terça-feira, 15 de março de 2011

Os candidatos

Dias Ferreira

Esteve ligado à gestão de João Rocha, participando activamente na regulamentação e implementação do primeiro projecto de Liga de Clubes. Foi o braço do Sporting em muitas lutas jurídicas do Clube e participou paralelamente em alguns processos complicados de contratações de jogadores. Participa há muitos anos em painéis televisivos sobre futebol, tornando-se numa espécie de “porta-voz” não oficial do Sporting. Foi pré-candidato às últimas eleições, mas acabou por juntar-se a JEB que lhe ofereceu o lugar de Presidente da Mesa da Assembleia Geral, cargo que cumpriu com descrição.
É um homem emotivo, apaixonado pelo clube e nota-se que tem há muitos anos a vontade de fazer retornar o clube a um estatuto moral e desportivo muito diferente do que tem sido.
Nestas eleições tem um ponto muito forte e outro bastante discutível. Rijkaard é a melhor proposta de treinador até agora, mas Futre numa posição de director do futebol levanta muitas dúvidas, mais quanto à justiça de atribuir uma posição tão destacada a quem trocou em tempos Alvalade pelas Antas. Esse episódio, com quase 30 anos, está longe de estar esquecido pela maioria dos sócios mais antigos.
Dias Ferreira aposta tudo na recuperação desportiva do clube, como forma de o salvar financeiramente e alicerça na figura do treinador a grande solução, querendo mimetizar no possível o modelo Barcelona – interligação e estabilidade entre formação e equipa principal.
As probabilidades: 1-4

Abrantes Mendes

Antigo membro da direcção de Sousa Cintra (salvo erro) foi após este período uma figura muito contestatária do projecto Roquette. É uma voz que paira nos OCS sempre chamado a comentar os maus momentos do clube, algo que tem feito com algum rigor e clareza. É de reconhecida independência critica, nunca esteve ligado a nenhuma facção de notáveis e participa activamente em todos os debates internos do clube.
É uma pessoa claramente com enorme devoção ao Sporting, mas que faltou sempre um pouco mais de projecção e compreensão dos sócios. Apesar das inúmeras criticas feitas ao longos dos anos, faltou sempre a apresentação de soluções alternativas algo que nestas eleições se torna fundamental.
Apresenta-se ao eleitorado com um discurso fortemente assente na força moralmente correcta da sua figura, na vontade de motivar o clube a novos rumos, mas nunca objectivando as ideias que afirma ter.
As probabilidades: 1-20

Pedro Baltasar

É um empresário de sucesso reconhecido. Apesar de jovem, os seus projectos profissionais assumiram uma maturidade fora do comum, dando-lhe alguma projecção dentro do mundo restrito do empreendorismo. Tem sido um investidor activo nas várias emissões de participação económica da SAD do Sporting, órgão do qual já fez parte como administrador.
Tem sido uma figura muito discreta no clube, mas um sócio com que se pode contar nas alturas de maior aperto de tesouraria. Alguma polémica na compra das suas acções pela SAD, sendo o valor da venda superior ao valor de mercado, não ficando claro e explicito o porquê dos valores da transacção.
Avançou para as eleições com um projecto alicerçado numa dupla aposta em recuperar financeiramente e desportivamente o clube, mas ao passo que lhe é reconhecida alguma competência na componente económica, a vertente desportiva está longe de estar materializada. A “proposta” Zico ficou num impasse, não colhendo nenhuma unanimidade nos sócios. É talvez a candidatura mais forte nas segundas linhas da futura direcção, mas a sua participação em debates não feito muito pelo crescimento da sua proposta. Não está claramente adaptado a um espaço hiper-mediático e apesar de lhe reconhecermos uma visão coerente e inteligente do futuro do clube, torna-se difícil imaginar o que conseguirá fazer na motivação urgente dos sócios.
As probabilidades: 1-6


