quarta-feira, 23 de março de 2011

Sonhos para quem sofre de pesadelos

Primeiro foram as definições de quem é candidato. Depois os candidatos elegeram o director para o futebol. O director escolheu o treinador. Agora cada lista procura nomes de jogadores. Digo nomes porque não há qualquer critério na escolha. Não é pelo potencial, não é pela vantagem do negócio, nem sequer é pelo modelo de jogo que o treinador imporá. É o nome pelo nome. Interessa apenas que seja conhecido e de preferência que já tenha passado por um grande clube europeu.

De todos os mais de 30 nomes que já passaram pela imprensa, apenas 4 vejo como contratações capazes de dar à nova equipa reais hipóteses de fazer muito melhor. Elmander do Bolton, Drenthe e Pedro Leon do Real Madrid e Santon do Inter. São jogadores com características especificas e provas dadas de força para agarrar um lugar de caras no onze do Sporting. Para quem não conhece bem estes 4 jogadores (o que é difícil) deixo aqui as minhas notas de scouting de trazer por casa.

Elmander (Sueco) – 29 Anos – 1,88m
É um jogador que se impõe pela força e desempenho atlético. É daqueles que aos 93 minutos ainda faz um sprint de 60 metros. Não é nenhum tosco com a bola, tem capacidade de drible mas não é esse o seu forte. O seu grande cartão de visita é o remate e desmarcação, o que faz com que habitualmente marque muitos golos, mesmo que sejam raras as vezes que joga no lugar de ponta-de-lança. Pode jogar em qualquer das alas, visto ser eficaz com os dois pés (raro no futebol) e no lugar de avançado.

Drenthe (Holandês) – 25 anos – 1,67m

Este esquerdino que pode jogar na ala esquerda (posição preferida) ou como defesa-esquerdo (adaptação com menos sucesso), tem como principal atributo a sua irrequietude dentro de campo, nunca estando imóvel durante os 90 minutos. Rápido, confiante no seu arranque (lembram-se de Douala) é destemido e não evita o contacto físico com os defesas. Este facto faz com que seja uma grande dor de cabeça para os laterais que não podem dar muito espaço de manobra ao holandês. È conhecido por ser bastante temperamental.

Pedro Leon (Espanhol) – 24 anos – 1,83m

Grande talento de Espanha. Apenas com 16 anos já era uma vedeta da “roja” das camadas jovens. Do Múrcia para o Valladolid, do Levante para o Getafe, provou que soube crescer até despertar o gigante Real Madrid. É um médio com uma capacidade técnica fora do normal, excelente driblador e passador, marca bem todas as bolas paradas, graças a um pé direito exímio em efeitos na bola. Não é muito rápido, mas domina o espaço da ala como se fosse plenamente seu. No Real vê-se tapado por um DiMaria mais capaz de interpretar o esquema de 3 avançados. Leon é um extremo à antiga e precisará sempre de um homem mais avançado como referência. Também pode jogar como pensador central do ataque, mas com pouca capacidade de choque diminui a sua influência no jogo.

Santon (Italiano) – 20 anos – 1,87m

É bastante improvável que PB consiga este jogador. Primeiro porque o seu passe vale qualquer coisa como 15-20me. Depois porque é o lateral esquerdo “nomeado” pelos experts da imprensa transalpina para substituir esse “monstro” Maldini na Selecção de Itália. È um lateral esquerdo moderno, bom a defender e rápido a subir na linha. Remata bem e é muito disciplinado tacticamente. É curioso que tenha feito toda a recente carreira como lateral esquerdo, já que é dextro, mas sabe-se lá porque rende mais na esquerda. Mourinho nunca teve hesitações em usá-lo como substituto ora de Maicon, ora de Zanetti, ganhando muitas vezes o lugar ao lateral / central Chivu.

Enfim…sonhos…válidos até 26 de Março?

Até breve.

3 comentários:

  1. ah tá bem, o Garay, Alex Silva e Rodriguez não te interessam..engraçado, deves preferir o Polga e o NAC...já agora também apreciava o jogo do Dhrente mas desde o europeu de sub 21 em Portugal há uns anos que não faz nada de jeito.

    ResponderEliminar
  2. de resto tou de acordo, Elmander, Leon e Santon, juntamente com os centrais que atrás referi são exatamente o tipo de reforço que precisamos..Hugo Almeida também daria jeito

    ResponderEliminar
  3. Bruno de Carvalho "desmascara" Pedro Baltazar em directo
    http://www.youtube.com/watch?v=pZDgDqcoM38

    Reparem na capa do correio da manhã de hoje
    http://www.cmjornal.xl.pt/capa.aspx?channelid=00000020-0000-0000-0000-000000000020&contentid=0145ee23-07f1-4aa0-afc3-7bc963136447

    ResponderEliminar