quarta-feira, 9 de junho de 2010

Manicheismos

O Sporting não precisa de amigos, precisa de reforços. Não precisa de nomes, precisa de talentos. Ao olhar para os jogadores e sobretudo as vagas no onze da próxima época as conclusões são óbvias. Existem posições que urge reforçar, ao contrário de outras em que os lugares na equipa titulares estarão em principio, e salvo vendas, assegurados. Não me canso de dizer e escrever a mesma coisa. Precisamos de um guarda-redes, um lateral-esquerdo, dois extremos e um avançado.

Já aqui escrevi que estes reforços que considero essenciais não têm de ter todos o mesmo grau de qualidade. Existem vários tipos de futebolistas - jovens promessas, valores seguros, em fim de carreira,.Vários mercados - europeu de 1ª linha (Inglaterra, Italia, Espanha, Alemanha), 2ª linha (Leste Europeu, Bélgica, Holanda, países nórdicos), Sul Americano de 1ª Linha (Brasil, Argentina) e 2ª (Chile, Uruguai, Paraguai). Uma boa politica de prospecção e contratação avalia todas estas variáveis em busca do valor correcto para o lugar no plantel em aberto.

Salvo alguma criatividade de P.Sérgio o onze indiscutível do Sporting terá:

Losângulo                                    

1-GR                                       
2-Pereira                               
3-DE                                        
4-Carriço                     
5-DC                                    
6-Mendes                         
7-Veloso                  
8-Moutinho                       
9-Fernandez                 
10-Liedson                         
11-AC                                  

4-4-2

1-GR  
2-Pereira
3-DE 
4-Carriço 
5-DC  
6-P.Mendes
7-Moutinho 
8-Veloso   
9-ALA Dir
10-Liedson  
11-AC     
    
4-3-3

1-GR
2-Pereira
3-DE
4-Carriço
5-DC
6-Mendes
7-Veloso
8-Moutinho
9-ALA Dir
10-Liedson
11-ALA Esq

Como é evidente, por exemplo Maniche não seria titular em nenhum esquema táctico já que a polivalência de Moutinho e Veloso em poderem jogar como médios descaídos nas alas tornam-os como estratégicos seja qual for o desenho da equipa em campo. Fica a pergunta: não será melhor gastar um salário tão elevado num jogador para outra posição?

Os lugares que deixei por preencher no onze estão evidentemente necessitados de um upgrade de qualidade, salvaguardando as posições de defesa-central e avançado centro que na minha opinião podem ser colmatadas com os jogadores que já temos em último caso. Mas nas posições de defesa-esquerdo e alas (Vukcevic e Izmailov parecem de saída) precisamos de outros tantos Maniche´s ou para a equipa melhorar  Maniche´s de há 5 anos atrás.

Como já disse, esta é a minha visão de leigo da coisa, muitas outras opiniões podem existir e até serem muito melhores que a minha, duvido mesmo assim que pelo menos um lateral esquerdo não seja da máxima importância. Se formos comprar pouco (2 ou 3 jogadores), que compremos bem, neste cenário dificilmente Evaldo, Maniche e Lazaretti seriam a minha escolha.

Até breve

1 comentário:

  1. Amigo Verdeaslistas gosto bastante do seu blogue e já o visito há algumas semanas, apresenta posts bastante completos,interessantes e tem uma excelente ortografia. Tem um blog bastante completo e com muito mais "história" k o meu mas se tiver disponibilidade teria todo o gosto k fosse meu colaborador.

    http://sportingnomundo.blogspot.com

    ResponderEliminar