quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O Lille é uma equipa que vale pelo colectivo

Foi a constatação de Carriço sobre a valia do próximo adversário na Liga Europa. Mas a questão que se põe é: O Sporting vale pelo quê? O colectivo leonino vive neste momento de três condições:

1- Os golos de Liedson
2- A força dos seus trincos Santos e Maniche
3- O que Pereira e Evaldo conseguem dar em profundidade nas alas
4- As linhas que Valdez e Vukcevic abrem para Fernandes poder pensar o jogo

No último jogo, o Olhanense, entendo tudo isto impediu que estes pontos fortes entrassem em campo, portanto o resto das características da equipa foram insuficientes para marcar um golo à equipa algarvia. Frente ao Lille, jogando em contra-ataque, pode ser que exista mais espaço para jogar, mas o Sporting não tem matrizes de jogo de tracção a trás e será um erro enorme "esperar pelo golo francês".

Ainda para mais Valdez, Liedson e Maniche não vão poder jogar, obrigando PS a recorrer a Djaló para uma das alas em parceria com Vukcevic. Na frente talvez Saleiro faça as vezes de Liedson e no meio campo será Zapater a tomar o lugar de Maniche. Os franceses gostam de um jogo apoiado, assente em dois interiores a dar apoio a um ponta-de-lança e um 2º avançado. Quebrar o predomínio no centro do terreno do adversário será a primeira batalha a ser ganha pelo Sporting e para isso Vuk e Djaló nunca serão boas hipóteses, não recuam bem e não têm a potencialidade de lutar pela bola.

Penso que a melhor alternativa seria jogar com Djaló pelo centro, solto a combinar com Fernandes e Zapater atrás de si, com André Santos no centro e Vuk e Pereira nas alas. Na defesa, Abel e Evaldo nas laterais, Carriço e Coelho no centro. Patrício "merece" a titularidade. É uma espécie de 4-1-4-1 que daria muito jogo pelas alas, impedindo o avanço dos interiores do Lille e a sua supremacia no meio-campo. Nesta táctica de "bancada" tiramos o melhor partido dos jogadores disponíveis e salvaguardamos um jogo apoiado nas linhas. Pelo centro falta-nos um avançado e um 10 em grande forma.

Mas o técnico, por agora é PS e veremos o que preparou para este encontro, sendo que é pacifico que vai ser preciso encontrar uma forma de por o 4-2-3-1 habitual a manobrar de forma diferente, o Lille não é o Olhanense e a equipa não mostra "saúde" para obrigar o adversário a correr atrás do seu jogo. Oxalá me engane.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário