quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Os leões "azuis"













Ficamos a saber hoje, na verdade já muito se falou antes, que Paulo Bento é o favorito da actual estrutura da FPF para substituir Carlos Queiroz. Confesso que tenho pensamentos contraditórios em ralação ao assunto. Se por um lado acho que pode ser o homem certo para um lugar fragilizado, sinto também que o nome só está a ser considerado por ter o "apadrinhamento" silencioso de Pinto da Costa.

Nunca fui um entusiasta do Professor Carlos Queiroz como Seleccionador. Reconheco-lhe um óptimo sentido de planeamento e visão global do desporto, mas falta-lhe a inteligência táctica e a liderança de balneário. Seria a meu ver o melhor candidato para Presidente da Federação, Director técnico de todas as Selecções ou outro cargo de secretária. Cometeu muitos erros durante estes dois anos e o principal foi nunca ter tido a equipa preparada para assimilar a sua visão defensiva e cautelosa, ao melhor estilo italiano, do futebol.

O jogador português é impulsivo, estóico quando é preciso, mas precisa de canalizar a sua criatividade. Nunca uma equipa portuguesa saberá "esperar" o adversário, dominar fisicamente a posse de bola ou manter as linhas abertas mais próprias de lógicas germânicas ou nórdicas. O futebol português é apoiado, assente na desmarcação e capacidade de ler os espaços vazios. O treinador da Selecção deve compreender isto sem baralhar os jogadores em neo-tácticas de mixologia com outras escolas de futebol. Morfologicamente e psicologicamente é mais difícil trabalhar na equipa de Portugal outra coisa que a sua essência estranha e rejeita.

Paulo Bento não é um mestre de tácticas. É muito rigoroso, disciplinador, motivador e um verdadeiro chefe, mas não lhe peçam para fazer evoluir uma equipa com movimentações e dinâmicas complexas. Nisso estará adaptado às necessidade de uma Selecção, que é basicamente uma equipa que não treina e não faz experiências, adapta, engloba o que pode e o que precisa do trabalho que é feito nos clubes.

Irrita-me que embora ajustada a escolha, esta tenha, mais uma vez o aval de Pinto da Costa. Ao afirmar que PB é um treinador que encaixaria na filosofia do Porto, o Presidente portista com a sua empatia rotulou imediatamente o ex-treinador do Sporting. Pode até ser que PB lide melhor com isso do que CQ, que não hesita em "pagar" a preferência de PC com uma gestão bastante "cuidada" dos activos e futuros activos dos portuenses. Não espero que Paulo Bento dobre tão facilmente, mas será natural que entendendo que recebe o lugar através de um acordo tácito entre Porto e Benfica, se sinta inconscientemente agradecido por esse facto.

É um jogo de poder que o Sporting não partilha há décadas. Com Paulo Bento até pode nem precisar de o fazer, afinal ele treinou e segui muitos dos jogadores que agora fazem parte dos quadros da Selecção. Mas tenho um palpite que mais uma vez os "Santos da Casa" não façam milagres e continue a saga do desfavorecimento leonino nas entradas da Selecção.

Até breve

2 comentários:

  1. É mais um para triturar.
    Não vejo que seja um Seleccionador consensual e acima de tudo que tenha dado provas para o desempenho do cargo.
    Se aceitar vai uma vez mais sujeitar-se a ser carne para canhão ao meter-se na boca do lobo (significando isto que pactua com o "Polvo"). Não lhe desejo tal sorte.

    ResponderEliminar
  2. Nunca se sabe. Do pesadelo ao sonho às vezes é uma bola no poste. Se conseguir o apuramento a sua cotação sobe tremendamente. É um risco e o PB já se sabe que gosta de probabilidades negativas.

    ResponderEliminar