quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

E agora...José Couçeiro.

Embora tivesse preferido Luis Freitas Lobo para o cargo de supervisor do departamento de futebol, entendo que o mesmo recusasse partilhar com Costinha a chefia do departamento técnico do futebol, assim como aparentemente o fez a quando da escolha de Sá Pinto. Assim sendo entendo a necessidade desta entrada como uma forma de libertar Costinha para a “defesa” da equipa principal e libertar também JEB para a gestão financeira do clube.

Não será assim tão prática esta convivência, especialmente com Costinha, veremos como evolui esta relação. Mas falando de Couceiro, penso ser uma boa escolha, é uma figura habitual do clube, é ambicioso e tem um comportamento profissional exemplar. Se a equipa estivesse a apresentar resultados era porventura dispensável a sua entrada, mas sou sempre a favor de tudo o que potencie a rentabilização dos valores da Academia, como penso que Couceiro naturalmente fará.

Existem neste momento mais de uma dezena de atletas da formação emprestados, o que somando ao lote de juniores em final de ciclo, torna-se num grupo considerável de jogadores que convêm acompanhar, definindo o melhor para as suas carreiras. Talvez esta entrada venha impedir que no futuro outros “Varelas” não acabem no Benfica ou no Porto a exibir os defeitos da nossa gestão de activos.

A Academia do Sporting de Alcochete assim como outras que em breve começarão a dar “frutos” são estruturas complexas e repletas de valores que requerem um acompanhamento pensado e reflectido. Realmente não havendo um elo de ligação entre estas e a equipa principal, torna-se um puro acaso um atleta das escolas ter uma boa oportunidade de sucesso interno. Carriço pegou de estaca, mas quantos não o poderiam ter feito também. Não será mais barato colocar Nuno Reis na equipa do que ir buscar NAC ao Porto por 1 milhão de euros? Muitos dirão que não é a mesma coisa e eu sei que não é, mas faria assim tanta diferença, atendendo aos minutos de jogo do ex-portista?

Por tudo isto e mais umas outras razões que oportunamente se verão reveladas, dou as minhas boas-vindas de adepto a José Couceiro. Que tenha sucesso nas suas funções. Muito sucesso.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário