quarta-feira, 9 de março de 2011

Coligações

Com 6 candidatos era de esperar alguma dança de cadeiras, especialmente depois de se entender alguma tendência de voto. Parece claro que só 3 candidaturas poderão vencer o acto eleitoral BC, GL e DF. PB chegou tarde à corrida e tarda em convencer o eleitorado. Assim sendo será mais que natural a junção deste ou a DF ou a BC. GL estará longe de receber o apoio de outro candidato, o que espelha bem o que está na génese da sua candidatura.

AM e ZB estarão fora da corrida, com tanta margem, que a sua desistência em favor de qualquer candidato terá um peso insignificante. Afiguram-se, quanto a mim, 3 cenários possíveis:

PB une-se numa candidatura com DF ou BC. Seja qual for a junção terá força para disputar com GL a presidência.

DF, BC e PB unem-se numa super candidatura. Será naturalmente vencedora.

Não há coligações e GL terá vantagem frente a 3 candidaturas que pulverizarão os votos dos sócios menos conservadores.

De qualquer forma parece que as candidaturas de DF, BC e PB têm forças distintas, cada uma na sua área: DF parece ter o melhor treinador e inspiração para o futebol; BC tem a figura mais carismática e as melhores ideias para o futuro do clube. PB tem o Projecto financeiro mais credível. Unir estas três vertentes seria um exercício complicado, tipo Tetris, porque cada um teria de esvaziar o seu programa e liderança para dar lugar a um novo paradigma, onde naturalmente os equilíbrios obrigariam a cedências.

Parece-me difícil que DF desista da ideia de ser presidente, o que penso não ser o caso de PB que seria um bom vice. No campo da fantasia, podia até mais lógico tornar BC vice de DF e PB um super-intendente da área financeira. Mas este cenário estará muito longe de ser pacífico para as ambições pessoais dos candidatos. Muito vai depender da concretização do projecto financeiro de BC, da recuperação de PB (no debate foi muito pouco convincente) e da afirmação de DF como um ponto de união entre Sportinguistas.

Zico não foi a cartada que se esperava de PB, o que deve colocar este e BC a pensar como superar o nome de Rijkaard. De repente passamos de Paulo Sérgio para o top de treinadores mundiais. Que maravilhas faz um pouco de ambição. O treinador é só um exemplo do muito que se pode fazer na recuperação do clube.

Até breve.

1 comentário:

  1. tenho em mim que BdC vai ser muito importante no futuro do Sporting. Acho sinceramente e analisando os dados duma forma mais afastada, que o BdC tinha muito a ganhar numa fusão com o DF. DF não é concensual por causa de Futre, mas já mostrou que a sua personalidade nãi vai permitir as habituais brincadeira de que o sporting é alvo, seja de adeptos adversários, dirigentes adversários, comentadores desportivos, arbitros e policias. tem muito mais nervo que BdC o que nesta fase da vida do Sporting me parece essencial. alem disto, há um factor que considero muito importante. uma candidatura com DF e BdC com DF na frente,iria permitir a BdC entrar no mundo do futebol duma forma mais subtil, sem o desgaste inerente ao lugar de presidente, podendo assim, no próximo mandato, assumir-se como homem capaz de liderar o sporting durante muitos e bons anos. este primeiro mandato poderia ser um "estágio". se a estes dois se juntasse PB melhor ainda. verdadeiro sangue novo a correr nas veias do leão.

    ResponderEliminar