segunda-feira, 14 de março de 2011

Cheque...check?

Pelos vistos da Rússia. Não sejamos inocentes, os fundo de jogadores de muitos clubes asiáticos, europeus e sul-americanos têm, todos, origens bastante duvidosas. Não é à toa que nenhum jogador propriedade ou co-propriedade de empresas ou fundos poderá ser transferido para a Premier League. Mas o puritanismo do campeonato britânico tem sido facilmente contornado, bastando ao clube que vende comprar aos investidores a parte que lhes cabe e depois sim vende-lo.

Ao que parece há muito medo pelo dinheiro vindo da Rússia, o que é estranho uma vez que ninguém se assusta com o dinheiro angolano do fundo do Benfica. É evidente que o fundo de jogadores do Sporting patrocinado por BdC não poderá nunca ser fruto de lavagem de dinheiro, mas mais uma vez parece que existe muita inocência nesta discussão. Alguém imagina uma operação deste género, tão mediática e aberta ao conhecimento do público, realizada amadoramente expondo um “crime”a olho nu?

Considero óbvio que BdC sabe que não pode pisar em ramo verde, e imagino que ao viajar para a Rússia vá com a consciência de que o dinheiro que trouxer de volta tem de ser financeiramente comprovado como legal. Não existe espaço para “criatividades” nem “originalidades” quanto a esta matéria. Arriscar o bom nome do Clube seria bastante mais caro do que 50 milhões.

Espero eu e imagino que todos, boas notícias a partir das 17h00, pois um fundo desta ordem, racionalmente construído no beneficio total do Sporting seria essencial para BdC ou qualquer outro candidato que vença as eleições. Como diz Dias Ferreira e muito bem, todo o trabalho de cada candidatura é feito para o usufruto do Sporting e não do candidato que o produziu.

Gostava que se encerrasse este assunto de uma vez por todas, pois existe muita matéria para discutir e o debate está estrangulado há semanas neste vai e vem de verbas.

Como atrair mais sócios? Como captar os jovens? Como agregar sócios, simpatizantes, espectadores e praticantes? Como manter o futebol e modalidades sem prejuízos comuns? Como racionalizar um clube ao dinheiro gerado? Como projectar uma mudança de paradigma do clube do 3º lugar? Como recrutar melhor nas camadas jovens? Qual o plano de carreira para os jovens da Academia? Que novas fontes de rendimento existem por explorar? Qual o peso do Sporting na Liga e na FPF neste momento?

Estas são só algumas perguntas que ainda não vi programa algum abordar sem ser superficialmente.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário