quarta-feira, 2 de março de 2011

A tábua (de 1cm) de salvação

Hoje joga-se na Luz uma hipótese de chegar a uma final. Pena que seja a da Taça da Liga, o troféu menos importante da época. Mas ainda assim é uma taça que não temos no nosso currículo. Não salvará a época por inteira, mas pode salvar o que resta dela. O Sporting, sem rodeios, precisa urgentemente de uma vitória, de uma exibição que trave esta hemorragia de 6 jogos sem ganhar.

Não sei se será o jogo ideal, como muitos acham, pelo balanço psicológico do adversário e pela qualidade dos jogadores, mas caso corra bem, o retorno também será muito maior. Mas com muita pena minha, tenho pouca fé neste Sporting, nesta equipa a que nada corre bem, a que falta tudo, inspiração, talento, génio, repentismo, segurança e até estrutura.

Couceiro estreia-se no banco, mas sem ilusões. Não haverá nos próximos jogos nada que mude substancialmente, e o estado calamitoso está para além do efeito da chicotada psicológica. Esta equipa é um erro. E o erro tem 9 meses de treino, de esquema, de filosofia. Não se apaga este épico equívoco em poucas semanas, duvido até que se consiga ainda esta época.

Mesmo sem mudar nada, é possível melhorar, como diz e bem JC o problema anímico pode ser revertido e com um bom (e insistente) discurso que apele ao orgulho e respeito pela dignidade de cada um, este Sporting pode melhorar. Não será o suficiente para muita coisa, mas pelo menos para começar a existir uma noção de qualquer coisa colectiva que liberte e apoie cada jogador na sua função.

Sempre disse e mantenho a minha opinião, o Sporting tem bons jogadores. Talvez não na quantidade dos rivais Porto e Benfica, mas tem-nos. Patrício, Pereira, Carriço, Evaldo, André Santos, Postiga, Valdes são bons jogadores em qualquer parte do mundo e até os “renegados” NAC, Torsiglieri, Zapater, Salomão e Djaló podem ter qualidade para ter futuro em Alvalade. Precisam é de uma equipa. Precisam do colectivo. Os lesionados Izmailov e P.Mendes são cartas fora que muita falta fazem, mas cabe ao louco Vukcevic e ao ainda mais louco Maniche provar que não merecem as criticas e o desamor de treinadores e sócios.

Existem jogadores que neste momento parecem piores do que o que são, outros nada do que são e outros que nem no Barcelona disfarçariam as suas incapacidades.

Não sei se JJ irá poupar titulares nesta meia-final, tão pouco isso nos deve preocupar, um grande não teme, aproveita. Se de facto existir gestão do plantel pelo Benfica, é óbvio que o potencial do adversário desce, mas face às prestações decrépitas da nossa equipa isso não é, desta vez, um sinal de superioridade. Na hora que a bola começar a rodar veremos que tipo de viagem temos pela frente. Deserto ou oásis.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário