sexta-feira, 28 de maio de 2010

A primeira contratação












Dificilmente podemos chamar ao regresso de um atleta sob contrato (que foi renovado) do Sporting uma contratação, mas num cenário sem confirmações esta é a verdadeira excepção. Este jovem médio brilhou bem alto na última época, com boas exibições e uma regularidade notável.

Parece ser mais um produto com garantia de qualidade, uma aposta sem risco se ficar no lote final do plantel para a próxima época. Num panorama de saídas de tantos médios (Moutinho, Veloso, Adrien, Pereirinha) é provável que tenha algumas oportunidades e se pensarmos nos flops de contratações das últimas épocas, precisamos de jovens valores que espreitem a sua oportunidade com garra e talento.

É um médio puro, com todas as valências de uma posição central no terreno, "box to box" como dizem os ingleses. Excelente passe, bom na cobertura de espaços, não é muito rápido (são raros os atributos de velocidade nesta posição) mas compensa essa carência com um óptimo posicionamento e bom sentido táctico.

Manuel Fernandes e Lito não hesitaram de dar a titularidade a André Santos apesar de ser normalmente uma posição onde os treinadores da Liga Sagres gostam de ter alguma experiência e muito poder de choque. Aliás essa é talvez a maior carência deste jovem jogador. Precisa de ganhar resistência ao combate corpo-a-corpo, até porque, no futebol moderno, muitas bolas no centro do terreno são ganhas com colocação de peso na disputa e muito equilíbrio na hora do impacto.

Caberá a Paulo Sérgio aprofundar essa vertente, esse longo e persistente trabalho de ginásio que permite depois em campo ganhar bolas "extra" e dominar os espaços que ocupa.

Promete bastante este médio, veremos se consegue aproveitar bem as suas oportunidades, algo que Adrien fez com alguma irregularidade, quem entende de futebol diz que está aqui uma pérola, espero que sim e pelo que vi confio que seja no mínimo um bom valor para sair do banco e acrescentar algo à equipa.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário