terça-feira, 22 de junho de 2010

O que é o futebol espéctaculo?



















Vejo muitos Sportinguistas preocupados com a qualidade do futebol que se irá assistir na próxima época. Pessoalmente não vejo muitas equipas a desenvolver em campo filosofias de jogo que "divirtam" os adeptos. O futebol (jogo jogado) evolui dentro de cada equipa e pelo que podemos apelidar de "modas". Há uns anos vigorava o "futebol ciência", com treinadores como Van Gaal a tentar  fazer evoluir uma equipa matematicamente, trabalhando até à exaustão mecanismos básicos de jogo. Há uns 5 anos, Mourinho desenha a "equipa  elástico" que basicamente é uma grelha de funções atacantes e defensivas que os jogadores interpretam em 2 ou 3 variantes conforme o adversário ou o marcador. Já ouve o "futebol total", o "catenaccio" (penso que seja assim que se escreve) e o "futebol directo" dos britânicos e nórdicos.

Na actualidade é difícil entender qual é a "moda" em vigor, mas uma coisa é certa, nenhuma contempla o chamado "futebol bonito". É um puro engano entender que um treinador "manda" a equipa aplicar trivelas, pontapés de bicicleta, saltos de peixe, toques de calcanhar em campo. Isso vem da qualidade técnica de cada jogador e do resultado no marcador.

Entendo que os adeptos do Sporting queiram ver bons jogos de futebol, com ataque continuado, grandes jogadas em que a bola passa por toda a equipa e acaba na baliza, mas isso não é compatível com a "orientação para resultados" que é a dona e senhora de 9 mandamentos da bíblia de qualquer treinador. Não o é para Ferguson, Van Gaal, Mourinho, Scolari, Dunga, Lippi e Ancelotti. Pergunto então porque raio é que Paulo Sérgio terá de se preocupar mais do que os "mestres" que actuam nos melhores palcos mundiais?

Acho que podemos pedir bons jogadores ou boas equipas, mas não podemos pedir mais do que isso. Queremos ser a equipa que joga bem, ou a equipa que vence partidas. É que a primeira costuma ficar em 2º ou 3º lugar e a segunda em primeiro.

Por mim fico satisfeito com uma equipa forte, que marque muitos golos quando possível e que vença 1-0 todos os derbys. Parafraseando Mourinho...."Bonito, bonito é ganhar pelo Sporting!"

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário