quarta-feira, 26 de maio de 2010

O copo quase vazio

Tardam os negócios confirmados para a contratação de jogadores para a próxima época, e com tantos nomes a circular na imprensa, penso que os adeptos do Sporting estão a ficar "nauseados", quanto muito fartos de tanta declaração e hipótese, de tantos "quases" e "eminentes". Penso que o efeito de "identificar" uma suposta incompetência directiva de JEB e Costinha para contratar está a sair ao contrário aos media e numa partida do destino, os Sportinguistas literalmente saturaram e já não querem saber. Não é imagine que os directores de informação ou redacção se juntaram todos a uma mesa e decidiram "tramar" o Sporting. De facto penso que tudo aponta para uma semelhança de estratégias editoriais que bem conhecemos.

Já aqui falei do "esquema" para vender durante o defeso e estou cada vez mais certo que é mais fácil "vender" um Sporting fraco e sem rumo, criando uma "onda" de factos que rotulam todos os momentos com uma pitada de ácido que vai corroendo a credibilidade e estabilidade de um estado geral. Muitas vezes podemos olhar para um copo com agua pela metade e afirmar que está "quase vazio"...isto é, sem dúvida nenhuma, é o que os jornais e televisão nos têm servido nas últimas semanas.

Todos sabemos que o que dá audiências e faz vender jornais são os extremos, o avolumar de emoção positiva ou negativa, é uma teoria de comportamento social e o consumo é a prova dos nove. Qualquer marketeer sabe de letra que se fizer um anúncio de uma pessoa a dizer que acha o produto x agradável, não vai vender absolutamente nada. O que irá vender são mensagens apaixonadas, absolutas, exageradas. Este paradigma de comunicação nasce do excesso de informação a que cada individuo está sujeito dia-a-dia. Esta saturação faz com que qualquer mensagem, para que se  destaque tenha de romper com os códigos normais da mesma. É devido a este facto que no momento actual temos um Benfica a 80 e um Sporting a 8, tal qual nos é "servido" pelos media.

O Porto luta e,em certa forma, tem conseguido evitar que o "encaixem" na mesma prateleira do Sporting, mas a qualquer desaire espreitar-se-á a crise. No meio de tudo isto o Braga. Alguém tem lido e visto notícias sobre o Braga? Alguém conhece os próximos jogadores do Braga? Na verdade a imprensa não tem gaveta para este clube. Não vende, não faz oposição vincada, não está em nenhum escândalo, não serve.

Acredito que o Porto assim que mude de treinador e este represente algum "molho" para a imprensa a mesma pode mudar as suas agulhas adivinhadoras e passar a ver um horizonte desportivo bem mais desanuviado. Jesualdo sempre teve uma "imprensa" muito nebulosa e deprimida. Já o Sporting com Paulo Sérgio, navega no fio da navalha, se fizer dois bons jogos, a imprensa descobrirá um génio no banco verde-e-branco, se perder descobrirá um asno impotente e um candidato a sair, caindo que nem uma luva no cenário Titanic que tantos fazedores de opinião têm escrito ultimamente.

Com tudo isto, resta-nos o bom senso. O discernimento. Entender o futebol como ele é, uma industria incerta que rodeia um jogo de paixões. É um jogo e apesar de adeptos fervorosos, somos pessoas responsáveis, com outros papéis sociais bem mais importantes. Deixemos os extremos para outros "enredos". O Sporting será grande e não será a imprensa com duas ou três más épocas que nos irá "afundar".

Até breve

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