terça-feira, 29 de março de 2011

Continuar!

“A qualidade e força de um homem não se mede quando ganha, mas da forma de como se levanta e anda depois de perder.”

Perdoem-me se não estou a parafrasear correctamente a citação, muito menos sei quem a proferiu. Mas esta é a frase que mais ecoa na minha cabeça depois de saber o resultado das eleições. Tal como muitos, o meu candidato preferido não ganhou. Não vi nele um ser iluminado que faria o milagre de transformar o clube num mandato, vi apenas algumas qualidades mais que os restantes. Juventude, imaginação e ruptura sobretudo.

Bruno de Carvalho é um mistério. Mas era isso que também seduzia, podia muito bem ser a sedução pelo abismo, ninguém saberá ao certo o quão perto estivemos dele. Tanto quanto da mudança e um novo caminho mais vitorioso. A questão é mesmo essa: ninguém sabe. Aliás, esse é pior inimigo de GL. Todos acreditamos saber exactamente o que podemos esperar dele, ou seja, muito pouco.

Conhecemos Luis Duque, conhecemos Carlos Freitas, conhecemos Ricciardi e Nobre Guedes, conhecemos Rogério Alves e pensámos que conhecíamos Varandas e PPC. Esta promessa de “velhos conhecidos” e do que já fizeram no passado retirou margem de sonho, de acreditar que com outros poderia acontecer algo de inesperado, algo de diferente.

A madrugada das eleições devolveu um clube em guerra, numa luta entre gerações, paixões e ideais. De um lado uma maioria plebeia e jovem, do outro uma aristocracia envelhecida. De democrática a eleição teve muito pouca, mas mesmo assim estava aceite previamente entre todos. Perdeu um Sporting, ganhou outro Sporting. O que é que fica?

O que temos nestes dias de recomeço, de fim de sonho, de ressaca eleitoral é uma imensa desilusão, uma descrença absoluta e feroz. Nos últimos dois dias vários bloggers têm desistido de lutar, preferindo a ausência a comentar este verdadeiro estado de sítio.
Muito adeptos estarão a reflectir se valerá a pena apoiar um clube que lhes escapa, que foge da sua vontade, que lhes nega o direito de o decidir.

Mas tal como a frase de começo deste post indica, é nesta altura que TODOS devemos juntar-nos à luta. É nesta altura que nos ergueremos mais uma vez. O Sporting não é de Godinho Lopes, não é de Bruno de Carvalho. O Sporting é uma ideia, são equipas que competem, ganham e perdem, mas permanecem.

Apoiar o clube é estar atento, é cobrar as promessas, é saber ser desportista e não rasgar cartões. Apoiar o clube é saber encontrar esperança, mesmo que nada pareça ser capaz de a suportar. Daqui a uns anos, quando findar o mandato que acabou de se iniciar, faremos novas apreciações quanto ao destino do clube. Se for mais cedo será muito mau sinal. Ninguém deve esperar ou desejar o insucesso de GL.

Abrir uma contracorrente no sucesso do clube será o mesmo que querer que o Sporting se transforme num sistema anárquico. Sabemos todos o que isso gerou no final do mandato de JEB. Nenhum jogador, treinador ou adepto se quererá juntar a uma organização sem apoio e sem liderança. Isso será o fim do clube. O Sporting é grande mas não pode desperdiçar grandeza, lutando contra si próprio.

É por isso que acredito que a direcção de Godinho Lopes deve ter de todos os adeptos e sócios o apoio que daríamos a qualquer outro candidato se tivesse ganho as eleições. A validade do acto eleitoral será decidida fora do clube e até lá TODOS devem respeitar o que os sócios decidiram. Sei que nunca mais será viável a distribuição de votos por antiguidade da forma como está, nunca mais será viável que não exista uma lista vencedora com menos de 50% dos votos, nunca mais será viável que seja apenas possível votar nas urnas em Alvalade.

Acredito que estas inviabilidades estarão perto de cessar, não faltaram vozes que irão propor as necessárias alterações. Posto isto tudo se decidirá, tal como no passado com o sucesso ou insucesso da equipa de futebol. Aí serão decisivas as escolhas de GL, aí será central a política desportiva, será óbvia a linha da continuidade ou ruptura. Se o que foi prometido servir para alguma coisa, penso que teremos uma equipa mais competitiva na próxima época.

Saiba Carlos Freitas acabar com o truque do “coelho a custo zero desacreditado”. Saiba Duque estar calado com o que interessa esconder e falar quando a equipa precisa. Saiba o treinador (seja ele Domingos ou outro qualquer) entender a diferença entre treinar uma equipa qualquer e treinar o Sporting. Saiba Carlos Barbosa fazer mais do que abrir guerras entre os sócios quando está mandatado para os unir. Saiba Varandas instruir GL a ter ideias que levem os sócios a Alvalade apoiar a equipa.

Saibamos todos nós que não podemos passar de um 3º lugar à rasca, para campeões num salto mágico, ao género de um filme de Hollywood com final feliz. TODOS sabemos que vai levar tempo a construir um projecto vencedor. TODOS sabemos que é para isso que GL lá está e TODOS sabemos que não podendo exigir vitórias, podemos exigir trabalho. E do bom!

Mais do que declarações de intenções quero ver acções, decisões. TODOS querem. Esperemos por elas. Mas unidos! Viva o Sporting!

Até breve.

5 comentários:

  1. um leão a serio fala assim , parabens por este post . eu pertenço a um desses "TODOS" .

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, parabéns...

    Finalmente começam a ver-se sentimentos de tranquilidade para com a eleição de GL. Só os contestatários mor e se calhar pouco sportinguistas é que preferem continuar com os insultos e pedidos de demissão ao "nosso" Presidente. É óbvio que isso só afundava ainda mais o clube e hipotecava seriamente o nosso futuro.

    Deixem GL trabalhar e pressionem sim, mas a cumprir as suas promessas eleitorais.

    O clube precisa de PAZ e UNIÃO entre todos nós.
    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro Violino,

    Ainda com o "coração de leão" a sangrar, fez-me bem ler as suas palavras. A emoção, devagar, muito devagarinho, começa a dar lugar à razão. E esta está, ainda que doa, em tudo o que diz.
    Algumas coisas importantes foram ganhas, ou pelo menos, os caminhos ficaram abertos. Essa foi a "nossa" vitória ! E não foi pequena ...
    A sua ideia de unir esforços na blogosfera tem pernas para andar, mas terá de ser seguida de planos concretos e objectivos. Continue a pensar. Acredito que amanhã, como tantas vezes antes, acordará com o caminho na cabeça. Aqui, do meu cantinho, ajudarei onde puder e souber.
    SL

    ResponderEliminar
  4. Magnifico post. Tenho tentado exprimir esse sentimento a todos os meus amigos sportinguistas, e nem sempre tem sido fácil, mas ao ler uma crónica destas tenho ainda mais orgulho no meu clube, e nos seus sócios.
    Força Sporting só todos juntos damos a volta

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo texto.

    Eu revejo-me em muito do que escreveu.
    Quero fazer parte do TODOS, e apesar da crise, da frustração por mais um época para esquecer,... apesar de tudo, quero fazer parte da solução e o meu contributo é continuar a pagar as minhas quotas, voltar a comprar a minha gamebox e esperar que quem lá está possa fazer melhor, aliás muito melhor do que os seus antecessores.

    Tenho falado bastante com amigos meus Sportinguistas, e aquilo que BdC nos trazia (e por isso eu votei nele, apesar de ser um desconhecido...) era uma nova alma, um discurso fresco, virado para os SÓCIOS, e sobretudo diferente o cinzentismos das anteriores direcções, que pecavam pelos tiques de verdadeiro autismo. Mas passados estes dias, e depois de a poeira ter assente, e depois das primeiras intervenções (óptimas por sinal) de NOSSO presidente GL, a minha opinião mudou e sinto hoje uma confiança maior nas pessoas que lá estão do que há uns dias atrás.

    Parece-me tb importante o contributo que BdC pode (ou não dar) para uma pacificação que todos desejamos no nosso Sporting. Custa perder pela margem que foi, mas é nas derrotas que o verdadeiro carácter das pessoas vem ao de cima, e por isso espero não me ter enganado ao lhe ter atribuído o meu voto (apesar da derrota), e por isso espero que a ideia da impugnação fique por aí, por uma ideia, neste caso uma má ideia.

    SL
    saint

    ResponderEliminar