domingo, 20 de março de 2011

Domingos, Rijkaard, Zico e Van Basten

Alguém conseguirá explicar o facto de em vez de Domingos, Rijkaard, Zico e Van Basten, o Sporting tenha investido para esta época em Paulo Sérgio? Foi uma questão financeira? Não. Só o resgate deste treinador ao Guimaraões custou 500 mil euros. Foi o curriculo? Não, como é óbvio. Foi o potencial? Se considerarmos que quem faz uma boa época no Paços de Ferreira o suficiente para atestar do caminho de crescimento de um treinador...então talvez, mas o passado de Carvalhal e Paulo Bento era bem mais promissor. Foi o desviar de um valor adversário? Não. O FCPorto já se tinha comprometido com AVB e Jesus acabava de ser campeão.

Então porquê Paulo Sérgio? Os quatro treinadores que vão estar (sim é verdade) a votos não seriam apostas mais condizentes com o estatuto do clube? Sim. Então? Então esta é a chave para entender os motivos dos últimos anos de insucessos. Se no caso da escolha de treinadores andamos tão longe do necessário imaginem o que deve ter acontecido em matéria de jogadores. Este deveria ser o principio para um grande debate interno, para quem vença as eleições. Onde é que errámos. A meu ver, servindo a escolha de Paulo Sérgio como bitola, pode-se afirmar que:

Sofremos de uma grave incapacidade para nos atrevermos a usar a imaginação. Aliás a escolha de Domingos, que não ouso discutir o mérito é sintomática da mesma miopia, que só nos leva a ver o futebol num raio de 500 kms, como se não existisse mais futebol. Leio em muitos sítios que o Sporting procura no estrangeiro erradamente a solução técnica para os seus problemas. Dizem os mesmos, que o treinador português é o melhor e ninguém como este sabe contornar as grandes questões tácticas do nosso campeonato. Pois é, mas esquecem-se que o Sporting já há 8 anos que tem treinadores portugueses e ninguém viu vantagem absolutamente nenhuma nestes.

Todas as lógicas estratégicas dos clubes funcionam por ciclos, e o ciclo luso no banco do Sporting já há muito que tinha terminado. Os analistas que pateticamente colocam o treinador português num pedestal só não dizem que treinador português serviria o interesse do Sporting, isso seria colocar a sua cabeça de "intocável" num cepo, coisa que nunca fazem. Mas também não era preciso. Todos os bloggers já varreram todas as hipóteses. Chegamos assim ao nome de 3 treinadores. Domingos, Rui Vitória e Jardim. Os dois últimos ainda têm de provar que não são fruto de um momento, de uma moda. O primeiro tem um valor mais perceptível, mas ninguém sabe ao certo se seria capaz de tecnicamente colocar esta equipa do Sporting a fazer algo de novo, algo que Bento, Carvalhal, Paulo Sérgio ou Couceiro não tenham feito.

A tendência para baralhar um pouco e esperar mudar alguma coisa não chega. Nesse sentido, é preciso encontrar outra escola. O futebol praticado pelo Braga, pelo Paços de Ferreira ou pelo Beira Mar, é sem grandes diferenças, a mesmo filosofia de Carvalhal e Paulo Sérgio. Sectores bem juntos, saídas rápidas para o ataque e o desdobramento em harmónio para cobrir as alas na passagem da defesa para o ataque. E isto é tudo muito bonito, idealmente tudo funciona, mas quando se tenta aplicar o que resulta num Paços de Ferreira (sem responsabilidade de ganhar 90% dos jogos) no Sporting a solução é tendencialmente muito curta e os maus resultados são quase imediatos.

Um grande tem de jogar à grande. Pressionando, "pagando" as despesas físicas do jogo, jogando bem para chamar 40.000 espectadores às bancadas. É isso que vemos no jogo do Braga? Este ano com o estatuto revisto pela última temporada Domingos tem se visto à rasca para colocar o Braga a dominar os seus adversários. Curiosamente quando o adversário tem a responsabilidade do jogo, o Braga exibe-se bem. É a mentalidade meus caros. É bem diferente ser treinador do Paços de Ferreira do que ser treinador do Braga e é também diferente ser treinador do Braga e treinador do Sporting.

Existem treinadores que mesmo nos Bragas, Maritimos e Leirias exibem outros argumentos, uma ambição diferente como foi o caso do Leiria de Mourinho (num jogo em Alvalade, e o Sporting foi campeão nesse ano, lembro-me de um Leiria arrojado a discutir o jogo taco-a-taco, ganhámos com um pouco de sorte, mas foi visível que o Leiria jogava muito acima do seu estatuto) o Braga de Jesus ou o Boavista de Manuel José. Estes exemplos mostravam treinadores que poderiam ser eficazes ao serviço de um grande.

É fácil de entender, pelo menos para mim, que não existem neste momento estes treinadores na actual Liga. Existe ainda outro factor a ter em conta. A auto-estima. Duas épocas de maus resultados, demasiada discussão financeira, saídas constantes de responsáveis produziram uma massa adepta descrente, letárgica e sobretudo insegura. Perdoem-me a opinião, mas não é com treinadores como Domingos que se levanta o "moral das tropas".

