segunda-feira, 4 de julho de 2011

O "peixe" que nunca morre pela boca

Ao longo das últimas semanas tenho andado a conter-me, mas depois de um post que vi publicado hoje num blog leonino, perdi a paciência.
Para alguns sportinguistas nada nunca está bem. Faz-me lembrar uma frase que ouvi num filme uma vez que dizia “you couldnt angree on the color of shit”.
É verdade que as últimas épocas foram ricas em más decisões e que sofremos semana após semana humilhações que darão para lembrar durante muito tempo. Mas não há como tolerar este constante meio entusiasmo, meio acordo, meia vontade de não estar nem de acordo nem a favor, abrindo constantemente a “porta” para um posterior “eu bem que vos disse”.

Ser profeta do desaire não é uma posição que se deseje, é um karma que só deve ser assumido quando está em causa a verdade e o futuro de algo. No ano passado, por altura de Setembro, comecei a entender que o que quer que estava a ser construído no clube (tenho algumas dúvidas que se possa chamar construção) errava de forma evidente nos jogos, naquelas quatro linhas onde tudo se decide. Eu como muitos outros apontámos os erros, de forma constante e veemente. Não houve meios compromissos. Para nós faltavam jogadores, era dada a oportunidade a muita gente sem talento em prejuízo de outros com muito mais. Faltava treinador, preparação física e muita ordem num caos patrocinado por Bettencourt e companhia.

De forma alguma vi alguém a reclamar mérito desta profética antevisão de fracasso. Foi algo que foi feito para que, a tempo, fosse possível remediar. O que vejo hoje em 3 ou 4 blogs é o oposto. É a mais hedionda forma de rentabilizar em visitas as frustrações passadas, nunca manifestando a mais pequena partícula de sentido auto-crítico ou compromisso com os interesses do clube. A opinião é livre, pois é, mas onde é que ela está? O que leio é uma sucessão de banalidades, comparando alhos com bogalhos, ideias vagas de futebol, inexistência de conhecimento ou informação. Pior que investir num Tiui, é achar que o mesmo foi contratado para primeira linha da equipa. Pior que comprar o restante do passe de Grimi é pensar que o mesmo rende o que rendeu nos últimos 2 anos apenas por culpa própria. Será que esta gente não tem um palmo de testa para entender que nem tudo é preto ou branco?

Diego Rubio. Digo-vos que é uma óptima contratação. Não me venham com “velhos” italianos, recheados de lesões crónicas e pouca vontade de “dar o litro” na liga portuguesa. “Ah e tal…mas ninguém conhece o Rubio! Queríamos era um nome grande europeu…”. Patético! Talvez um Gillardino? Um Higuaín? Um Rooney? Isto é de quem usa um cérebro? “Mas o GL disse que tinha 30 me para gastar.” Pois disse, mas estes 30 tem de dar (como se vê) para todo um plantel e não para 1 ou 2 jogadores. “Ah…o Wolfswinkel foi muito caro…ninguém o conhece.” Talvez se tivesse ido para o Ajax ou para o PSV daqui a uns anos estaria na liga Inglesa no Arsenal ou no Tottenham e aí talvez passasse a ser mais “conhecido” por estes adeptos.

Facto nº1 – O Sporting é um clube de transição no mercado europeu. São-no também Porto e Benfica. Isso significa muito mais do que apenas uma posição geográfica.

Facto nº2 – Num plantel existem vários níveis de jogadores, vários esquemas tácticos, várias combinações de atletas, vários tipos de adversários em fases diferentes das épocas. Não se procura semelhanças num plantel mas sim diferenças.

Facto nº3 – Quem achar que o orçamento do Sporting é bom e dá para muita coisa, veja os plantéis de alguns clubes holandeses, belgas e escoceses e veja o tipo de jogadores que por lá andam.

Facto nº4 – Passar da não ambição para ambicionar tudo é fruto de infantilidade ou histeria completa.

Meus caros, vamos dar um pouco de crédito a quem está no clube. Não “livres trânsitos” como no passado, mas um pouco de ânimo não fica mal a ninguém. Informemo-nos daquilo que escrevemos antes de o fazer. Por exemplo (volto a escolher o mesmo jogador) Rubio é uma esperança muito promissora da selecção chilena, é certo que não virá com a responsabilidade de ser “titular” à partida, mas não deixa de ser uma aposta com ambição e futuro. Não é ninguém que venda camisolas e gameboxes, mas tenho a certeza que pode vender muitas nas próximas épocas.

Até breve. 

6 comentários:

  1. Completamente de acordo,na mouche como tem sido hábito!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pelo texto. Subscrevo inteiramente!
    SL

    http://formacaoleonina.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Excelente.
    O pior é que já anda muita gente a salivar à espera do insucesso!!
    Esperemos que trupe do assobio não comece a sua infeliz actuação.

    ResponderEliminar