segunda-feira, 28 de março de 2011

Como mudar uma derrota

Do desconhecido BdC quase ganhava as eleições. Metade dos votos e bem mais de metade dos sócios elegeu-o como o rosto da mudança. Esse é um capital valiosíssimo. Do que sabemos até agora, o acto eleitoral decorreu com alguma má organização mas sem matéria que dê razões para acreditar que o resultado foi adulterado. Faço esta afirmação completamente sem conhecimento do processo. Poucas pessoas poderão ter direito de alegar o que quer que seja sobre a legitimidade do processo, simplesmente porque, não estavam lá.

Imagino que o que move BdC a conceber a hipótese de impugnar as eleições seja apenas a marcação de território e o enfraquecimento do início do mandato de GL. Matéria de anulação existirá pouca e será muito difícil de comprovar. Sendo assim abre-se, mais pelo mediatismo, uma via para a candidatura de BdC rentabilizar um pouco mais o seu estatuto de oposição à “continuidade”.

Penso que será o passo errado para o futuro de BdC no Sporting. Acredito que salvo a existência de dados ainda não revelados e graves, impugnar as eleições nos tribunais só terá o resultado de agastar ainda mais a generalidade dos sócios e prolongar a agonia que foi esta campanha. De facto BdC não precisará de fazer absolutamente nada para garantir a sua próxima eleição. Por 3 razões:

1/ Porque o mandato de GL, já se iniciará por si próprio frágil e sem chama.
2/ Porque existem reais hipóteses de o mandato de GL falhar.
3/ Porque um líder que sabe esperar, conserva intacta a sua imagem.

Acho que para bem do Sporting, salvaguardando a ideia que foi uma votação justa e honesta, GL deve ter todas as condições para liderar o clube. Ninguém sairá a ganhar de mais um mandato fracassado, nem BdC. Pode ser até que nas próximas eleições um clube mais saudável e melhor organizado seja ainda mais apetecível. GL prometeu rever os estatutos, adivinho que não vá mudar a distribuição de votos (prevendo a sombra de BdC em anos futuros), o que será muito grave.

Grande parte do fracasso moral destas eleições deve-se à ideia de que existem sócios leões, outros lagartos e outros pouco mais do que vermes. Esta distribuição é exagerada e não estimula a participação. Querer mais sócios novos para quê? Para valerem 1 voto enquanto alguns valem 25? Até posso ser partidário de alguma diferença entre antiguidade, mas isto é perpetuar uma visão elitista do clube. Se queremos proteger o acto eleitoral de uma súbita adesão de sócios recentes, que se limite a participação aos que têm o mínimo de 1 ano de sócio.

BdC só precisará de tranquilamente continuar a participar nos momentos da vida do clube, discreto e sem criticas. Provavelmente o futuro dar-lhe-á o cumprir do sonho, apenas numa data posterior. Agora é altura de se mostrar magnânime e aceitar a derrota. Perderá o apoio das claques e dos mais extremistas, mas será temporário. Mas ganhará muitos dos votos dos mais conservadores e dos que acreditam que na democracia a palavra perder não existe.

O Sporting precisa de estabilidade. BdC pode, mesmo perdendo ser o seu paladino. Basta que jogue as cartas certas no momento certo e transformará uma derrota hoje numa pré-anunciada vitória no futuro.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário