segunda-feira, 7 de junho de 2010

E se...

...não existisse dinheiro para contratações? E se não saísse ninguém?
E se pensássemos nisso?

Aviso já que não faço este raciocino por pensar que a equipa do último ano tinha qualidade para não sofrer alterações este ano, muito menos por pensar que uma época como a anterior fez crescer algum valor. Bem pelo contrário, a grande parte dos jogadores deu no mínimo um passo atrás na sua capacidade e confiança. Mas o cenário não faz adivinhar grandes "camiões" de euros a entrar pela porta 10A nos próximos tempos o que se torna útil olhar para o que temos dentro de casa neste momento.

Guarda-redes
Neste momento parece evidente que o Sporting fechou o dossier do 3º guarda-redes e Tiago renovou por mais um ano. Patrício será uma alternativa a um "outro" guarda-redes, mais experiente e forte, um jogador que não trema nas grandes decisões e dê ao titular das últimas época base para aprender. Existem duas hipóteses neste momento: o regresso de Stojkovic ou o ingresso de Toldo. Ambos a custo zero, será uma tarefa de comunicação complicada fazer com que os problemas do sérvio sejam esquecidos ou  suportar as piadas relativas aos 38 anos do italiano. Em ambos os casos a equipa melhoria.

Defesa Direito
Dossier fechado. Abel e João Pereira

Defesa Esquerdo
Há tantos anos que não temos um bom lateral esquerdo que vai ser estranho ver alguém evoluir com sentido pelo corredor esquerdo. Grimi é claramente um jogador incapaz de garantir um venda ou empréstimo portanto será uma segunda escolha altamente dispendiosa por falta de alternativa. Para titular Evaldo parecia uma solução eficaz, mas o Braga parece querer ganhar o Euromilhões com este jogador, que para mim e face ao panorama dos nossos cofres nunca deveria custar mais de 1,5 milhões de euros. Não temos nenhuma solução credível no plantel de sub-19, onde o titular Martin Garza não parece reunir (ainda) a capacidade para assumir um papel tão complicado. Andre Marques passou a época emprestado e lesionado. Existe a uma possibilidade de ir buscar um jogador em fim de contrato e José Gonçalves do Hearts estará disponível...será que é assim tão pior que Evaldo? Em qualquer dos casos será impossível não melhorar a qualidade em relação à época que findou onde Grimi foi titular...por falta de soluções. Fora destas considerações fica Caneira que não vejo como um lateral esquerdo.

Defesas Centrais
À espera do dossier Lazaretti...que não sendo caro, 600 mil euros dariam para satisfazer o pedido do treinador, parece faltar verba (até para este). É certo que Carriço pegou de estaca, e para o acompanhar Tonel, Caneira e Polga são bons valores. É provável que Costinha preferisse vender Polga para poder adquirir um outro central, mas faltando propostas para tal, do mal o menos, abrimos espaço para um surpreendente Nuno Reis, um jovem com uma mentalidade e segurança acima da média que está a fazer uma época impressionante nos sub-19. Se não existirem entradas ou saídas a qualidade será igual, com mais um ano nas pernas no caso dos "veteranos" Caneira, Polga e Tonel.

Médios Centro
O ingresso de André Santos é a grande contratação até agora e se não existirem vendas ou compras, será a única. Moutinho e Veloso parecem difíceis de vender (pareciam encaixes seguros, mas a época não valorizou os atletas e parece não existir ninguém com suficiente "água na boca" para os levar). Adrien aguarda que todos os outros processos se resolvam para poder ser emprestado. Se não houver negócio algum, se Maniche não baixar o seu pretenso ordenado, Adrien poderá ser emprestado, já que P.Mendes, Moutinho e Veloso serão sempre primeiras escolhas, ficando A.Santos, P.Silva e o incansável Luis Almeida "Kikas" estrela dos sub-19 como alternativas. Bem vistas as coisas prefiro valores da casa a valorizarem-se com a promoção ao plantel principal do que refugo europeu em fim de carreira....e caros.

Médios Ala
Vukcevic e Izmailov têm clubes interessados mas aguardam o desespero leonino para os vender por tuta e meia. Seriam sempre as primeiras escolhas para as alas caso o Sporting não os venda. São óptimos jogadores com problemas no clube, P.Sérgio pode desempenhar aqui um papel fundamental, reabilitando valores que P.Bento e Carvalhal nunca exploraram ao máximo. Como segunda linha o melhor seria dar uma oportunidade a Renato Santos, o melhor jogador dos Sub-19 e grande promessa, permitindo a Pereirinha rodar e jogar num clube de 1ª divisão. Faltará um esquerdino que podia muito bem ser Hugo Viana ou Zahavi dos Sub-19 no pior dos cenários. Concluindo, neste sector "recuperar" e "reconciliar" são as palavras-chave, ou isso ou vender ao desbarato para poder comprar jogadores bem piores dos que estamos a vender.

Médios Ofensivos
O cenário é óbvio e os media tem apontado ao treinador o correcto caminho a seguir. Matias Fernandez é do melhor que tem passado por Alvalade e só a falta de ritmo e definição táctica permitiu que este jogador não brilhasse bem alto nos relvados portugueses. Esperando que P.Sérgio veja o que toda a gente vê, precisaremos apenas de um bom suplente ao chileno, o que não será fácil, não abundam organizadores de jogo pelo nosso gabinete de prospecção e não será lógico atribuir a um ex-júnior esse papel. Mesmo assim e assumindo que Moutinho nunca será um suplente (o que na última época só foi evitado por uma tentativa de chamada ao Mundial) resta procurar um jogador em fim de contrato para evitar de chamar Renato Neto dos Sub-19 a preencher essa vaga.

2º Avançado
O que podia ter sido a época ideal para Djalo se assumir como o companheiro de Liedson retumbou numa ausência demorada por lesão. Ainda parecia poder recuperar o lugar, mas a boa época de Saleiro e as tentativas de reanimar Pongolle e Postiga "taparam" demasiadas vezes uma entrada no onze. Nesta época e não se avizinhando contratações será seguramente o melhor parceiro do ponta de lança, relegando para segundo plano Postiga que ao que parece permanecerá no clube.

Ponta de Lança
O melhor jogador há anos consecutivos, o levezinho não terá qualquer dificuldade em assegurar o lugar de jogador mais avançado e não entrando nenhum dos avançados que os jornais apontam, seguramente contará com Saleiro e Pongolle para o substituir apenas em caso de lesão ou castigo.

Resumindo, no pior dos cenários e contando com apenas 4 milhões de euros para contratar Hugo Viana, um médio ofensivo e um lateral esquerdo (valor suportável sem vendas) poderíamos contar com N.Reis, A.Santos, Luis Almeida e Renato Santos para fazer as vezes de más contratações e ainda piores vendas.
Fica o raciocínio e a esperança que não seja realidade.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário