quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Notas de destque

Não gostaria de deixar acabar o ano, sem alguns elogios a alguns jogadores do Sporting. Com tantos maus resultados às vezes até nos esquecemos de olhar para o que está bem, para o que cresce e promete continuar a fazê-lo.

Bruma

Não é normal um jogador suscitar tanto interesse e tantas notícias em tão tenra idade, o último a fazê-lo foi Cristiano Ronaldo. Curiosamente também é um extremo. Nunca o vi jogar, nem há vídeos no YouTube, portanto todas as considerações ficam a cargo dos responsáveis leoninos que garantem ser um prodígio. A ser verdade vamos ter de esperar uns dois anos até ver o que temos. Isto se não for vendido, que ao que parece até é mais provável.

Rui Patrício

Tantas vez criticado, eu próprio duvidei muitas vezes que fosse capaz de se aguentar com a titularidade quando tivesse real concorrência, mas o que é certo é que o tempo está a provar que é o melhor que temos, quer no Sporting, quer na Selecção. Com a carreira menos feliz de Eduardo no Génova, penso mesmo que estará a ser injusta a sua não titularidade na equipa das Quinas.
Ainda tem margem de progressão, nomeadamente nas bolas paradas onde parece hesitante em sair a bolas altas. Com mais 2 épocas será um melhor guarda-redes e mais experiente, o que a seguir a Vítor Baia no Porto será o caso de maior longevidade na baliza de um grande, pelos menos nos últimos 20 anos. Não será um Damas, mas isso é uma meta irreal, que não nos deve influenciar na apreciação do seu talento.

João Pereira

Foi caro, mas está a valer cada tostão. É o melhor lateral direito português, provavelmente só superado por um Bosingwa em forma, o que não acontece há bastante tempo. Não tenho dúvidas que se o Sporting tivesse outro tipo de resultados estaria a ser disputado pelos grandes clubes europeus. É de uma entrega total, às vezes conflituoso, penso mesmo que quando se deixar de picardias com os adversários e árbitros ascenderá a outro patamar de exibições. Tem todas as qualidades para ser o titular da posição por muitos e bons anos.

Evaldo

Também foi caro, mas também merece que se diga que não foi desperdício. O luso-brasileiro só não é chamado à selecção porque Coentrão garante bem o lugar e existe uma grande polémica sobre brasileiros que vestem a camisola das quinas. De qualquer forma é um jogador seguro, com grande velocidade, um lateral esquerdo como não tínhamos desde o adaptado Tello ou a promessa Paulo Torres. Levaria sempre vantagem sobre estes como defesa já que o seu porte e desempenho atlético é bastante maior.

Carriço

Qualquer jogador que na primeira época de plantel sénior convence a ficar, na segunda garante a titularidade e na terceira é capitão, só pode ser muito bom jogador. Se for na posição de central, então aí o talento e força mental são seguramente reais. É a jóia da coroa no momento e faz acreditar qualquer um num futuro bastante risonho.

André Santos

Esperava-se que fizesse uma boa época, mas ao ter como rivais na posição Pedro Mendes, Maniche e um Zapater vindo do Génova, não se esperava que tivesse tantas oportunidades de jogar. A lesão do ex-Rangers e a fraca adaptação do espanhol ajudaram, mas não se pode retirar o mérito do jovem médio que tem mostrado que tem maturidade e talento para continuar a dar ele dores de cabeça aos restantes.

Valdes

Com o seu currículo era provável que adquirisse um lugar nas escolhas de Paulo Sérgio, tinha muitos clubes interessados e até o Atalanta baixando de divisão não tinha especial interesse em vendê-lo. Começou tímido, passou por muitos jogos sem se ver nada de relevante, mas quando decidiu abrir o livro, foi fantástico. É o melhor marcador na Liga e dá muitos golos a marcar. Espera-se que continue a proporcionar grandes momentos de futebol, porque este sim é capaz de os criar.

Postiga

Depois de tanto tempo e já quando se esperava um adeus inglório de Alvalade, o Postiga de outros tempos ressurgiu. Confiante, guerreiro e com a técnica que se lhe reconhece ganha o lugar no Sporting e na Selecção. A continuar a marcar em vez de mandar bolas aos ferros, será um caso sério para resolver. Ficando, todos esperam que não se deixe abater pela letargia que o afectou durante anos.

Wilson Eduardo

O seu talento não engana. Rápido, criativo e muito disponível para grandes arranques, este meio-extremo, meio-avançado promete brilhar nos próximos anos. No Beira-Mar, que não é de todo uma equipa ofensiva, tem marcado golos em poucas oportunidades no onze. De alguma forma está a conseguir dar continuidade a uma veia goleadora que exibia nos escalões de formação. Talvez na próxima época ainda seja cedo para chegar ao Sporting, mas a promessa está toda lá.

Para os restantes jogadores, espero um 2011 bastante melhor, que descubram a melhor forma de materializar o seu talento. Para já, estes merecem os meus parabéns.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário