segunda-feira, 14 de junho de 2010

Fantasmas de Tesouraria


















Chateia-me ter as mesmas ideias. Preocupa-me que me chateie. Fico desanimado por entender que falando da preparação da próxima época do Sporting tudo isto é...fado.
Há dois ou três anos que imprensa, adeptos e dirigentes desempenham o mesmo papel. Os adeptos deprimem-se, a imprensa aproveita e especula e a direcção encolhe os braços por detrás de um orçamento real que não "mede" a grandeza de um clube. Nos mesmos 2 ou 3 anos a falta de "criatividade" e entendimento do futebol como mercado passa claramente das secretárias "trendy" para os adeptos como "murros" no cérebro.

Torna-se óbvio que nos próximos dias vamos começar a ouvir o discurso do "o orçamento não dá para mais" que aliás só ainda não foi emitido porque os reforços do Porto e Benfica ainda não começaram a vestir as camisolas nas apresentações. Pode até ser verdade, pode não existir dinheiro, mas estamos a construir uma pescadinha de rabo na boca, ou por outras palavras, podemos ter um clube falido e deprimido que não quer sair desta situação.

O que fazer? Simples.

1- Anunciar que o clube não vende ninguém, e só vai gastar verbas com contratações se realizar alguma venda que seja irrecusável.
2- Pegar em Caneira, P.Silva, Postiga e Grimmi e avisar os empresários que têm 2 semanas para chegar propostas a sério pelos mesmos, depois do prazo, os jogadores continuam no plantel avisadamente para passar uma época fora de convocatórias. Outra solução, negociar a baixa importante da sua massa salarial conforme a qualidade da época que realizaram.
3-Emprestar já Adrien e Pereirinha ao V.Setubal.
4- Não podemos ter um terreno livre para empresários especuladores, fecha-se a porta a conversas (à espera que vá baixando) sobre Izmailov, Vukcevic, Stojkovic e Djalo. Estes só saem mediante grandes negócios.
5- Considera-se Moutinho, Veloso, Patricio e Carriço "assets" valiosos e como tal não só não estão à venda, como vão ver os seus contratos revistos e minimamente melhorados.
6- Faz-se uma aposta a sério nos bons jogadores que estão emprestados ao Real e no plantel Sub19 e dá-se o destaque a estas estrelas da casa, como se de jugoslavos ou chilenos se tratassem.

Estas medidas não serão o caminho fácil, mas são um endurecimento de estratégia. Uma comunicação de sentido espartano mas decidida. "Não há dinheiro, então isto é o que fazemos". Tal como estamos, numa comunicação "não há dinheiro e estamos a tentar mostrar que estamos empenhados em tentar talvez fazer isto" apenas ficamos todos cada vez mais frustrados com o vai e vem de nomes e sempre a pairar fantasmas de dezenas de negócios falhados com a mesma razão: o clube A teve mais dinheiro que o Sporting para contratar o jogador B. Assim realmente não vamos a lado nenhum, ou melhor, vamos exactamente para os mesmos lugares das ultimas épocas.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário