sexta-feira, 28 de maio de 2010

Uma "coragem" súbita

Não gosto de pessoas que ao sabor da corrente vão batendo em ceguinhos e roubando a esmola da igreja. Falo de uma pessoa supostamente imparcial, supostamente líder de opinião, supostamente um homem. Falo de Rui Santos um "jornalista" com um programa no Domingo da SIC Notícias que tem passado a ultima época a colocar o dedo em milhares de feridas que encontra no clube de Alvalade.

Curiosa é a forma, o tom e as alegorias que usa quando fala do Sporting. É de uma assinalável coragem. Pena que seja apenas com o Sporting que o faz. Deixo aqui algumas pérolas de uma linguagem, ao bom estilo de Manuela Moura Guedes, completamente deselegante, abusiva e até insultuosa não só para os actuais responsáveis do clube, mas também para a sua massa adepta. Façam as vossas próprias apreciações:

"SOS Sporting" - Artigo de Opinião in Record

"...apenas se revelam pelo ruído de um argumentário pífio, folclórico..." (dirigentes actuais)
"...JEB (na iminência de saltar do avião sem para-quedas)..." (presidente)
"...agradar à "turma do croquete"..." (ex-dirigentes)
"...sem cultura democrática..." (ex-dirigentes e actual presidente)
"...personalidades que contribuíam para o "número" de "levar e trazer", à semelhança do que fazem os carteiros dos CTT..." (ex-dirigentes e notáveis)

 Eu tenho a consciência de que algumas das observações que faz têm algum sentido, poderia até ser uma opinião de um qualquer adepto enfurecido com as derrotas, mas seria a opinião de um adepto, a expressão de alguém que vive apaixonadamente o clube, que não tem responsabilidade mediática, que é parcial por natureza. 


Já não vejo o programa de TV deste senhor há muito tempo. Não me revejo num jornalismo de enxovalhanço e que destrata o esforço e empenho de atletas e funcionários. Os actuais dirigentes e técnicos do Sporting estarão certamente a fazer o melhor que sabem e podem, se têm tomado as opções mais acertadas será outra questão. Sobretudo não vejo competência em Rui Santos para poder avaliar essa questão. Alguém que acha que Carlos Queirós era o melhor candidato para seleccionador, alguém que acha que Quique Flores é um óptimo treinador, alguém que acha que LFV segue um bom rumo à frente do Benfica não poderá nunca ter a capacidade para apreciar o trabalho de qualquer presidente ou treinador do Sporting.


Fazer de Rui Santos um "inimigo público" é inútil, como apresentador de um programa segue a sua linha editorial e saberá melhor que ninguém qual é o seu público-alvo, penso que devemos mais do hostilizar alguém pelas suas opiniões, reflectir pela nossa cabeça, analisar a informação com critério e fazer os nossos próprios julgamentos. Só assim teremos a nossa própria estratégia e amor-próprio que impedirão sempre que qualquer insignificante "vampiro" nos agite as águas em benefício do prazer de mais umas centenas de "benfas" a ver o seu programa.


A liberdade de expressão permite sempre o bom e o mau, a verdade e a mentira, o rigor e o exagero. Cabe a cada um de nós saber distingui-lo.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário