quarta-feira, 23 de junho de 2010

Amigos, amigos, empréstimos para onde...

















Imaginem que tinham 20 jogadores bastante jovens, com imenso talento e cheios de vontade de provar que são bons futebolistas. Agora somem a essa imagem uns bons 10 ou 11 clubes com orçamentos em ruptura completa. Completem a receita com a necessidade dos presidentes destes clubes apresentarem novidades nos plantéis, que “emprestem” aos seus treinadores “mão-de-obra” qualificada para fazer uma boa época.

Tudo isto bem misturado com uma boa dose de diplomacia e esperteza e temos a solução ideal para dois problemas:

1 – Colocação útil para 20 jogadores ex-Sub19 do Sporting com hipótese de continuar a sua aprendizagem e valorização.
2 – Construção de um mapa de “afinidades” com 11 clubes de futebol profissional, que passarão a “respeitar” mais o Sporting e até, se for caso disso, estar ao seu lado quando chegar a altura dos grandes combates em sede da Liga.

Não é difícil e Pinto da Costa, que não tem tanta “moeda de troca” como JEB tem este ano, tem-no feito com mestria nas últimas épocas. Nesta equação entra também o grau de “simpatia” do treinador destes clubes pelo Sporting. Existem alguns treinadores que por incidentes ocorridos em outras épocas podem fazer passar um activo do Sporting um ano inteiro no banco e só quem for muito ingénuo é que imagina que a frase “só jogam os melhores” é aplicada com a inocência que ela própria demonstra.

Já me apercebi que Costinha e JEB estão a optar mais pela via estrangeira, em clubes Suíços, Belgas e Cipriotas. Parece-me ser um desperdício não fazer rodar no nosso país estes atletas. É o nosso estilo de jogo, serão mais facilmente observados e desenvolverão com mais tranquilidade uma vez que com 19 anos começar a 1ª época profissional num outro país, com outra língua e sem o suporte da família pode ser contraproducente na evolução do jogador.

Será que temos tão poucos treinadores nas equipas profissionais portuguesas que gostem e queiram os jovens jogadores do Sporting? É uma dúvida que tenho há umas boas 2 épocas quando vejo a politica de empréstimos do Sporting. Veremos para onde irão os restantes companheiros de Balde, Pereirinha, Renato Neto, Nuno Reis e Adrien.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário