segunda-feira, 14 de março de 2011

Três dúvidas "rascas"

1/ Porque é que para subscrever um fundo de 50 milhões de euros, terá um candidato de ir à Rússia, não poderiam Roquette, Baltazar e Sousa Cintra (só como exemplos) fazer a mesma coisa?

2/ Será que lhes foi apresentado o fundo?

3/ Se foi porque não aceitaram e se não lhes foi apresentado, o porquê?

Até breve.

7 comentários:

  1. Verdão,

    1- Os investidores poderiam vir a Portugal, mas só na semana imediatamente antes das eleições, o que poderia ser já demasiado tarde devido a todas as desconfianças e ataques de outros candidatos. BdC decidiu, então, antecipar a apresentação dos investidores do fundo para que se comprove a veracidade e credibilidade do mesmo.
    Roquette, Baltazar e Sousa Cintra até podem ter bastante dinheiro e ser de um Sportinguismo salutar, mas no que confere a negócios, é como se diz: "negócio-negócio, amigos à parte"!

    2- Provavelmente não, até porque Roquette e Sousa Cintra são apoiantes de Godinho Lopes e Baltazar, como se sabe, segue noutra candidatura!

    Quanto ao ponto 3, acho que o ponto 1 e 2 já respondem por si...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro Mauro,

    Eu escrevi "como exemplos".

    ResponderEliminar
  3. Verdão,

    Sportinguistas com dinheiro há muitos, mas nenhum estaria disposto a entregar assim sem mais nem menos, milhões ao Sporting, muito menos a uma mera candidatura, seja ela qual fôr. Ou, pelo menos, não publicamente.

    Preocupa-me mais os 30M que o Sporting vai investir no fundo, mas julgo que BdC não apresentaria os investidores externos caso não conseguisse assegurar a constituição do fundo!

    ResponderEliminar
  4. Completamente de acordo Mauro. Nos 60% pode estar a inviabilidade do fundo. Não posso deixar de dizer que é uma pequena desilusão. As contas do clube nunca permitirão o investimento de 30 milhões de euros...a pronto. É irrealista pensar que com um orçamento anual na ordem dos 40 milhões, conseguiremos encontrar mais 30 sem nos endividarmos mais. Sendo assim, onde está a grande vantagem do fundo?

    ResponderEliminar
  5. Verdão,
    Como alguém disse na caixa de comentários do meu blog, 30M é o orçamento normal do Sporting (mais coisa menos coisa) e mesmo Godinho Lopes engloba, nos tais 100M de que fala, 30M de receitas antecipadas da próxima temporada! Pode ser por aí...

    A questão dos 60-40, na perspectiva do negócio a longo prazo até é bastante vantajoso (para se ter uma ideia, o benfas só detém 20/21% do fundo deles, e são eles a investir nos jogadores, vendendo posteriormente uma percentagem negociável ao fundo)!
    A questão é só mesmo os 30M no imediato!...
    Em tudo o resto, parece-me bem!! Até o 1º-ministro russo concorda!

    ResponderEliminar
  6. Boas, pelo que se lê no comunicado da candidatura do BdC, a história dos 60/40 refere-se às mais valias que serão feitas na venda de jogadores.

    ResponderEliminar
  7. Retirei este post do ANorte, pode ajudar a esclarecer.

    "Boa noite. Acho que posso dar umas achegas quanto ao funcionamento do fundo.

    Um fundo fechado funciona com limite de subscritores. Neste caso, segundo o anúncio, serão os 3 investidores russos e o SCP em termos nominais (i.e., surge como subscritor sem avançar com capital).

    Em termos práticos, os russos metem lá 50 milhões que serão usados para comprar jogadores NOVOS para o Fundo. Notem que isto não implica a passagem de jogadores actuais do SCP para o fundo, significa sim, que o fundo pode comprar jogadores ao SCP (isto seria uma mera operação contabilistica ou para dotar o clube de liquidez).

    Primeiro exemplo: o Fundo decide adquirir o Djaló por 5 milhões. Se assim fosse, o jogador deixava de ser do SCP, que recebia 5 milhões, e passava a ser do fundo. Mais tarde, caso fosse vendido, as MAIS VALIAS (e apenas as mais valias) seriam distribuidas 60 / 40. Se Djalo fosse vendido por 6 Milhões, o SCP receberia 600 mil euros e os russos 5.4M.

    A razão de o SCP subscrever nominalmente o Fundo prende-se com a lei. Para receber dividendos de um fundo fechado é necessário ser subscritor. Em termos financeiros, o valor das mais valias, tanto quanto percebo, está ligado às despesas com os salários que serão suportadas pelo SCP.

    Ex 2: O fundo adquire o Adebayor (LOL) por 15 Milhões. Os 15M são gastos pelo fundo mas os salários (cerca de 10M por época) suportados pelo SCP. Se o jogador lá tem de ficar 2 épocas seriam 20 Milhões em ordenados. Para o SCP não perder dinheiro com esta aquisição, o jogador teria de ser vendido por cerca de 50 Milhões (mais valias = 50-15 = 35 ; 60% x 35 = 21)

    Portanto, o fundo serve para fazer aquisições que terão de ser ponderadas em 2 vertentes: (i) custo dos salários dos jogadores; (ii) potencial para mais-valias que cubram, no mínimo, os referidos salários.

    Ex. 3 (investimento ruinoso)

    Jogador barato (v.g. 1 Milhão) com salários altos (v.g. 1 Milhão por época) que é vendido por menos do que 5 Milhões.

    Espero que ajude.

    SL
    Miguel"

    ResponderEliminar