terça-feira, 22 de março de 2011

O que fazer com esta equipa

Ontem no debate em resposta à pergunta o que fazer com a actual equipa de futebol, todos os candidatos fugiram à resposta. É mais do que evidente que nenhum tem ainda um desenho concreto do futuro da mesma. Ainda bem, existem decisões que só devem ser tomadas na posse de todas as informações, depois do técnico ser confirmado dar o seu parecer. Deixo aqui uma pequena reflexão.

A equipa, a meu ver, tem três grandes lacunas: 1/ a capacidade de marcar golos, 2/ A capacidade de jogar (bem) pelos corredores, 3/ A capacidade de rentabilizar as bolas paradas. Existem outros problemas de movimentação e posicionamento, mas isso não se resolve com a entrada de jogador A ou B, mas com treino específico e demorado. As 3 dificuldades que enumero podem ser resolvidas da seguinte forma:

1/ Contratação de 2 pontas de lança de nível superior (ou 1 se Postiga ficar)
2/ Contratação de 2 extremos e melhoria dos actuais (Izmailov e Vukcevic)
3/ Encontrar nas contratações um ou dois bons marcadores de livres e cantos.

Fora estes enquadramentos e por sectores:

Na posição de guarda-redes, é óbvio que esta época confirmou Patrício como um dado mais que certo da equipa, não valendo a pena ter um “nome grande” como rival. Tiago é um veterano do Sporting e apesar de no passado ter visto com bons olhos o passar do seu testemunho a um jovem guarda-redes, é mais útil na próxima época um pouco mais de segurança e veterania para o caso de alguma lesão e o não corresponder da 2ª solução, essa sim um jovem. Hildebrand só pode sair.
Titular: Patrício, 2- R.Baptista ou Golas, 3-Tiago

Investimento: 0me (poupa-se o ordenado avultado de Hildebrand)

Nas laterais, é pacifico que é preciso um outro lateral esquerdo para dar luta e descanso a Evaldo, na direita a situação é mais segura com Pereira e J.Gonçaves. Abel não renovaria.
Titular: Pereira, 2- J.Gonçalves / Titular  Evaldo, 2- Contratação (1)

Investimento: 2me (abate-se 1.5me com a venda de Grimi ) – 0.5me

No centro da defesa é mais do que óbvio que Polga chegou ao final do seu ciclo. Carriço, Torsigleiri e NAC são bons valores e com uma preparação física e táctica diferente podem e devem dar mais soluções. Mesmo assim é preciso mais um central de outra dimensão.

Titulares: Contratação, Carriço / 2- Torsiglieri e NAC

Investimento: 4me (abate-se 1me com a venda de Polga) – 3me

No centro do meio campo temos um grande problema. Maniche. O seu aproveitamento deixou a desejar e a equipa não pode ter (numa dupla posição no onze) dois veteranos sujeitos a longas lesões como se viu esta época. Manter Pedro Mendes é essencial, pela experiência e segurança que ainda pode dar e André Santos é só (a par de Patrício) um dos poucos jogadores que melhorou esta época. Zapater pode ser muito valorizado num esquema de 3 médios. Sai Maniche e entra um médio que interprete bem o 4-3-3 mais descaído para a esquerda.
Titulares: Contratação (2) e A.Santos, 2-Zapater e P.Mendes

Investimento: 2me (abate-se 1me com a venda de Pereirinha) – 1me

Nas alas é pacifico que Vukcevic e Izmailov são muito melhores do que se viu este ano, ambos podem ser beneficiados com tácticas mais atacantes e por duas razões diferentes não os venderia (lesão russa e desmotivação montenegrina). Salomão tem muito caminho a percorrer e jogar pouco pode matar uma ascensão natural, penso que deveria ser emprestado a um clube estrangeiro. Cristiano foi um erro.
Titulares: Izmailov e Vukcevic, 2 - Contratação (3) e Contratação (4)

Investimento  - 5me

No meio campo ofensivo é bom ter soluções que pensem o jogo numa linha directa com o ponta de lança. Fernandez e Valdes são do melhor que existe no plantel. Mas na minha opinião apenas Valdes faz bem esta posição, o que remete Fernandez para um papel de segundo avançado. Como seria um esquema alternativo julgo que ter Valdes chegaria (Fernandes seria segunda opção para o lugar em caso de lesão)
Titular- Valdes

