segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Análise de fim de ano

Com o novo ano aí à porta e com um novo General Manager no clube, os cenários que rondam a equipa do Sporting são de grande agitação. Não se prevêem grandes entradas, mas a porta de saída está bem escancarada para alguns atletas. São tantas as referências que convêm ir olhando passo a passo para o que pode acontecer no mercado de inverno.

Rui Patrício – Pela primeira vez, o jovem guardião parece ter afastado os “pedidos” para contratações no seu lugar. Tem feito bons jogos, ganho pontos à equipa e apesar de algumas trapalhices parece evoluir. Fala-se num upgrade do seu contrato.

Tiago – Tudo como sempre. Vai fazendo uns jogos o que parece deixar toda a gente satisfeita. Deve terminar a carreira muito em breve, talvez até no final desta época.

Hildebrand – Veio disposto a conquistar o lugar, mas as duas fracas exibições que fez deram a entender que está ainda longe da titularidade. Talvez por isso se fale na sua venda de volta a clubes alemães. É possível que saía já em Janeiro.

Cedric – Veio preencher uma vaga aberta sobretudo pela fraca exibição de Abel no final da última temporada, mas o ex-bracarense está em bom nível este ano e as oportunidades escassearam. Promete este jovem, que deverá ser emprestado para poder jogar.

Abel – Tem sido a sombra de Pereira, mas utilizado com regularidade, não deverá para garantir uma renovação por aí além, mas o suficiente para se manter num clube de topo, o que não aconteceria se decidisse sair.

Pereira – Fala-se do interesse de vários clubes europeus, inclusive o AC Milan, mas o que é certo é que deve continuar em Portugal, para nosso bem, já que tem sido dos melhores do plantel.

Evaldo – Fez todos os jogos até agora, e bem. Definitivamente não vai dar hipóteses à concorrência. Alguns clubes espanhóis sondaram o Sporting, mas o valor deste para o clube tornam-no num dos imprescindíveis.

Grimi – É um peso morto na equipa. Se já não tinha muito crédito no inicio da época, depois de prolongada lesão terá agora ainda menos. Todos apontaram  a venda ou o empréstimo deste argentino como útil e em Janeiro deveria ser uma prioridade, até porque Torsiglieri não parece muito pior que o seu compatriota no lugar.

Carriço – É dos poucos valores em ascensão na equipa. Regular, mais confiante, tem sido sempre opção e deixado apenas uma vaga ao seu lado. Há muito interesse na sua aquisição e deverão cair algumas propostas, uma vez que é visto como uma grande promessa do futebol europeu. Asneira era vendê-lo antes de garantir um lugar da Selecção e fazer um campeonato de selecções a titular.

Polga – Apesar de parecer querer fazer uma época diferente, começou no banco, tem vindo a segurar o lugar graças a exibições menos conseguidas dos outros centrais. Fala-se do interesse de vários clubes brasileiros e o dossier parece aberto para os lados de Alvalade.

N. Coelho – De grande promessa, para a certeza, da certeza para a grande dúvida, o ex-portista começou bem, mas perdeu expressão. Aguardará a saída de Polga para tentar um novo assalto à posição, mas não é uma conquista pessoal como a que deveria ter feito.

Torsiglieri – É uma das ovelhas negras de Paulo Sérgio, graças à sua participação em resultados menos conseguidos e à sua adaptação mais lenta ao futebol europeu. De qualquer forma a mim parece-me um valor a explorar, convém que não seja a lateral esquerdo.

Caneira – O “exilado” do plantel pode ter a saída mais próxima. E já virá com 6 meses de atraso. Falha enorme na gestão diplomática de Costinha que deveria ter fechado este dossier a tempo.

Pedro Mendes – De regresso após lesão (outra) tem vindo a ser titular, mas ainda algo distante da força e segurança que nos habituou.

Maniche – Renovou automaticamente depois accionada a cláusula de participação que constava no seu contrato. Tem justificado a sua aquisição embora seja essencial que compreenda a sua experiência como uma responsabilidade perante o clube e os jogadores mais jovens do plantel.

André Santos – A par com Carriço, tem feito uma boa época. Sempre opção, sempre certo e oscilando entre o certinho e o preponderante, o português tem mostrado que se pode contar com ele para o futuro fazendo esquecer as promessas sempre adiadas de Adrien e Pereirinha.

Zapater – É o flop do ano para o Sporting. Mas não é só por culpa própria. Paulo Sérgio ainda não entendeu que tipo de médio tem no espanhol e convém que o faça antes que milhões de euros caiam no caixote do lixo. Parece com enormes dificuldades de movimentar dentro de campo e isso é fruto de uma falta de confiança enorme, que no Sporting já é norma deixar avançar até níveis impensáveis. Lembro-me de Farnerud, Gimenez e outros que também foram deixados à sua sorte e ao banco.

Vukcevic – Parece culpado de todos os males e sempre com tendência para o trágico. Começou tão bem a época que foi sistematicamente o melhor dentro de campo. Mas quando se tem um treinador inábil, dá nisto. Agora está de volta o “contrariado” Vuk e que pena…Só me apetece dizer que há equipas que não sabem ter génios, que não os deixam “explodir”, explorar a sua incoerência e tantas vezes egoísmo profundo. Maradona, Cassano, Totti, Romário, Cristiano Ronaldo, Cantona, Drogba, Ibrahimovic, Ronaldinho, todos as grandes prima-donas tem o seu feitio desprezível, mas também são capazes de decidir tudo em segundos. O Montenegrino deverá ser vendido em Janeiro e a promessa de craque nunca realizada.

Valdes – Deu a entender que iria desaparecer numa normalidade que deixava muito a desejar, mas eis que se revelou e desatou a marcar golos e a assistir. Ganhou alegria e parece querer ajudar a equipa a fazer bons jogos no futuro.

Fernandez – Está de saída ao que consta, mas que pena tenho de deixar um jogador destes sair pela porta pequena, seria um jogador a valer muitos milhões de euros, mas a incompetência de Paulo Bento, Carvalhal e Paulo Sérgio é evidente na gestão e aproveitamento deste craque. Como são treinadores de “posição” e fracos a desenhar tácticas flexíveis (veja-se o que fez Mourinho com DiMaria, Vilas Boas com Hulk ou Jesus com Aimar) continuam a definir limites e mínimos ao chileno, e que mal se dá com essa instrução. Sempre achei que jogaria melhor solto numa posição de apoio ao ponta-de-lança, mas insistimos em colocá-lo como armador de jogo. Não dá. Talvez até seja melhor que saia, é triste ver um artista a perder anos no banco.

Salomão – O candidato a promessa tem aproveitado as migalhas para fazer uns brilharetes e permanecer como opção. No início da época achei que seria melhor o empréstimo e cada vez acho essa opção como mais natural. O banco não irá dar nada a esta grande promessa.

Izmailov – Dos melhores jogadores que temos e outro falhanço de Costinha. A somar a um historial de lesões algo incrível, o russo tem agora um director desportivo motivado a prescindir do seu passe. Tudo somado, deve sair por tuta e meia em Janeiro ou no Verão, dará no mesmo, dinheiro nem vê-lo, depois de termos propostas de 7 milhões. Mas não podemos ser incoerentes, se criticámos pela saída de Moutinho, não o podemos fazer neste caso em que a direcção teve efectivamente um braço forte, não vendendo o jogador nem cedendo a chantagens.

Tales – É melhor nem comentar. Que regresse rapidamente de onde veio.

Saleiro – Mais do mesmo. Parece que não está fadado para grandes voos. Só não sai porque não há ninguém para o render na equipa. Mesmo com a permanência de Purovic, continuará a fazer falta como suplente.

Djaló – Por cada jogo bom que faz, perde-se e faz 3 ou 4 onde não se vê nada. Psicologicamente parece predisposto ao “deixa andar” e à auto-desmotivação, assim sendo perder-se-á um valor incrível. Djaló é rapidíssimo, bom no remate e tem criatividade que baste para poder ser dos melhores jogadores da Liga, assim o quizesse.
Convém ser mais trabalhado mentalmente.

Liedson – O Brasil chama por ele, como tem chamado por outros veteranos em final de curso na Europa. Mas o levezinho tem a carreira feita no Sporting e de referência em Portugal não deverá querer ser apenas mais um no Brasil. E faz falta.

Purovic – Só um clube em muito mau estado como o nosso, precisaria de um jogador destes no seu plantel. Não serviu o Belenenses na 2ª divisão, mas pode ser opção no Sporting…patético. Se Paulo Sérgio conseguir que marque 5 golos até ao final da época, merece um troféu, pois consegui fazer de um tronco qualquer coisa de aproveitável.

Postiga – Deixei para o fim o melhor. Em época de renovação, Postiga ressuscitou do cemitério onde andava já há uns anos. Não se sabe o que lhe deu, mas podia dar a receita a outros na equipa. Tem desfeito os seus críticos, com golos e muito empenho, também eu via com maus olhos a sua renovação, mas olhando para o que (não) seremos capazes de investir no futuro, prefiro um internacional português a um Tiui qualquer desta vida.

Tudo somado, muitas dúvidas, poucas certezas, alguma esperança e pouco crédito num treinador que não faz evoluir o valor da sua equipa. O mercado levará um ou dois e mais do que certo não trará nenhum, alimentando o discurso de “miséria” no banco que enfermou Carvalhal no final da última época e o de Paulo Bento cada vez que se refere ao Sporting. Este ano precisará de muito mais Sportinguismo. Será que ainda temos mais para dar?

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário