quarta-feira, 16 de março de 2011

O Carnaval de Godinho

Hoje acordamos com a sondagem feita pela lista de Godinho Lopes ao nome de treinador Scolari. Pelo que já li, o nome está a ser chumbado a toda a linha. Parece que GL e os seus comparsas vão ter de continuar a procurar mais nomes, porque este está mais queimado do que 10 Zicos juntos.

Scolari é um óptimo líder de balneário, aglutina razoavelmente os adeptos à volta de uma ideia (normalmente contra alguém) mas é muito fraco tacticamente e não se lhe conhecem proezas de valorizar planteis acima das suas capacidades. É uma má solução até porque será bem mais caro que outros treinadores de enorme capacidade.

A falta de imaginação que mostra esta “solução” Scolari exibe aquilo que mais se teme na lista de GL, o investimento sem critério, sem julgamento de valor, os nomes pelos nomes. Mas enquanto este nome de treinador já é passado as declarações que responsáveis da lista fazem todos os dias roça a mediocridade, exibindo uma impreparação tremenda para governar.

Carlos Barbosa diz que foram JEB e Costinha que provocaram o fracasso recente do Sporting, mas depois diz que Nobre Guedes é essencial porque foi ele que salvou o clube. Tinha o presidente do ACP como alguém mais inteligente, mais honesto intelectualmente. Dizer aos sócios que numa direcção a culpa é toda de 2 pessoas é “vender” a ideia de que os restantes não estiveram lá a fazer nada, apenas dizendo sim aos disparates do presidente e director. Mesmo a ser verdade, é grave, pois a cumplicidade também é crime.

Luis Duque arrasou a equipa actual, quando GL se fartou de dizer que era responsável e nunca iria afectar a confiança dos jogadores no que ainda falta da época. Duque fez até aquilo que ninguém tinha feito até hoje, apontando objectivamente o dedo acusador. O máximo que os outros candidatos tinham afirmado era que a equipa precisaria de reforços, o que parece a mesma coisa, mas não é. É diferente eu dizer que preciso de ovos em casa e dizer que os que tenho não são bons.

Godinho Lopes diz que é independente da banca, a julgar pelas parcas ideias que deu em como “arranjaria” 100 milhões de euros, uma coisa ficou clara, é através da banca que o fará, o que mostra a extensão diminuta da “trela” que o prende aos bancos e à necessidade que tem em agradar aos que o colocaram na posição de candidato. GL é tão independente da banca como um automóvel de combustível. É bonito, tem rodas, rebate os bancos, mas sem gasolina não anda.

Cristóvão, o revolucionário que passou para o lado dos “conservadores” diz que a lista de GL é a que o Porto e o Benfica têm tentado que não ganhe. Nota-se aliás, pelo destaque que as mensagens desta lista têm na Bola, Record e no Jogo. Acho que o que PPC não está a compreender é que são os sócios, especialmente os mais esclarecidos e exigentes que estão a fazer tudo para que GL não ganhe, infelizmente temos pouca capacidade para chegar aos jornais desportivos, e menos capacidade ainda para “alugar” espaços nos media.

Estou indeciso, mas se existe coisa em que estou mais do que certo é na impossibilidade da lista de GL em ter sucesso ao comando do Clube. Não duvido do sportinguismo, da vontade de ganhar e fazer um bom trabalho. Duvido das soluções, do talento para liderar e das ideias desta lista.
Até breve.

2 comentários:

  1. Caro Verdão,

    As minhas calorosas saudações pela verdade que quase todos os dias apresenta aos sócios e adeptos do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
    Sem nunca utilizar o insulto fácil, mas mesquinho, congratulo-me pelo enorme sportinguismo que inteligentemente exibe e exorto-o a que continue a ser um dos arautos da mudança tão necessária. "Àgua mole em pedra dura ... "
    Acredito que vai ser possível !!!...
    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro Jesus,
    Quem me dera merecer esses elogios, mas apenas escrevo (por vezes mal - o tempo é sempre escasso) o que sinto. Acho que muitas das vezes nos esquecemos que somos todos pelo Sporting, mesmo que com opiniões diferentes. Não somos uma organização estável e como tal deveríamos sempre eleger a critica construtiva o meio mais "agressivo" de comentar a vida do clube. Não é preciso fazer "festinhas" a toda a hora, mas não vale a pena insultar os que se estão a dedicar ao clube, quando nós, a maioria dos adeptos estamos regalados no sofá a mandar bitaites.
    Esta caro Jesus deveria ser a grande mudança, mais participação e responsabilidade dos adeptos e não o coro de "velhinhas" à janela que sem "descer as escadas" acham que sabem da vida de toda a gente e criticam-na.

    ResponderEliminar