Investimento  - 0me

Avançados, o grande problema da equipa. É fácil de perceber que não basta 1 reforço. Postiga teve um bom início de época, mas apesar da titularidade na selecção…não marca. A ficar seria claramente uma sombra do(s) reforço(s), sendo preferível não renovar. Se renovar isenta a equipa de procurar mais do que um ponta-de-lança. Saleiro está a mais (ou a menos) e deveria ser emprestado ou vendido. Djaló pode ser útil no 4-3-3 e tem margem de progressão numa equipa mais confiante.
Titular: Contratação (5), 2- Contratação (6) 3- Fernandez e Djaló

Investimento – 7me (abate-se a venda de Pongolle 4me + Saleiro 1m)  - 2me

Podem constatar que são 6 contratações, mas existindo dois regressos (guarda-redes e lateral direito) chega-se ao número 8, talvez esteja mais poupado do que o que pretende Inácio e Bruno de Carvalho, mas ainda bem. É sinal que talvez não seja preciso tanto investimento.

Resumindo seria preciso um investimento de 11, 5me, que resulta de 20me de compras e 8.5me de vendas. Sairiam Hildebrand, Cedric, Abel, Polga, Grimi, Maniche, Pereirinha, Cristiano, Tales, Postiga, Saleiro, Pongolle e entrariam 8 jogadores, sendo que 2 seriam a custo zero (regresso de empréstimos).

As posições a reforçar seriam: 
Lateral esquerdo – 2me
Central – 4me
Médio centro – 2me
2 Alas – 5me
2 avançados – 7me

As vendas a realizar seriam:
Grimi – 1.5me
Polga – 1me
Pereirinha – 1me
Pongolle – 4me
Saleiro -1me

È certo que será difícil vender Pereirinha e Saleiro por 1me, mas também é verdade que talvez valham isso. Grimi, Pongolle ou Polga podem também valer mais. Por isso…entre um pouco mais de uns e menos de outros, penso que fui realista.

Não sei se existirá 11.5 me para gastar, mas se não existir não valia a pena todos os candidatos andarem a prometer mundos e fundos. Por exemplo dos 50 me de BdC sobrariam 38.5m para pagar ordenados e reforçar a tesouraria para o ano inteiro.

Até breve.

2 comentários:

  1. é obvio que ontem tava exaltado pela vergonhosa prestação do Ferreira..não será razao pa deixar de cá vir..

    Mesmo que Postiga fique mais 1 PL não chega Verdão, e Djalo tem de ir embora de vez, 5 anos e ainda não evoluiu..o mais importante será 1 GRANDE TRINCO DEFENSIVO A LA JAVI GARCIA, 1 GRANDE CENTRAL e 2 GRANDES PLança..extremos serão importantes, mas Vuk, Izma e Salomão são bons..de resto concordo contigo mas 25 milhões têm de ser investidos independentemente das vendas..duvido por exemplo que se consiga 4m por Pongolle e 1,5m por Grimi mas era excelente.

    ResponderEliminar
  2. Caro Verdão,

    A perspectiva que apresenta é muito semelhante à ideia que tenho do actual plantel do Sporting.
    Estou de acordo com todas as saídas, com excepção de Salomão. Penso que deveria ficar mais um ano, treinado por um treinador com outra visão de jogo. Gostava de vê-lo interpretando um outro tipo de futebol em vez da limitação que foi jogar à Paços.
    Também na manutenção de Djaló, discordo da sua ideia. Penso que é um jogador vulgaríssimo que talvez brilhasse no atletismo. Como futebolista, para além da velocidade, não possui qualquer outro atributo. Ao longo das últimas épocas, foi o responsável por uma boa dezena de golos que, incompetentemente, não conseguiu concretizar. Má capacidade de recepção, confrangedora falta de clareza no momento do pssse, egoísmo exacerbado em prejuizo da equipa, resumindo, maus pés e pouco inteligência a jogar.
    Sobre os dois chilenos, tenho fortes dúvidas se alguma vez encaixarão ambos no plantel. Penso que são uma repetição um do outro. Mas aceito que Van Basten poderá extrair deles uma outra faceta que nunca mostraram.
    Sem vassoura, mas com a inflexibilidade que o Sporting exige, concordo que muita gente está a mais no plantel do Sporting. Não sei quanto isso custará ao clube, mas não consigo imaginar uma solução diferente.
    SL

    ResponderEliminar