terça-feira, 29 de março de 2011

O futuro

O futuro está ligado a um processador. Ligado a um ecrã. Ligado a redes de satélites. O futuro está na internet. Nas redes sociais. Nos I-pads, i-pods, e-casts, e-mails. O futuro pertence ao digital, ao wireless, ao plug&play.
O papel, a carta, o jornal, o livro percorrem algumas vias. Os computadores, telemóveis e as tablets percorrem muito mais.

Dizer isto é uma banalidade. Mas pensá-lo numa lógica de um clube de futebol como o Sporting não tem nada de prosaico. Esta é a melhor introdução que consigo imaginar para a ideia que lanço a seguir.
A comunidade de bloggers do Sporting é, goste-se ou não, a frente pública dos adeptos do clube. A AAS é um organismo extremamente útil, mas o seu universo é vasto e genérico. O estatuto dos blogs e bloggers é muito mais incisivo e activo. Até hoje vivemos de uma partilha fugaz e com alguma insistência isolada concebemos uma rede de sites e espaços que partilha uma audiência em crescimento notável.

Os blogs e as redes sociais são hoje em dia responsáveis pela criação de opinião de muitos dos adeptos Sportinguistas. Escapam os info-excluídos, que serão cada vez menos a cada dia que passa. Desde a criação de alguns espaços de profundidade editorial muito avançada e criteriosa, que o adepto entendeu que finalmente existir uma outra realidade, um outro Sporting que não surgia nos jornais e nas TVs, um clube diferente, que falava uma língua diferente, que expressava ideias diferentes, muito diferentes das dezenas de magazines de "paineleiros" ou crónicas desportivas.

Este "novo" Sporting lançou um Candidato às eleições. Quase ganhou. Não estou a dizer que todos os blogs foram partidários da Lista C. Estou a afirmar que sem os blogs, sites ou redes sociais, Bruno de Carvalho teria uma votação semelhante a Abrantes Mendes. Isto acarreta uma grande responsabilidade. Não entendê-la será ajudar o clube a continuar a navegar ao sabor da corrente, limitando-nos a nós bloggers a prestar um serviço digital de avisos, um autêntico serviço de "lembretes" virtuais.

Porque as Claques se organizaram, porque os Adeptos criaram uma associação, porque quem partilha um espaço e uma tarefa semelhante deve reflectir sobre o seu papel, utilidade e qualidade, proponho a quem queira pensar comigo que se comece o quanto antes a edificar a:



Não é uma acção de instrumentalização, restrição de liberdade de opinião ou ausência de pluralidade. É precisamente o oposto. A opinião, a critica ou a ideia que respeita o rigor, a verdade e o engrandecer do Sporting só pode ser mais útil, mais eficaz e mais fiável.

A quem interessar, o meu e-mail está à vossa disposição.

Até breve.

5 comentários:

  1. Olá, excelente iniciativa já te enviei os meus contactos para o e-mail com algumas questões.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Interessante, também enviei questões para o email, agora espero que isto não morra por aqui

    ResponderEliminar
  3. Para que serviria esta BAS?

    ResponderEliminar
  4. Violino,

    Reproduzi este teu post no Sporting Visto Por Nós, redireccionando-o para aqui e disponibilizando o teu mail...

    Devo dizer, aliás, que será, caso avance, uma iniciativa a que o Sporting Visto Por Nós estará, à partida, disposto a aliar-se! :)

    Cumprimentos
    SL

    ResponderEliminar
  5. Caro Violino:

    A ideia é boa, mas não é original. E é, falo com conhecimento de causa, muito difícil de produzir algum efeito prático.

    Já, em tempos idos, se tentou. Na altura chamar-se-ia UBL (União de Blogues Leoninos) numa iniciativa levada a cabo pelo Marco Verdão, membro do movimento / blogue Centúria Leonina, que entretanto terminou (o blogue, não faço ideia se o movimento continua...). O Verdão que, julgo, é hj conselheiro leonino, ainda organizou várias reuniões onde se juntaram alguns dos blogues mais importantes da altura: o já referido 'Centúria Leonina' (extinto), 'O Sangue Leonino', 'A ultima roulote', 'King Lizards' (extinto), entre outros com menores 'audiências'. Não resultou pq, entre algumas diferenças ultrapassáveis, existiam critérios editoriais e/ou a visão sobre o SCP (até na forma da sua organização) que eram abissais. Vivíamos um gde divisionismo, que ainda não passou e desconheço se algum dia passará. Para além disso somam-se antipatias pessoais e rivalidades ou vaidades intransponíveis... Não me parece que o cenário então existente se tenha alterado muito. Não digo que seja impossível, mas reunir a maioria de blogues sportinguistas com expressão será muito complicado. No fundo, existe apenas uma coisa que nos une a (quase) todos: ser adepto ou sócio do SCP. E o amor que (quase) todos nutrimos. Para além disso há mt coisa a separar blogues e bloguers. A começar na maneira como o manifestamos (amor ao SCP).

    Não digo isto para desmobilizar, digo-o apenas numa perspectiva de alerta para as dificuldades que esta sua iniciativa terá que enfrentar. Depois há uma pergunta já realizada que é mt pertinente e que não vi respondida, nem no post nem nesta cx de comentários. Quais os objectivos ou os propósitos de unir os blogues? Sinceramente não vejo gdes vantagens… Estou convencido de que o efeito que os blogues (em conjunto com restantes redes sociais) produzem hoje, completamente independentes uns dos outros, seria semelhante àquele que produziria se unidos (parcial ou totalmente).

    De qlq forma manifesto o meu desejo de Boa sorte.

    PELO SPORTING, SEMPRE!

    ResponderEliminar