sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Olho para Olhão

No próximo Sábado, o Sporting defronta o Olhanense. Apesar do favoritismo claro, é preciso olhar este clube Algarvio com alguma desconfiança. Não vi nenhum jogo da equipa de Faquirá, mas a julgar por outras equipas que já orientou, deverá chegar a Alvalade para jogar bem fechado lá atrás e espreitar o contra-ataque, principalmente na segunda parte e se o marcador se mantiver a zeros. É sempre a mesma estratégia, perder tempo desde o primeiro minuto, tentar enervar os jogadores do Sporting mais criativos com faltas constantes, por 4 defesas, 3 trincos e 3 homens rápidos na frente.

Mas conhecendo a táctica há que olhar para quem representa esta época o clube de Olhão. No plantel existem bons jogadores como os "leões" Ricardo Baptista, Carlos Fernandes, João Gonçalves, Mexer, Paulo Renato e Paulo Sérgio. Somam-se Moretto (espero que esteja naquelas noites azaradas que só ele sabe ter), Lulinha, Jorge Gonçalves, Rui Duarte, Djalmir e Yontcha. Não é evidentemente uma equipa fraca. Espero que seja um daqueles jogos "tornados" fáceis, ao marcar cedo e manter a vontade de marcar mais golos. Tenho bem vincada ainda a aflição contra o Marítimo, com uma primeira parte completamente desperdiçada em movimentações estéreis.

Não sei se a táctica de 4-2-3-1 será para manter, ou se PS adaptará os mesmos jogadores num 4-1-4-1 ou num 4-1-3-2 com Maniche a avançar (em ataque) até à linha composta por Valdez, Fernandez,e Djaló, ou manter Maniche mais atrás e chamando Vukcevic para o lugar de Valdez, adiantando Djaló. Confesso que a jogar em casa, frente a um adversário defensivo, Djaló deverá fazer mais um jogo sem espaço e sem linhas abertas para a baliza e logo, passar ao lado da partida. Se estivesse no lugar do treinador do Sporting preferiria talvez Saleiro ou Postiga em prejuízo de um Djaló ponta-de-lança.

Seja qual for a táctica, era excelente continuar a ganhar jogos e se possível pelos 3 golos com que brindámos os últimos 2 adversários. Na baliza já sabemos que vamos ter Patricio, o que é bom para o jogador, saber que só pelo mérito de Hildebrand e o seu demérito perderá a titularidade. Ele e qualquer jogador do Sporting devem entender a entrada no onze como uma conquista permanentemente e não um estatuto que se adquire no principio da época.

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário