terça-feira, 1 de março de 2011

A idade (avançada) da inocência

Agora mesmo no café, ouvi dois sexagenários a falar sobre o Sporting. Rapidamente liguei as “antenas” e vou vos reproduzir já a conversa o mais fiel que consigo, enquanto me consigo lembrar:

- …e então aquele…o da televisão, o Futre pá!
-  Esse gajo! O miúdo do Rocha? O gajo traz o Futre e quem é que lhe paga o ordenado? É que aqui não há   estádio…não há obras, para sacar ao Vieira!
- Pois não, deve vir chular o BES cá para mim.
- Ah…o gajo vai pró Porto, pró Benfica e agora quer mandar no Sporting? Se tivesse vergonha…
- E o outro miúdo o Bruno qualquer coisa?
- Já ouvi, quer a equipa B, não é esse?
- Não, esse é o guarda-redes pá, o Eduardo.
- Não mas o gajo também quer a equipa B. Diz que o Godinho é igual ao Bettencourt.
- Igual? Quando o gajo tiver construído um estádio, depois venha cá armar-se em crescido.
- Mas quem é que construiu o estádio? O Godinho?
- Não sabias? Foi o gajo e o outro do Roquette, o Paulo qualquer coisa…
- Ah estou a ver. Mas traz o Duque e o Freitas não é?
- Isso é que é falar, gajos campeões, não esta malta que anda a querer poleiro…
- Achas que o Godinho é gajo para ser campeão?
- Então não é?! Já viste a lista dele? Não é como a dos outros pá! Ali é malta que sabe o que faz.
- Tá lá o Cristóvão também não é? É…é uma boa equipa. O gajo já disse quem é que era o treinador?
- Não sei, mas vais ver que o gajo se safa, olha o Domingos, acho que vai trazer o Domingos.
- Epá isso é que era. O Domingos pôs o Braga lá em cima pá.
- E no Sporting secalhar é campeão, vais ver. Temos é de votar no gajo. Para mim qualquer um que tenha o Moniz, esse grande senhor, é o que ganha.
- O Moniz do atletismo? O gajo vai pró futebol?
- E vai muito bem! Vai por os gajos a correr, que nem isso sabem fazer.

Confesso que desliguei o “gravador” por não ser capaz de ouvir mais pérolas desta natureza. Qualquer um tem direito à sua opinião, mas conversas destas estarão a ser repetidas em muitos locais, o que me faz pensar na volatilidade e superficialidade de um voto, da pobreza de reflexão que chega às urnas, munida de uma ou duas frases feitas, uma ou duas noções equivocas do futuro.

Peço imensa desculpa aos adeptos do Sporting visados, mas verdadeiramente não podia deixar de reproduzir esta conversa, que quanto a mim encerra todos os enganos e desinformação que farão das próximas eleições mais um novo capítulo de farsas e tragédias. A informação e o conhecimento são fundamentais na validação da Democracia, nenhuma sobreviverá quando são substituídas por ignorância e conformismo. Nem a Democracia nem o Sporting.

Até breve.

4 comentários:

  1. Esta é a verdadeira "realpolitik": desinformação + intoxicação = democretinização.
    Não é com o meu voto, mas se calhar vamos mesmo ter o que a maioria de nós merece...

    ResponderEliminar
  2. Verdão:

    Se te contasse as conversas de café que já escutei...

    O pior é se intervens, pq tens alguma confiança, e tentas desmontar toda essa intoxicação q mts desses sportinguistas obtêm através do que lêem no Rascord e ouvem na TVI, os que não ficam com cara de parvos, em silêncio, a olhar para ti como se tivesses acabado de falar chinês, ainda são gajos para te desconsiderarem. E não são só sexagenários, até putos de vinte e pcs anos caem nas esparrelas da CS.

    Não há hipótese. Isto está td controlado...

    SL!

    ResponderEliminar
  3. eu tenho 24 anos, tou completamente informado e votaria godinho lopes sem hesitação.

    nº1- NÃO HÁ MELHOR NEM PRÓXIMO DISSO, apesar de nem simpatizar com o homem.

    nº2- Luis Duque foi o melhor director do futebol dos ultimos 15 anos de longe.

    EU CONCORDO COM TUDO O QUE ESSES SENHORES DISSERAM, e não tenho 60 anos nem sou desinformado, longe disso.

    ResponderEliminar
  4. menos que o domingos seja a melhor opção pa treinador, é muito menos má que PSergio mas exijo mais, só defensivamente é que o Braga me agrada.

    ResponderEliminar