quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tendências

Sem querer ser presunçoso, acho que entendo qualquer coisa sobre futebol. Tenho um bom sentido de palpite, nunca fundamentado em factores aleatórios, mas sempre no que designo "sentido de evolução" ou tendência de uma equipa. Quem ganha, sobe, se sobe demais pode escorregar. Quem perde, desce, mas também pode recuperar. Nestas 4 incógnitas, com duas tendências joga-se o tudo do futebol. Quem consegue "ler" nas entrelinhas do animo e dos recursos de uma equipa, consegue ver para além das capas de jornais, ou artigos de opinião de "mestres" proféticos que mais não fazem do que navegar no óbvio.

Olhar para os 3 grandes é a mesma coisa que estar atentos aos sinais colectivos e individuais de cada um. Perante o que tem sido a pré-época é mais ou menos evidente que:

Sporting

Muita gente fora, muita gente dentro. Todos os activos que por lesão ou oscilação exibicional não davam garantias sairam, uns de livre vontade, outros com mais qualquer coisa no bolso. Olhando para o que tem sido o nível de exibições dos leões, é notório a pressão que Domingos já põe sobre o colectivo, o domínio táctico parece sobrepor-se à preocupação de fechar um onze ideial. O maestro Fernandez ainda está por chegar e depois de Capel, faltará testar Carrilho, Rodriguez e Arias para ter uma noção mais completa do que pode render esta edição do leão. A imprensa desfaz-se em elogios a Rinaudo e Schaars, mas penso que a maior força esrtá mesmo na manutenção da defesa, nos novos alas e nas soluções para golo. Este ano existem muito jokers no plantel: Arias, Onyewu, Carrilho, Bojinov e Wolfswinkel não contam para já como primeiras figuras, mas a seu tempo podem espreitar a sua chance numa época longa e recheada de provas. Prevejo uma temporada mais competitiva onde daremos muito mais trabalho a Porto e Benfica. Se o Porto perdesse Hulk, Moutinho ou os dois a balança seria mais equilibrada para disputar o título.

Benfica

Já no mercado de Inverno parecia que os encarnados estavam a dar muitos tiros. Neste Verão ainda deram mais e assim que o sorteio ditou uns turcos medianos na Champions, os sinos tocaram a rebate. Não havia defesa, o meio campo e ataque tinha muitas unidades mas pouca soluções. Lentamente, mais lentidão do que seria necessário Jesus e Rui Costa vão lapidando a forma do plantel que ainda tem muitas lacunas. Mais um defesa central, mais um ala ou mais um avançado centro, são 3 lugares que a equipa precisa de reforçar para que nos próximos meses não tenha de "esgotar" um onze como na época passada. Hoje frente aos turcos, na primeira parte do "vai ou racha" joga-se a permanência de alguns activos como Cardoso, Aimar ou Luisão.
Sem Coentrão o Benfica perdeu, pode-se dizer, uma ala esquerda, algo que Perez e Capdevilla podem restabelecer se, e este se é muito importante se existir uma boa adaptação dos mesmos.
Colectivamente o Benfica 3 de Jesus vai ter imensas dificuldades, algumas já vêm da temporada passada e existem outras novas que levarão muito tempo a resolver, um tempo que se esgota a cada semana que passa.

Porto

Apesar da saída de Vilas Boas, Pinto da Costa parece conseguir manter as jóias de campo a salvo da muita cobiça exterior. Fernando, Pereyra e Rolando parecem próximos de bons negócios e já todos sabemos pelas declarações de vários jogadores que existem substitutos na calha. Iturbe, Alex Sandro e Kleber são para já os reforços que acrescentam pouco à equipa que se manterá sensivelmente a mesma da época anterior. Se VP não inventar, o Porto parte destacado nas apostas de toda a gente.

Até breve

2 comentários:

  1. Boas, violino,

    Antes de mais, desculpa-me o off-topic (e a insistência):

    Quando puderes troca ali o link do Sporting Visto Por Nós, na barra lateral... Agora estamos em http://svpn.blogspot.com

    Obrigado!
    Cumprimentos,
    Mauro Silva

    ResponderEliminar
  2. Boa análise. A blogosfera já precisava mais análises destas mas talvez depois da apresentação de sábado veremos mais assim.

    É claro que o Porto é o que está mais estável, com o mínimo de mexidas na equipa e isto dá logo uma grande vantagem. No entanto acho que não vão conseguir fazer igual ao ano passado, as condições mudaram...

    Quanto ao Benfica creio que aquilo é mesmo muita parra e pouco sumo... Os jogadores são bons, mas qual é a motivação?

    O Sporting fez uma revolução, deixou meia duzia de jogadores e contratou o melhor que pôde. Mas esta revolução vai ter uma motivação: todos eles sabem que o Sporting esteve mal durante as últimas épocas, todos eles sabem que vieram para mudar a sorte, todos eles sabem que farão tudo para que nada de mal se repita. Eles vão estar nisto juntos e é isso que vai moldar a equipa.

    É fácil ajudar quando sabemos o que queremos!
    E nós queremos o regresso à glória! SL

    ResponderEliminar