sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Interesse

Existem poucos jogadores leoninos que interessem ao mercado internacional e dada a dimensão do Sporting, falamos em clubes mais endinheirados, doutros campeonatos mais "ricos". Olhando o actual plantel, vemos que muitos dos valores seguros são jogadores que passaram a idade de serem considerados investimentos. Pedro Mendes, Maniche, Valdes, Evaldo, Pereira, Polga, Liedson são incontestavelmente do melhor que temos, mas existem outros que por serem jovens podem ser olhados como boas contratações, é o caso de Patricio, Carriço, André Santos, Djaló, Fernandez ou Djaló. Curiosamente apenas o chileno não é produto da formação.

Este quadro leva a ponderar seriamente qualquer venda, sobretudo quando se "promete" uma reformulação do plano financeiro, que dará mais capacidade de investimento. O interesse mais recente em Djaló (que não é muito bem querido pela afficion verde e branca, mas que eu acho um atleta com uma margem de progressão enorme) e Carriço é apenas normal. Muitas das compras que irão ser feitas pelos grandes clubes são efectivamente investimentos para rentabilizar. A não ser que estejamos a falar dos milionários Real Madrid, Manchester´s, Inter e alguns clubes russos e ucranianos, as aquisições são mais focadas em valores que possam dobrar o seu valor em 2 ou 3 épocas. É a lógica do compra e vende de quem joga na bolsa, comprar em baixa e vender em alta.

Neste enquadramento interessa não deixar que nenhum activo do Sporting seja visto como uma "oportunidade" tal qual foram os negócios de Veloso e Moutinho. Começar a discutir propostas claramente abaixo do valor de mercado é um erro de palmatória, já que o jogador fará, assim que saiba do interesse, todo o trabalho de levar a direcção a um condicionamento psicológico. O que será então um valor justo para Carriço ou Djaló?

Não sou um expert em matéria de valores de transferência, mas olhando ao valor de Moutinho que foi assumidamente "mal vendido" por 10 milhões, penso que o actual capitão Carriço, vale bem mais, primeiro porque tem muito mais talento que o anterior e é uma aposta mais segura. Por isso os 14 milhões que se falam parecem-me pouco, algo mais próximo dos 16/17 milhões será certamente um valor mais justo. Já Djaló não sendo titular, baixa consideravelmente o valor, mas qualquer clube que avance com uma proposta a rondar os 9/10 milhões quase de certeza verá Costinha a embrulhar o atleta em 3 tempos.

Resta não desiludir os interesses de todos, da equipa, dos sócios, dos cofres e sobretudo da imagem do clube no mercado do futebol.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário