quinta-feira, 24 de junho de 2010

Informação para dentro e (muito) para fora













Há coisas que caem bem. Apresentar um jogador sem que a imprensa tenha feito uma novela das negociações é coisa rara em Alvalade e sem dúvida que dá uma imagem bem mais consistente da gestão desportiva do Sporting.

As fugas de informação são instrumentos para serem usados com muita descrição e só em alguns casos pontuais em que se torna essencial criar “manobras de diversão” ou “pressionar” terceiros num qualquer negócio. No Sporting tem sido a regra o que levanta sempre a questão: os jornalistas trabalham com mais afinco nos temas leoninos?

Sendo que qualquer transferência envolve sempre 4 partes (o clube que compra, o clube que vende, o empresário do jogador e o próprio jogador) qual ou quais é que nos últimos tempos têm posto nos jornais todo e qualquer contacto que Costinha faz?

Existem várias novelas a decorrer, Nilton do Guimarães, Alan e Rodriguez do Braga, Petrovic do Partizan, Hugo Viana do Valência e Valdez do Atalanta. Em todos estes casos parece ser mais do interesse do clube vendedor e dos empresários estampar nos jornais qualquer passo à frente ou atrás nas negociações. Vamos por partes.

Nilton e Alan – P.Sergio parece ter vontade em contar com os jogadores, mas com o factor idade o Guimarães e o Braga irão tentar rentabilizar ao máximo um negócio que nunca poderá passar por grandes valores. Fica sempre bem ter um clube como o Sporting a querer o jogador, a sensação de disputa poderá valorizar o jogador num mercado “arábico” tal como já aconteceu pelos vistos com Nuno Assis. É que para o Porto e Benfica estas posições estão já garantidas.

Petrovic e Valdez – Em ambos os casos os clubes estão mesmo vendedores e Atalanta e Partizan têm se esmerado em declarações ora sim ora não sobre o que poderá acontecer ao jogador. Parece que no caso do Partizan a coisa até mete mais do que um empresário o que tem prejudicado a venda. Agora que a Sérvia está fora do Mundial pode ser que o jogador perca a paciência com os dirigentes que já o deram próximo de pelo menos de 4 clubes (Santander, Zenit, Sporting e FCPorto). Em Bergamo já se sabe que um jogador internacional de 29/30 anos não será nunca valorizável na série B e a venda é pois a única solução em cima da mesa.

Hugo Viana – Depois de ter vendido Villa e Mata, o Valência pode ter de vender Silva o que para os “inchas” valencianos deve estar a ser o verdadeiro pesadelo de início de época. Num clube com problemas financeiros, a direcção tem pouca margem de manobra a não ser comprar, o quanto antes, grandes estrelas para acalmar os ânimos da “afficion”. Para isso urge vender os excedentários, onde se enquadra como exemplo Hugo Viana. O jogador português tem um salário altíssimo e um valor de mercado muito baixo, a passagem pelo Braga abriu algum interesse mas apenas no mercado luso. É fácil de compreender que talvez só o Sporting esteja interessado em contar com o jogador (foi formado no clube e sempre fez boas épocas) e ainda é mais fácil de entender que o Braga, Guimarães ou Marítimo não têm capacidade para pagar o salário desejado pelo Hugo Viana (mesmo que muito reduzido). No Porto ou Benfica a função de médio também já tem “donos” e se houvesse algum interesse já teríamos sabido há muito tempo.

Torna-se óbvio de onde vêm tantas fugas, para que servem e que em todos os casos prejudicam os interesses do Sporting. A grande resposta que se pode dar a uma especulação é ignorá-la ou desmenti-la, vejo que Costinha tem preferido a primeira solução. No caso de Hugo Viana preferiu a segunda. Para grandes males, grandes remédios, sempre com a certeza que jogadores há muitos e o Sporting é um clube em que a maior parte estará interessada em representar. Seguindo esta premissa habituaremos bem os nossos interlocutores a não recorrer aos senhores jornalistas como ferramentas de negócio.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário