terça-feira, 22 de março de 2011

Uma dúvida em bola de neve

Desde há duas semanas que todas as análises sobre as hipóteses de ganhar as eleições do Sporting dão como certo um cenário: a luta taco-a-taco entre GL e BdC. O mais engraçado é que ninguém se perguntou ainda se este cenário é real. As sondagens num clube de futebol são porventura os inquéritos mais falíveis de todos. Existem muitos sócios que não poderão votar e alguns que não querem votar. Dos que vão votar, e espera-se uma grande votação, ninguém poderá saber ao certo se os votos não flutuarão em poucos dias.

Esta última semana está a ser hiper-informativa, recheada de debates, sessões de esclarecimento, entrevistas, conferências de imprensa, etc. Sucedem-se os rumores, os anúncios, os contactos e outras formas de manifestar possibilidade de contratar jogadores. Esperam-se muitas novidades para os últimos dias, especialmente nas candidaturas que se vêm supostamente atrás de BdC. Nesta lógica parece evidente que a lista de GL e DF farão tudo para até ao final ganhar o máximo de votos. E parece que vai valer mesmo tudo.

É portanto um cenário em plena evolução, um enquadramento difícil de prever. Mas  parecem dados certos que, GL reunirá os votos dos mais conservadores, DF e PB conquistará os menos conservadores e BdC assumirá o eleitorado mais insatisfeito. Agora o que ninguém sabe é que percentagem de voto tem cada sector do eleitorado. Tenho assumido que os sócios mais antigos darão maioritariamente o voto a GL, o que será quase o mesmo que vencer por grande margem as eleições. Mas, e este é um cenário que não tenho forma de materializar, e se não fosse GL o candidato preferido desta faixa de sócios? E se fosse DF?

E se de repente a luta fosse entre DF e GL? Ou entre BdC e DF? Não sei porquê, acho que parte da massa de adeptos de GL está a resvalar para DF e AM. Tenho um feeling...

Até breve.

2 comentários:

  1. Caro Verdão,

    Também acho que o debate de ontem poderá vir a causar uma substancial transferência de voto. E essa transferência não me parece que beneficie de modo algum GL. São demasiadas incongroências e tiros nos pès. Como me parece que a faixa de associados que teoricamente priveligiariam GL, não se transferirá para BdC e muito menos para PB, receio bem que DF e SAM sejam os beneficiados.
    O dia de hoje trouxe também uma entrevista a BdC, na RTPN pouco depois das 22.00, onde, sem os remoques e insultos de GL e PB, ele teve oportunidade de expor com clareza e desenvoltura as ideias que defende para o Sporting. Como era dia de Trio de Ataque, que foi apresentado pouco depois, se as minhas suspeitas se confirmarem e a audiência na entrevista tiver sido significativa, receio bem que os efeitos do que hoje disse BdC, tenham reflexos bem mais significativos que o debate de ontem, ou mesmo que o primeiro debate na SIC.
    Esteve bastante bem hoje o Bruno de Carvalho. Muito calmo e seguro e quando assim é qualquer pessoa evidencia com mais verdade aquilo que transporta dentro de si.
    A minha angústia de ontem desapareceu.
    Faltam 4 dias ...
    SL

    ResponderEliminar
  2. Ah, esqueci-me de um pormenor importante: o Trio de Ataque fez uma sondagem entre os espectadores, sobre o provavel vencedor das eleiçõs no Sporting. Resultados, se bem me recordo:
    1º - Bruno de Carvalho .... 34%
    2º - Godinho Lopes ........ 29%
    3º - Pedro Baltazar ....... 15%
    4º - Dias Ferreira ........ 14%
    5º - Abrantes Mendes ...... 3%

    Os resultados dos três últimos poderão não estar rigorosamente certos, pois a minha memória fotográfica deixa algo a desejar, mas nos dois primeiros não tenho dúvidas.
    SL

    ResponderEliminar