quinta-feira, 13 de maio de 2010

Oh Sócio!

Quando esperamos a actualização do número de sócios efectivos do Sporting, anúncio que tarda, podemos pensar também em como vai evoluindo o número de adeptos. É que fora os sócios que são fidelizados através da prática das chamadas modalidades amadoras o aumento do número de sócios de um clube depende exclusivamente do aumento paralelo da sua base de adeptos. Na minha geração, nascidos em meados dos anos setenta, o Sportinguismo era uma questão de "rebeldia", quantos de nós não nos víamos rodeados por uma maioria benfiquista em conversas de café. Arrisco dizer que em cada 10 pessoas, 6 eram do benfica, 1 do sporting, 1 do porto e os outros 2 não tinham preferência. É evidente que a hereditariedade benfiquista é um problema e todos sabemos que os anos 90 foram maus tanto para verdes como para vermelhos, mas parece que acabou por se revelar pior para o Sporting. A força de um clube é também o número de massa adepta que tem e se queremos um Sporting grande e ganhador esse campeonato, durante décadas a fios menosprezado, tem de ser ganho.
Há imenso trabalho a fazer, deixo aqui só algumas ideias para começar a inverter uma tendência de diminuição na dimensão social do clube:


1- Mais presença nos Media
O canal Sporting é absolutamente vital + Jornal Sporting mais apelativo e melhor distribuído+criar programas com projecção mediática e conteúdo dedicado ao mercado infantil + uma boa gestão de comunicação

2-Mais acções de Parceria Social
Escolas, Faculdades, Creches é vital criar relações de excelência com as instituições de ensino a nível nacional e não só na grande Lisboa (esse mercado é mais simples de fidelizar)

3-Projectar as escolas de futebol
Hoje em dia não basta ter um bom produto, há que realizar um óptimo marketing em associação. Temos das melhores escolas de futebol do mundo, mas nem por isso fazemos valer essa qualidade na Europa, podemos e devemos aliciar boas prospecções em países mais desenvolvidos como Espanha, França, Inglaterra e Italia. Só para dar um exemplo, durante vários dias um jogador das camadas jovens Inglês fez notícias e notícias em Portugal e na Inglaterra, se este jovem continuar a ser seleccionado pelo seu país de origem no futuro adivinha-se uma transferência milionária...porque é o mercado...porque muito do futebol também é "histórias" e "romance".

4- Dar um tratamento insuperável aos actuais sócios
Só será uma experiência diferente ser sócio do Sporting, quando o clube instituição entender que depende absolutamente deles. Procurar oferecer um "produto" de topo aos sócios é a 1ª, 2ª e 2ª regra de ouro de um clube vencedor. Devemos "imitar" os bons exemplos como era o Manchester United antes da tomada de posse dos irmãos Grazier, o Barcelona de Laporta ou Bayern de Munique de Bekenbauer. Jogadores de topo, respeito supremo pela cultura da instituição, futebol de qualidade e a missão bem clara de dar aos adeptos o que eles mais querem - glória. A aspiração de dominar atrai, a tentativa de sobreviver afasta.

Até breve

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