segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Descubra as diferenças

Desde sempre que achei que uma equipa não deve viver de "lamentações" para se orientar a cumprir objectivos. Mas existe uma realidade que longe de ser uma vitimização, é uma grande diferença de tratamento. Falo da "eterna" vontade de motivar os adeptos benfiquistas e desmotivar os adeptos leoninos. O canal é a imprensa, e já começa a ser demais a decalage de noticias que afectam um clube e o outro.

O Benfica começou miserável, o Sporting começou mal. Mas não é isso que consta dos jornais. No Record e Bola o Sporting terá de confirmar a sua subida de rendimento e o fracasso de Pongolle,  enquanto no Benfica é realçado o goleador Cardoso, a grande novidade Salvio, o sempre comandante Aimar, o infortúnio de Coentrão que estava a iniciar outra grande época, desapareceram as referências a Roberto e ninguém fala do desacerto de David Luiz ou Luisão.

É como uma realidade virtual que se constrói todos os dias. Ás vezes impulsiona a equipa, o que foi visível na última época, noutras criou um fosso de verdade em que os jogadores encarnados não estiveram à altura. Na minha opinião destaca-se pouco as virtudes deste Sporting e exagera-se um pouco na capacidade actual deste Benfica. A próxima jornada será esclarecedora. O Sporting recebe em sua casa o Olhanense e o Benfica desloca-se a Guimarães. Ambos os testes são complicados. Em Alvalade a equipa algarvia vai tentar no contra-ataque surpreender os leões enquanto este renovado Guimarães irá tentar confirmar o seu bom momento e sobretudo aproveitar o facto da equipa de Jorge Jesus estar proibida de perder.

A 6 pontos do Porto, perder na cidade berço pode à 4ª jornada "quebrar" grande parte do balanço de campeão deste Benfica. De seguida recebe o Sporting o que ainda ajudará a mais stress. Para culminar vai à Madeira defrontar o Maritimo e recebe o Braga. O Sporting depois da Luz, recebe o Nacional e desloca-se a Aveiro para enfrentar o Beira-Mar. Afinal quem é que vai ter um Setembro complicado? Parece-me que os jornais estão a fazer um belo trabalho em "acalmar" os benfas. Penso que para o Benfica podem acontecer dois cenários: acabar a 7ª jornada a 10 ou 11 pontos ou manter os 6 que tem, quiça recuperando alguns. Para o segundo cenário vai ser preciso um Benfica que ainda ninguém (excepto a tal imprensa) pôs a vista em cima.

Entre cenários mais dramáticos e heróicos, a verdade pura e dura é que dos 3 grandes, Benfica é o que parece envolto em piores lençóis e apesar de parecer que Paulo Sérgio era o treinador que iria trabalhar com mais brasas no seu programa, não é de todo surpreendente se Jesus não chegar a ver a 9ª jornada no banco encarnado. No futebol tudo muda em poucos jogos e não acho que esteja nada decidido, Sporting e Benfica jogam pouco, o Porto não está a dar facilidades e o Braga confirma-se como um forte competidor neste campeonato. Nos próximos dias é de esperar a onda actual de tranquilizantes e anti-depressivos para Jesus e companhia, um colinho diga-se, muito conveniente para uma equipa sem margem de manobra.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário