domingo, 27 de março de 2011

A exigência

Parabéns a Godinho Lopes. Será o novo Presidente. Dificilmente posso dizer que estou contente. Tive sempre a noção que é um homem colocado por outros e não alguém que por força da sua ambição procurasse o desfecho de se tornar a figura máxima do clube. Pode-se discutir o mérito da sua lista, da sua campanha, do seu programa, mas nada disso parece ter influenciado o eleitorado que viu em Carlos Freitas, Luís Duque e Domingos a salvação desportiva do Sporting.

O clube está partido em dois. Entre uma minoria de sócios mais antigos e conservadores e toda uma juventude à beira de um ataque de nervos, é o Sporting que começa um novo período. Começa um grande desconhecido, porque nenhum dos candidatos soube prometer a certeza e o futuro. Prometeu-se isso sim o sonho e a ilusão, que agora vai bater à porta de GL perguntando pelos jogadores e treinador que foram trunfos e capas de jornal.

Há que respeitar o voto, por mais cruel que tenha sido. Poucos elegeram pelos muitos, mas não mais nenhuma direcção terá cartas e cheques em branco. GL sabe que terá de convencer muitos sportinguistas, só de uma forma, cumprindo o que prometeu. Apetece dizer que o clube errou mais uma vez, que escolheu continuar um caminho desmotivado para lado nenhum, mas não é essa a postura certa, as regras são válidas para todos e se perdemos, perdemos todos.

Desejo a melhor sorte a GL, gostava que fosse o presidente mais bem sucedido da história do Sporting, que me fizesse engolir as (muitas) palavras que escrevi aqui sobre a sua solução para o clube. Desejo o melhor também para toda a equipa que comandará o clube no futuro. Mostrem-nos que não são da "continuidade"!

Viva o Sporting!

Até breve.

1 comentário:

  1. Caro Verdão,

    Com todo o respeito que me merece, gostaria de lhe dizer que não comungo do "fair-play" que revela ao apresentar os parabéns a Godinho Lopes!...
    E esse diferente alinhamento baseia-se em dois factos:
    1 - Ás 04.48 do dia de hoje, 27 de Março, Rogério Alves, nº 1 da lista de GL para a M.A.G., vindo da sala onde estava a decorrer o escrutinio, afirmou, perante todas as estações de televisão, rádio e dezenas de jornalistas, que ele próprio, como vencedor da eleição para a presidência da M.A.G. pela lista A, tinha acabado de cumprimentar Bruno de Carvalho pela sua vitória.
    Embora crítico de RA em muitas das suas posições no Sporting e na sociedade portuguesa,
    reconheço-lhe qualidades de inteligência e integridade moral no seu desempenho profissional de jurista de renome e no de Bastonário da Ordem dos Advogados. Não acredito por isso que em caso ou momento algum RA tenha recolhido dados errados do escrutínio que estava a decorrer.
    2 - Assisti à campanha eleitoral para a presidência da República Portuguesa, entre Américo Tomás e Humberto Delgado. Participei em múltiplos comícios em que estiveram presentes e sei do grau de adesão popular a cada um deles, particularmente no Porto onde o general Sem Medo teve uma recpção fantástica, que ficou famosa e ainda hoje é recordada.
    Pois bem a técnica usada por Salazar e pelo sistema que havia instalado em Portugal muitos anos antes, para garantir a vitória esmagadora de Américo Tomás e a derrota do general, trouxe-me à memória aquilo que acabamos de viver no nosso Sporting.
    3 - Fui votar e apreciei com sentido muito crítico a forma como tecnicamente estava a decorrer o escrutinio, reveladora da falta de competência e superficialidade com que foi organizado pela equipa da M.A.G. em funções.
    De facto a completa ausência de comprovação da identidade de cada votante, a falta de um distanciamento razoável entre as urnas, a falta de privacidade dos locais de preenchimento dos boletins, a forma duvidosa e passível de erros e confusões na descarga do eleitor num único caderno eleitoral em cada urna, quando deveriam ser no mínimo dois cadernos para confronto final dos votantes e a exiguidade de meios humanos em cada urna - um(a) operador(a), quando o minimo aceitável deveriam ser três - não me pareceram os caminhos mais correctos para um acto eleitoral da dimensão e responsabilidade que foram estas eleições no Sporting Clube de Portugal.
    Quando acabo de assistir a uma entrevista de Bruno de Carvalho, onde este, naturalmente sem revelar quais, afirma haver irregularidades suficientes para a impugnação destas eleições e revela que a sua equipa jurídica está a desenvolver esse processo, mais me convenço que ainda é muito cedo para apresentar parabéns a Godinho Lopes.
    SL

    ResponderEliminar