quinta-feira, 24 de março de 2011

Recta Final

Debate na SportTV. Mais um. E foi apenas isso mais um. Durasse a campanha mais uma semana e mais alguns debates e estes candidatos chegariam à conclusão que não existe nada que verdadeiramente os diferencie. A cada sessão destas fico com a ideia que apesar de algumas questões fracturantes como é o financiamento e a história da continuidade, no essencial estão todos de acordo:

Futebol

1/ É preciso investir na equipa de futebol para salvar o clube do abandono dos sócios.
2/ O próximo treinador do clube tem de ser muito melhor que os últimos
3/ Criar uma Equipa B, iniciar alterações estatutárias para que possa ascender à 2ª Liga

Politica

3/ O Sporting precisa de voz activa na Liga e na FPF
4/ Chega de alianças com Benfica ou Porto
5/ O Sporting deve exigir mais competência na arbitragem

Finanças

5/ Mais empréstimos não é solução, o pagamento dos juros tem de ser negociado
6/ É preciso uma auditoria aos últimos mandatos
7/ Um fundo de investimento privado de jogadores é uma solução viável

Modalidades

8/ As modalidades amadoras (de pavilhão) precisam de uma casa própria
9/ Criar novas modalidades (em ascensão) como o Rugby, Ténis e Golf

Estádio

9/ É essencial cobrir o fosso e pintar as cadeiras
10/ Rever a gestão do complexo Alvaláxia XXI

Sócios
10/ É importante criar o voto por correspondência
11/ Aproximar mais os sócios do clube, criando espaços e formas de participação

Mas o facto de não existirem projectos que se possam demarcar dos restantes não quer dizer que estejam errados, penso que quase todos os candidatos reviram bem as necessidades do clube e apesar de pensar que podia ter existido bastante mais criatividade nas soluções, ninguém pode dizer que não houve trabalho e preocupação.

Esta similitude obriga os sócios que irão votar no Sábado a ter como agente diferenciador o perfil de liderança e as escolhas conhecidas. Não é nada de muito diferente com o que acontece no Governo do País, onde as semelhanças entre PS e PSD são tão poucas que é a “figura” do candidato e seu discurso que vence as eleições.

Visto isto:

Abrantes Mendes

É uma espécie de Manuel Alegre destas eleições. Apaixonado, romântico e fantasista na sua real hipótese de ganhar. Se quisermos fazer justiça, também parece ser o mais honesto e ponderado no que diz aos sócios. É óbvio que a responsabilidade que não sente de ter de ganhar lhe permite ficar a assistir de cadeirinha à demagogia das promessas e à troca de insultos dos outros candidatos. Teria sido um fantástico Presidente há 10 anos atrás.

Bruno de Carvalho

De “nobody” a favorito foi um passo curto. Algo que só o avanço tardio das outras candidaturas e a rápida assunção que representa a ruptura deixou acontecer. Notou-se inteligência nalguns aproveitamentos, sobretudo na captura da opinião dos mais jovens e dos que acham que um camião de dinheiro resolve tudo. Tem o discurso que exibe um líder exigente e frio, destemido e “aventureiro”, o que quebra a ideia que o presidente do Sporting deve ser um cavalheiro moderado e polido. Isso traz-lhe muita simpatia de voto. Quer realmente um Sporting diferente e apresentou soluções com esse fim. Ninguém sabe o que vai ser capaz de fazer, mas uma coisa é certa, não irá ser nada do que temos vistos nos últimos 20 anos. Será melhor? Muitos acreditamos que sim e está na hora de arriscar, chega de cautelas e de medo!

Dias Ferreira

Não precisa de apresentações. É um candidato normal, de quem todos já têm opinião formada. É o grande “mistério” destas eleições, uma vez que pode ganhar muitos votos de última hora ao eleitorado de GL. Ninguém sabe se pode vencer ou ter 5% dos votos, mas eu arrisco que vai ganhar muitos dos votos dos indecisos. Verdadeiramente Futre não ajudou ao materializar desta lista, o que prova 2 coisas: a coragem de DF de não se ter “livrado” da sua escolha e de que os adeptos do Sporting não esquecem facilmente traições. Figo fez mais ou menos o mesmo que Futre, mas fê-lo para o Barcelona e não para um rival directo. Hoje Figo é um nome respeitado em Alvalade (e até esteve próximo de assinar pelo Benfica). DF tem sem dúvidas o melhor treinador.


Godinho Lopes

Não parece ter o perfil de grande líder, mas sente-se o esforço que faz para parecer sê-lo. A máquina de comunicação que o ajudou só….desajudou. As frases feitas que deve ter sido instruído para repetir até à exaustão retiraram fluidez ao discurso…a cassete de Freitas e Duque levou muita gente à náusea. No final dos debates fica a ideia de um homem pacífico, calmo, educado e generoso…provavelmente qualidades que o elevam como ser humano, mas que serão de pouca utilidade para a guerra feia e suja que o clube irá ter de disputar em breve (banca, rivais, liga, árbitros, etc).

Pedro Baltasar

Fico com a dúvida se esta é uma candidatura para vencer estas eleições ou as próximas. O candidato entrou demasiado tarde, sem grandes novidades e com um discurso indeciso entre a mudança e a ruptura. Ao longo da campanha foi-se tornando claro a adaptação de PB a estas lides clubísticas, mas a verdade é que parece uma proposta de fora para dentro do Sporting e não um movimento que tenha génese no seio dos adeptos e sócios do clube. PB parece uma pessoa bastante inteligente, com a capacidade clara de definir e executar um projecto. Com o acréscimo de ser de longe o que estaria mais preparado para trabalhar financeiramente o clube. Zico não convenceu, a definição do director técnico e chefe de scouting já foram apresentados fora de timing. Tudo somado dá um esboço de proposta e de liderança, com um projecto no papel muito coerente e objectivo. Faltou o principal, a proximidade e diálogo com as bases, os sócios.

Em resumo, parece claro que as eleições serão disputadas a 3 entre GL, BdC e DF. Ganhará a figura que se torne mais próxima da vontade dos adeptos de mudar, de crescer, de fazer diferente. Os jogadores que serão atirados para os media entretanto ajudarão a convencer alguns indecisos, mas no fundamental penso que será um resultado bastante dividido entre as 3 listas referidas. Ganhar-se á por uma curta margem de votos, o que acresce a responsabilidade de todos os sócios em votar em massa no candidato preferido.

Que ganhe o melhor. Que ganhe o Sporting! Viva o Sporting!

No final do noite de hoje e até ao resultado dos votos ser conhecido, este blog não comentará mais a campanha, respeitando o período de reflexão. Ela deve existir e ser profunda, isenta das “notícias de última hora”.

Até breve

2 comentários:

  1. Caro Verdão,

    Como todos os dias, vim saber a sua opinião. Particularmente sobre o debate de ontem.
    Como eu quase tudo, estou em sintonia consigo.
    Agora, em reflexão, que aplaudo, não quero deixar de lhe expressar o meu profundo e sentido obrigado. Para quem cá no Norte, está muito distante da realidade de muitas vertentes da vida do nosso clube, é com opiniôes lúcidas, inteligentes e rigorosas - sem que isso signifique esquecer a paixão ! - que se constrói a solidez do sentido de voto de cada um.
    A si carissimo Verdão, pelo que acabo de dizer e a Marta Aragão Pinto, no Sporting Apoio, por me ter devolvido a emoção de ser sportinguista, eu devo a satisfação de hoje: saber, sem reticências, a pessoa que quero ver à frente dos destinos do clube qua adoro e de que me orgulho ser associado há longos anos - 4 votos!
    Sábado lá estarei e não vou só !...
    Obrigado mais uma vez.
    SL

    ResponderEliminar
  2. só espero que o Bruno de Carvalho ganhe para rebentar com o sporting de vez... os sportinguistas não aprenderam com o exemplo do outro lado da rua e com o génio do vale e azevedo? está bonito isto... boa sorte, quando estiverem na segunda eu venho cá dizer que vos avisei...

    ResponderEliminar