Godinho Lopes

Até ser nomeado candidato pela estrutura que remanesce da direcção de JEB tinha sido uma figura discreta do clube. Ligado sempre a dossiers de património em constantes direcções, GL entrou e saiu conforme as necessidades do clube. Tem no seu passado uma forte ligação com a construção do Alvalade XXI, o qual passou de símbolo de modernidade e futuro para símbolo de equívocos e despesismo.
Surge nestas eleições como a figura da continuidade o que é uma meia-verdade, pois nunca se lhe conheceu e continua a deixar vaga a noção de apoio ou oposição às decisões da direcção anterior. Para todos os efeitos encabeça uma lista recheada de grandes nomes, muitos com grandes responsabilidades no momento actual do clube.
Com uma agência de comunicação a gerir a sua campanha, parece não conseguir afastar muitas dúvidas sobre o seu projecto, entre as quais se destacam o financiamento, gestão e evolução do departamento de futebol. GL tem ainda a desvantagem de conter na sua lista personagens que há meses se opunham fortemente, não sendo claro o que une esta multiplicidade de opiniões.
Os grandes trunfos da sua campanha são o regresso de Carlos Freitas e Luis Duque, figuras que deixaram imagens diferentes quando saíram. Ao passo que Freitas veria no Braga confirmado um valor que nunca foi evidente no Sporting, Luis Duque deixou uma imagem mais ou menos intacta, ajuda o facto de ter saído pouco após a conquista do último título de campeão.
GL não parece que venha a ser o líder carismático que o clube necessita, e nota-se algum desespero por afirmar qualidades que evidentemente nunca foram o seu forte. É um pormenor que irá decerto escapar à analise da sua grande base de apoio, que são os sócios mais antigos, mais conservadores, os que costumam dar a vitória nas urnas.
As probabilidades 1-2

Bruno de Carvalho

As eleições estão a ser completamente marcadas por esta figura. Do nada, ou assim parece, surge um candidato que de “lebre” passou a favorito em algumas faixas de sócios. Antigo membro da Torcida Verde (e actual diga-se) e mais recentemente chefe de secção do Hóquei Patins (não é uma estrutura interna do clube, o Sporting apenas dá o naming à equipa) Bruno de Carvalho é a figura mais desconhecida do passado do clube, mas muitos dos que o acompanham afirmam ser uma pessoa decidida e ambiciosa, que se encontra há muito a preparar um proposta para o futuro do clube.
A chamada de Inácio para liderar o futebol foi muito menos gravosa que por exemplo a opção Futre, mas não colheu muita simpatia inicial, estando a fazer-se agora um esforço comunicacional para melhorar esse aspecto. Sabe-se que vai apostar forte na escolha do treinador, apesar de muitas notícias apontarem para Domingos Paciência, parece mais inclinado para a escolha de um estrangeiro. Porventura esperará até que GL apresente a sua solução, para mais uma vez “golpear” a candidatura daquele que se tem esforçado para contrapor.
O fundo de jogadores tem sido o seu “cavalo de batalha”, onde aliás parece ter ganhos muitos pontos a favor, quase tantos como os que perdeu com a apresentação das suas listas, que contam com muito pouco para a força desta candidatura.
O grande problema de BdC será convencer os sócios mais antigos e conformados de que não é um aventureiro, uma vez que os votos dos mais jovens e revoltados será inteiramente seu.
As probabilidades: 1-4


Esta é a minha visão. Portanto, ainda indeciso.

Até breve.

5 comentários:

  1. Bom post Verdão. Também me parece que estás indeciso entre Pedro Baltasar e Bruno de Carvalho. Ou estarei enganado?

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    Quase que acertava, mas não. Estou indeciso entre duas candidaturas mas uma delas não corresponde ao seu palpite.

    ResponderEliminar
  3. Caro Verdão,

    A sua análise parece-me correcta e inteligente.
    Não é tão favorável como eu desejaria para a candidatura em que vou votar, mas é coerente ! E é a sua, naturalmente.
    Talvez a questão do treinador seja para si decisiva. Mas há uma questão importante que provavelmente não esteja a considerar: há uma agitação enorme no Norte, entre os associados do nosso Sporting, no sentido de irem a Lisboa no dia 26 "estragar" os planos do GL. Gente com muitos anos de ligação ao Clube, o que automaticamente exponencia esse movimento. Não sei se será sufuciente, mas eu acredito.
    Aguardemos
    SL

    ResponderEliminar
  4. é mais entre o bruno e o dias ferreira. já estive dividido também.

    ResponderEliminar
  5. Caros Jesus e Carlos,

    Como não faço nenhum tabu...Carlos, são de facto essas as candidaturas, apenas espero para ver como se comporta BdC até ao final da campanha, sabendo que ainda existem muitos argumentos por discutir. O fundo "russo" levanta-me algumas questões e como não sou especialista espero para saber através de outros sportinguistas o real valor da medida. Outro "medo" é a proposta para contratar 8 jogadores, confesso que é muita areia para a minha camioneta e nas mãos de Inácio, não sei se tb não será para a dele.
    Já de Dias Ferreira espero para ver se mantém a opção Futre, uma vez que "ouvi dizer" que não está fechada a hipótese de "outras" pessoas poderem ser "repescadas" para o cargo que iria ocupar, passando o mesmo para uma posição mais lateral ao departamento de futebol. Se assim for, a sua candidatura ganhará outro peso e fiabilidade.
    Caro Jesus, fico feliz com a sua notícia, pois para que GL não ganhe as eleições vai ser preciso muito empenho e dedicação de todos os sócios um pouco mais esclarecidos.

    ResponderEliminar