Não faltarão nos próximos dias analistas que desconfiem da capacidade de Van Basten, Zico e Rijkaard. que abordem os seus currículos à lupa dos resultados, esquecendo e menosprezando a necessidade dos adeptos de ver injectada ambição e grandeza nas escolhas do clube. Ninguém sabe o que um treinador como Van Basten e Rijkaard pode valer num projecto sólido, de vários anos no Sporting. Eu não sei. Mas sei quantos adeptos podem estar a mais nos estádios com soluções deste género, símbolos de ambição e futuro.

Lembro-me do Koeman no Benfica, do mal tratado que foi pelos adeptos e pela imprensa. Lembro-me do que fez com uma equipa miserável, que contava com artistas como Moretto, Dos Santos, Bruno Aguiar, Beto, Robert e Marcel. Fernando Santos veio depois e fez melhor? A Koeman não foi dado tempo nem jogadores para construir uma equipa à sua semelhança. Tenha o Sporting mais arte e engenho para saber segurar o seu técnico, dando-lhe o melhor que a criatividade e bom senso pode dar.

Ninguém espere toques mágicos, nem de Van Basten, nem de ninguém. O Sporting precisa de dar espaço e tempo a gente com talento e ambição. Não a Paulos Sérgios. Estes precisariam de muito mais tempo e uma paciência que não existe neste momento em nenhum clube de futebol.

Até breve.

6 comentários:

  1. é 1 bom texto mas cometes erros claros de análise..esqueceste que no ano passado as equipas jogavam com o Braga como se fosse 1 grande e o Domingos só não foi campeão pelo que nós sabemos..esqueceste que ele fez OPTIMOS TRABALHOS em Leiria e Coimbra...pareces também não querer lembrar que VanBasten com jogadores de TOPO mundial foi um INSUCESSO na Holanda e no seu Ajax fez o mesmo que Paulo Sergio fez aqui...o que te leva a pensar que ele aqui será bom aqui? porque é que tá desempregado há anos? O Rijkard ainda percebo mas Domingos é muito superior a VanBasten...eu voto numa equipa e a de GLopes é de longe a melhor.

    ResponderEliminar
  2. Ao autor do comentário de "Sporting Sempre" eu quero, desportivamente, chamar masoquista !...
    É uma pena que a desgraça dos últimos 15 anos lhe tenha desfeito o sentido crítico. Faz-me lembrar os defensores do regime de Salazar, no estertor do Estado Novo.
    Em 1640, sob o domínio dos espanhóis, perguntada D.Luiza de Gusmão sobre os perigos subsquentes à Restauração, ela respondeu que preferia ser rainha por um dia que princesa toda a vida.
    Pois meu caro "Sporting Sempre" quero dizer-lhe que a nova aragem de BRUNO DE CARVALHO, pode não resolver, no tempo ou no modo, tão rapidamente quanto desejamos, os problemas do nosso clube. Pode Marco Van Basten precisar de tempo e paciência e pode até falhar. Ninguém sabe. Mas o que os verdadeiros sportinguistas sabem é que não querem mais Paulos Sérgios. E Domingos Paciência não é, nem nunca vai ser um José Mourinho. E o "dono" da lista candidata às eleições do Sporting, que afirma (???!!!???) ter acordo com ele, na "continuidade" que todos conhecemos, fez do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL o que todos nós sabemos.
    SL

    ResponderEliminar
  3. O Paulo Sérgo foi contratado porque estava agenciado por Jorge Mendes.

    ResponderEliminar
  4. Jesus Silva...o Sporting estava com saúde com Dias da Cunha..melhor presidente dos ultimos 15 anos(que apoia a lista de GLopes)..foi Soares Franco(que BCarvalho tanto apoiou) que nos trouxe pa mediocridade...o vosso desespero(que eu também sinto com o estado do clube) é que vos faz pensar que BC é solução..posso até simpatizar mais com Carvalho do que Lopes mas a equipa de Godinho não tem comparação com o Inácio.

    ResponderEliminar
  5. SportingSempre,
    Até posso concordar que DdC foi o melhor presidente dos últimos 15 anos. E que SF nos trouxe para a mediocridade, tal como destruiu a melhor fábrica portuguesa de porcelana artística, a Vista Alegre,que dista de minha casa cerca de 500 m, pelo que conheço bem o "bicho".
    Agora não posso estar de acordo com as loas que o meu amigo tece à equipa de GL. Carlos Freitas ?!... Luis Duque ?!... E mesmo o próprio ?!... Ou o CB que nos apelida a todos de burros ?!...
    Respeito a sua opinião, para mais vinda de um sportinguista como eu. Mas francamente, estou farto dessa gente.
    Sobre Inácio, deixe-me dizer que tive oportunidade de conhecer pessoalmente, quando treinou aqui o B.Mar. É um homem sério e correcto e que sabe muito, mas mesmo muito de futebol. Pode não ter o nível cultural dos componentes da lista que elogia. Mas de Dâmasos Salcedos está o mundo cheio. Inácio pode ser muito útil ao Sporting. Nunca se esqueça que a força da estrutura que hoje dá as vitórias regulares ao F.C.Porto, foi-lhe inculcada por um homem parecido com Inácio: Octávio Machado!
    Vou votat BdC!... Para o bem e para o mal.
    SL

    ResponderEliminar