sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Esquema















Dizem os sábios que “uma coisa é uma coisa…”. Na verdade tudo depende da coisa em questão. Esta parábola nonsense, serve para ilustrar o que se passa na imprensa desportiva nos últimos dias, com notícias sobre os supostos insucessos do director desportivo do Sporting. Digo e saliento a expressão “supostos” já que me parece que só quem for tontinho é que acredita nesta campanha de intoxicação mediática que dá os jogadores “quase certos” para logo de seguida mudar o rótulo para “quase impossíveis”. Esta é uma velha técnica de vendas, que os jornais desportivos diários usam desde à uns bons anos e que lhes garantem sempre sucesso nas vendas. É muito fácil de entender, senão vejamos:

1ª Fase – O segredo – Jornais relatam como se tivessem descoberto um grande segredo que o jogador “A” é o alvo de Costinha – Os sportinguistas mais curiosos vão ao YouTube e vêm grandes jogadas e começam a postar em blogs e replys nos sites dos mesmos jornais.

2ª Fase – A confirmação – Os jornais publicam currículos de carreira e outras curiosidades e revelam que Costinha já entrou em negociações com o clube do jogador – Por esta altura já a comunidade do futebol fala sobre a oportunidade, qualidade, perfil do jogador, os sportinguistas revelam as suas opiniões, os portistas e os benfiquistas começam a despejar criticas sobre a concretização do negócio, insucessos anteriores e gera-se um conteúdo próprio só sobre a ida do jogador para o Sporting

3ª Fase – O discurso – O jogador fala aos jornais e diz que gostaria muito de ir para o Sporting, apesar de revelar que desconhece o negócio. Fontes seguras dão o jogador como quase garantido – Os sportinguistas ansiosos por caras novas compram os ditos jornais e papam tudo sobre o novo jogador, as declarações de outros jogadores com a mesma nacionalidade que jogam em Portugal, o primo, o cão…

4ª Fase – A capa bomba – Os jornais põem uma bela foto do jogador com uma expressão de ganhador na capa, ou outra bem contente e em grande lettering frases como “Já está!” ou “É do Sporting!” com uma conveniente declaração do futebolista a dizer o quão satisfeito está em ir para o Sporting – Claro está…sucesso de vendas, duas páginas sobre tudo e mais um par de botas sobre o negócio.

5ª Fase – O rumor – Os jornais publicam uma foto do jogador numa pose e expressão já bem menos “confiante” e “vitoriosa” e dão como mais difícil a concretização do negócio. Razões inventam-se facilmente e são muito mais apetecidas as que podem indirectamente invocar incompetência de Costinha – Chovem anedotas online sobre a incompetência dos dirigentes do Sporting, trocadilhos com o nome do jogador, etc.

6ª Fase – A desilusão – Aparece o empresário a relatar todo o processo de negócio e como este esteve “quase” a acontecer. Realçam-se os aspectos negativos da negociação, além de se dar conta da frustração dos agentes sportinguistas – Os adeptos rivais gozam o prato e também eles compram os ditos jornais para se deleitarem com os fracassos leoninos.

Já vimos isto noutros anos, com mais incidência no Benfica, mas no ano passado começou a calhar-nos a nós o “esquema”, temo que este ano se atinjam números “record”. Ganhemos nós juízo para não cair em frustrações histéricas e precipitadas.
Até breve.

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