumento de adiantamento de receitas, foi-o no passado para Sporting e FCPorto, mas o Benfica está a levar este artificio bem longe, movimentando grandes receitas, ou melhor, grandes adiantamentos que terá em qualquer altura de repor ou vender o jogador pelo menos pela soma que encaixou. Esta "coragem" e confiança no valor dos jogadores e no interesse dos mercados pelos mesmos tem a meu ver um risco inultrapassável: a desvalorização do atleta.

Com tantos jogadores no fundo e com percentagens tão grandes de participações, o Benfica acredita mesmo que num futuro próximo irá conseguir uma de duas coisas: várias vendas milionárias ou uma tesouraria fortíssima capaz de "cobrir" os milhões de euros que já recebeu. Em ambos os casos é de espantar a forma de como o gestor financeiro deste fundo, o BES vai avalizando as "malas" de dinheiro que vão entrando e saindo do clube da Luz. É caso para dizer que esta relação tão simpática podia inspirar JEB a dar uma "voltinha" com os Espírito Santo e negociar como deve ser o financiamento da dívida do Sporting.

Tenho um feeling que poderia resultar.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário