segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aposentações e Regressos










Se é um dado certo que Maniche e Hugo Viana são bons jogadores, identificados com o clube (Maniche diz ser adepto sportinguista e Hugo Viana tem vários anos de leão ao peito) e até com vontade de ingressar no plantel da próxima época, não deixa de também ser uma verdade que, na minha opinião, acrescentariam muito pouco ao valor actual da equipa.

Maniche
O super-jogador que foi campeão europeu com Mourinho, decisivo e aguerrido, perdeu-se numa saga de transferências que o levou desde o Porto até Moscovo, Londres, Milão, Madrid e Colónia, sempre com o mesmo resultado: inícios prometedores, quebras de exibição, indisciplina em campo e fora dele. Os americanos tem uma boa expressão para classificar este tipo de personalidade - maverick - ou seja, imprevisível. Capaz do melhor e do pior. Infelizmente nos últimos anos o pior tem sido a regra. Aos 32 anos este jogador não faz valer a sua experiência em campo e a falta de competição transforma este atleta num "peso morto" no balanço salarial de qualquer clube. A julgar pelas notícias, Maniche ou o seu empresário, desejam não ver o salário dramaticamente reduzido, mas no caso do Sporting penso que teria todo o sentido Maniche nunca poder ganhar mais do que por exemplo P.Mendes o que pode ser uma diferença considerável. Posto isto seria sempre um bom reforço se o seu vencimento se enquadrasse no esquema definido do plantel. Não vale nem valerá, muito honestamente o mesmo que um Matias Fernandez, Liedson ou Moutinho.

Hugo Viana
Não sendo o que apelidamos uma "estrela", Hugo Viana é um jogador muito útil em qualquer equipa. É trabalhador, disciplinado, regular mas é daqueles valores que nunca chegou a "explodir" e a subir patamares exibicionais que lhe permitissem garantir titularidades em clubes de liga inglesa ou espanhola. Não tem a experiência que a sua idade podia já ter assegurado, mas notou-se no Braga um espírito um pouco mais combativo que o seu estilo exibia. Não é um jogador de garra e luta (quando o tenta normalmente excede-se) mas num estilo de futebol de passe e criatividade com 4 médios, pode dar a uma equipa bom poder de fogo fora da grande área, grandes passes a desmarcar avançados e muitos golos em bolas paradas.
A ser verdade que pode vir a custo zero, será sempre bem-vindo, uma vez que sucessivos retrocessos na carreira deve ter feito diminuir até padrões acessíveis o seu salário.

Em suma, como é óbvio pelo que escrevi, estes dois jogadores não serão nunca sucessores à dimensão das saídas de Veloso e Moutinho, mas podem, se a sua base salarial permitir, ser boas alternativas num plantel competitivo em quantidade e qualidade. Tenho a certeza que Paulo Sérgio agradeceria valores deste género e não "tiros no escuro" no mercado sul-americano.

Até breve

4 comentários:

  1. gosto muito do seu blog...e estranho ter pouca audiencia e comentários...gostaria de lhe fazer uma proposta.

    Esta receptivo?
    Abraço onda leonina

    ResponderEliminar
  2. Oi Rui, faça a proposta à vontade.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia:

    Como lhe disse gosto deste blog e dos textos aqui escritos.
    Eu tenho um blog do qual me orgulho por ser da minha inteira autoria e da minha exclusividade nos textos que escrevo...Não sei qual o seu objectivo em relação ao verde ás listas mas o meu objectivo no que diz respeito ao onda leonina é fazer desse blog o mais lido da nação Sportinguista!

    Sei que demora anos a faze-lo tal como demoraram o Cacifo do Paulino, o norte de alvalade ou ate o leao da estrela mas o meu objectivo esta traçado.

    Portanto eu gostaria de fazer do onda leonina e do verde as listas um unico blog...com apenas 2 protagosnistas eu Rui Cunha e o dono do verde as listas.

    Noto que tanto o meu como o seu blog tem pernas para andar mas não é facil fazer este caminho sozinho.

    Está receptivo?

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui,

    Muito me orgulha o seu comentário e é em tudo reciproco, mas devo confessar que não tenho nenhum objectivo traçado com o meu blog, espero que seja lido mas à parte de e-mails que envio para co-blogers leoninos convidando à visita e os posts que vê, não tenho programados mais esforços no sentido de tornar o verde às listas num compromisso a longo prazo.
    Gostava que compreendesse que para mim blogar é um acto que pura liberdade, e sublinho, compromisso comigo próprio. A partir do momento em que me associar a alguém num novo espaço terei de ter uma atitude diferente e dividir responsabilidades, tempos, seguindo uma linha editorial também ela partilhada.
    Caro Rui, não me importarei nada, se essa for a sua vontade de contribuir para o seu blog, da forma que achar mais conveniente, mas para já não poderei aceitar o seu generoso convite.
    Tem o email verdeaslistas@gmail.com para podermos continuar a desenvolver este tema.

    ResponderEliminar