segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Uma noite para esquecer ou lembrar?

Já referi que consequências deve acarretar esta nova derrota, não vos vou maçar com campanhas anti-treinador, mas olhando para o jogo de hoje à noite fica uma sensação de missão não cumprida, falhanço e não acho que devemos "saltar" em cima dos jogadores. Já leio por aí autênticas crucificações a Patrício, a Pereira, a Coelho, Maniche, Fernandez, Valdez, Liedson, Postiga, Djaló. Pelos vistos só Evaldo, Carriço e André Santos se salvam da "fogueira".

É impressionante não entender que o falhanço da equipa foi completamente colectivo e não assente em nenhuma prestação individual. Quando um jogador se exibe abaixo do colectivo, é automática a noção que falhou, mas faço a pergunta: foi um jogador que falhou ou foram 10? Excluo sinceramente Carriço que fez uma partida de leão. Mas foi uma ilha perdida num mar de dúvidas. Quando assim é, julgo ser o mais correcto possível dizer que falhou a equipa. Quando isto acontece, de quem é a culpa? Quem vamos substituir? Quem salvará este Sporting?

Em dois meses, Paulo Sérgio não consolidou a equipa, continua a fazer testes, continua a hesitar entre esquemas tácticos e parece ter alguma dificuldade em resolver problemas. Vejamos:

Problema 1 - Finalização

Nordsielland - Sporting 0-1 (Vukcevic)
Sporting - Nordsielland 2-1 (Postiga, Maniche)
P.Ferreira - Sporting 1-0
Sporting - Brondby 0-2
Sporting - Maritimo 1-0 (Fernandez g.p.)
Brondby - Sporting 0-3 (Coelho, Evaldo, Djaló)
Naval - Sporting 1-3 (Liedson, Fernandez g.p., Djaló)
Sporting - Olhanense 0-0
Lille - Sporting 1-2 (Vukcevic, Postiga)
Benfica - Sporting 2-0

Quando Liedson tem 1 golo marcado, Postiga 2 golos, Djaló 2 golos, Saleiro 0, em 10 jogos realizados, isso quer dizer muita coisa. O diferencial entre golos marcados e sofridos é 12-8. Não enfrentámos grandes adversários e à excepção do Benfica, que de facto é "do nosso campeonato" os outros jogos eram acessíveis. Em 4 dos 10 jogos não marcámos golos, o que quer dizer quem em 40% das partidas, os nossos jogadores não conseguem encontrar o caminho da baliza. Mesmo com Bento ou Carvalhal, duvido que tivéssemos estes rácios. 

Aqui reside o maior dos dilemas. Mandar Liedson para o banco não resolve nada. De facto nada nos diz que temos mais probabilidades de marcar com Postiga, Djaló ou Saleiro. O levezinho está em baixo de forma? Não. Não me parece. Liedson está naturalmente a perder fulgor e a entrar no ocaso da sua carreira, é pois normal que não tenha o rendimento de outras épocas. Depositar nos outros atacantes do plantel a responsabilidade de marcar é estar cego às prestações dos mesmos nas anteriores épocas.

Solução? Esperar por Dezembro. Esperar por um bom avançado. Parece-me que a equipa pode fazer muito mais com um goleador no onze, mas ele não existe neste momento nem vai cair do céu.

Problema 2 - Criar ocasiões de golo

Não marcar é um problema, mas tal como vimos hoje, não criar oportunidades é ainda mais aflitivo. Os mais ingénuos vão cair na conversa do "criámos várias oportunidade..." e não verão que neste último jogo a primeira oportunidade chegou aos 70 e tal minutos de jogo e em boa verdade foi a única. Não confundo remates com ocasiões reais para marcar. Esta incapacidade, que é mais gritante quando temos pela frente equipas que não se importam de defender o resultado, é por demais evidente.

A culpa? Existem muitas, mas a principal quanto a mim é a incapacidade de criar superioridade numérica no ataque. Os médios e os avançados deslocam-se, mas parecem sempre muito distantes da área, como que se "protegessem" da missão difícil que é jogar nos últimos 30 metros de campo em ataque continuado. Temos bons médios que transportam bola, Vukcevic, Valdez, Fernandez, mas incrivelmente não conseguem chegar à área em condições de realizar o último passe, obrigando os avançados a jogar sempre de costas para a baliza à espera de uma bola metida pelos trincos, centrais ou laterais.

Solução? Treinar a equipa para realizar movimentos de subida colectiva, jogadas de envolvimento, dar aos jogadores a exacta ideia do que estão a fazer mal. Começando com o básico. Fernandez é um excelente jogador, mas não pode andar um jogo à procura da bola, assim que tem a bola nos pés os seus colegas devem abrir linhas de passe em progressão, mas basta ver 2 ou 3 jogadas para entender que é o contrário que acontece, os jogadores afastam-se do portador da bola...problemas que já vêm da época passada que quanto a mim deve-se a uma deficiente preparação técnica.

Problema 3 - Bolas paradas

Somos completamente permeáveis a defender livres e cantos e somos completamente ineficazes nas mesmas situações quando atacamos. A altura não justifica tudo.
Solução? Treino e confiança. A primeira parte não está a ser conseguida, apesar das repetidas admissões de culpa e a segunda parece ainda mais problemática.

Só uma última mensagem de tristeza para os Sportinguistas que se dão como satisfeitos por estarmos 1 ponto à frente do Benfica e acharem que isso vale de alguma coisa. A missão do Sporting não é ficar à frente do Benfica, é ficar à frente de todos. Para os que ainda não estiverem convencidos, chamo à atenção que fora paixões clubísticas  o Benfica foi melhor do que o Sporting no derby, o que nos deverá por a pensar por quanto tempo estaremos acima do clube da Luz. E depois? Quando formos relegados para 4º ou 5º lugar (ou se conseguirmos lá chegar) talvez aí os últimos defensores de Paulo Sérgio abram os olhos.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário