segunda-feira, 3 de maio de 2010

Balanço de Aquisições

Em 2009/2010 os 3 grandes tiveram sortes diferentes nas suas contratações.
O Porto (28.5M euros)tentou equilibrar as saídas de Lucho, Cissoko e Lisandro do ano anterior investiu muito mal em jogadores argentinos mas teve um colombiano que saldará porventura esses erros de casting, assim foram também as aquisições no mercado nacional, com Varela e Ruben Micael a suprirem o falhanço de Beto, Maicon e Miguel Lopes. Em termos de compras, o FCP este ano mostra uma break even onde talvez as maiores apostas resultaram o que até pode ser considerado positivo se colocarmos Belluschi como uma contratação positiva.
O Benfica investiu tremendamente(30.7M euros)e apesar das promessas (que parecem não se cumprir tão cedo) brasileiras as grandes contratações vingaram com Saviola, Ramirez e Garcia à cabeça. Talvez vá ser muito difícil recuperar o dinheiro investido em Saviola mas Weldon pode muito bem ser a verdadeiro "achado" da época.
No Sporting (15.2M euros), tudo é espelho de uma péssima politica de aquisições e a contratação de Pongolle é a todos os níveis o pior negócio dos últimos tempos de todos os clubes portugueses, o francês custou 6.7 Milhões de euros! Pior só mesmo se considerarmos que o vamos ter por cá na próxima época com um ordenado pesadíssimo que impedirá outras aquisições para o seu lugar. Não há mesmo volta a dar...um péssimo negócio, onde é que a direcção tinha a cabeça??
Em resumo, nenhum dos 3 clubes terá, salvo grandes vendas, capital para grandes investimentos tanto que foi o gasto desta época. Dos 3, o Sporting parece ser o que menos sai beneficiado na balança entre boas e más aquisições.

Fica o meu apanhado:

(show)
Varela (Est.Amadora)
Falcão (River Plate)
R.Micael (Nacional)
A.Pereyra (Cluj)
Belluschi (Olympiakos)
16.9M

(no show)
Beto (Leixões)
Maicon (Nacional)
Valeri (Lanus)
Prediger (Cólon)
Orlando Sá (Braga)
M.Lopes (Rio Ave)
Addy (Randers)
11.6M

(show)
Saviola (R.Madrid)
Weldon (Recife)
Ramirez (Cruzeiro)
J.Garcia (R.Madrid)
C.Peixoto (Sp.Braga)
19.9M

(no show)
J.Cesar (Belenenses)
Airton (Flamengo)
F.Menezes (Goiás)
Kardec (V. Gama)
E.Luis (Atl.Mineiro)
10.8M

(show)
P.Mendes
J.Pereira
4.8M
-
(no show)
Mexer
M.Fernandez
Pongolle
10.4M

Sem comentários:

Enviar um comentário