sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Suplentes ? Quem? Nós?

A coisa correu bem. O Sporting venceu o Lille e ninguém pode dizer que não foi melhor que o adversário. Ok, não esmagou o clube francês com futebol ofensivo, de alto índices técnicos, de não deixar respirar os jogadores oponentes. Mas convínhamos o Sporting não é o Barcelona. Para uma equipa que ainda procura uma identidade dentro de campo, não confundir com atitude, isso a equipa revela ter, o jogo foi bem conseguido.

Passes falhados, alguma dessincronização nas saídas de bola e aqui e ali algum esquecimento defensivo são próprios de um onze nada rodado e sem as empatias que advêm de muitos jogos em conjunto. Apesar disso, a equipa mostrou a garra e a coragem de querer mais do que apenas o cuidadoso empate. Paulo Sérgio teve alguns cuidados extra com a posse de bola dos franceses, Saleiro e Postiga tiveram ordens para “morder” os médios a todo o custo e os médios Zapater e Santos nunca se aventuraram demasiado em lances ofensivos.

Não se foi uma vitória da coragem de Paulo Sérgio ou um atrevimento dos suplentes, o que é certo é que começamos a Liga Europa da melhor forma vencendo no terreno mais difícil. O sabor deste arranque pode e deve inspirar os jogadores para o derby e alimentar ainda mais a concorrência por um lugar no onze. Agora a análise um a um:

Tiago
Bem no geral. Falhou no golo do Lille, mas justificou a aposta, pareceu sempre seguro e focado.

Abel
Segundo aviso do lateral a Pereira, se continuar a exibir-se tranquilo na defesa e afoito no ataque pode ser que lhe garanta a titularidade um dia destes. Fez um bom jogo.

Torsiglieri
Grande surpresa. Para quem ainda quase não tinha jogado o argentino mostrou valor e personalidade. Não é um lateral, mas pode ser um boa alternativa a defesa-esquerdo. Uma entrada muito dura no inicio podia ter estragado a sua prestação, mas foi-se aguentando a defender. Como uma muralha, nunca deu hipóteses aos atacantes e salvou muitas bolas. Atacou pouco, mas bem.

Carriço

Grande jogo do capitão. Está a assumir-se como um dos valores inquestionáveis da equipa. Tirou tudo, varreu tudo, cortou tudo. Nota-se que quer “mandar” na equipa o que é excelente.

Polga
Outra surpresa. Se jogasse sempre como jogou contra o Lille nunca Coelho e Torsigleiri teriam hipótese de lhe ganhar o lugar. Ter um central assim como alternativa, ou seja o Polga bom, é uma garantia no lugar.

André Santos

Ás vezes faz lembrar o Paulo Sousa e para o ser completamente só lhe falta um pouco mais de sentido posicional, para não ter de andar a recuperar terreno que nem um louco. No lance do 1º golo, surge adiantado o que ajudou, mas também é uma prova de que talvez não devesse estar ali. Bom jogo e está a ser um dos mais estáveis na equipa exibicionalmente.

Zapater

Apesar de falhar alguns passes, não ter a melhor noção do espaço entre os colegas e faltar-lhe algum fulgor físico, revelou ser de uma utilidade extrema no meio campo. Não engana é um médio que sabe defender e atacar, é o tal box-to-box. Precisa de mais entrosamento e jogos nas pernas para crescer e ganhar confiança.

Salomão
Muito talento e rapidez. Podia ter marcado, mas essa falha não manchou uma exibição atrevida do garoto. Tal como Zapater e Torsiglieri faltam jogos e conhecimento dos colegas.

Vukcevic
O sérvio abriu com um golo e apesar de óptimos detalhes técnicos, não foi muito participante na partida. Contribuiu para a vitória, mas precisa de estar mais em campo e não esperar tanto que a bola lhe chegue redonda. Lutou defensivamente o que o desgastou mais cedo do que é habitual.

Postiga
É dos avançados que conheço com mais jeito para tratar a bola, se o jeito para criar espaço para rematar fosse tão bom seria dos melhores avançados do mundo. Mas Postiga muitas das vezes faz um sprint a mais, uma finta a mais e perde o tempo e a energia que devia guardar para ser mais incisivo na área. Um golo e muita correria para recuperar bolas dão-lhe mesmo assim uma nota bem positiva.

Saleiro
A disponibilidade que mostrou em conjunto com Postiga para tapar a zona central da saída de ataque do Lille foi uma surpresa. Tem de ser assim Saleiro. Um avançado tem de fazer muito mais do que apenas esperar que a bola lhe caia no pé para rematar à baliza. Não foi uma dor de cabeça para os centrais, mas esteve bem na maior parte dos lances. Falta-lhe um golo ou outro para ganhar mais atrevimento.

Pereira
Entrou para substituir Vukcevic e ainda teve tempo para criar uma boa oportunidade. Serviu para o que foi chamado ou seja ajudar Abel a aguentar o flanco.

Evaldo
O mesmo que se aplica a Pereira.

Coelho
Substituiu Saleiro para impedir o chuveirinho nos últimos minutos. Afinal não houve.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário