domingo, 26 de setembro de 2010

Menos uma semana

O que se pode dizer depois do jogo frente ao Nacional é que não empatámos um jogo, perdemos uma semana.
Uma semana a menos para mudar, para abanar a equipa, para tentar dar um novo rumo ao futebol do clube. Retive o ar desolado de Paulo Sérgio ao atravessar o relvado para...cumprimentar o árbitro. É isto a nossa equipa, um permanente deserto de ideias colectivas.

Quase toda a equipa se esforçou, lutou, mas a inspiração nunca chegou, Vukcevic tentou e muito dar qualquer coisa ao jogo, mas esteve sozinho e depois de um golo inesperado de Saleiro, a equipa desarmou um pouco e o Nacional que não fez nada para o conseguir empatou. Menos 2 pontos. Menos uma semana. Que tristeza agonizante ver a prestação deste Sporting. Em 6 jogos, 2 vitórias, 2 empates (em casa!!) e 2 derrotas. É um pecúlio digno de um clube que luta pelo meio da tabela e não de um candidato sequer aos lugares UEFA.

Qualquer um pode entender que a equipa não está bem, que o treinador não é capaz de dar a volta à situação, que Bettencourt e Costinha estão a dar demasiado tempo a Paulo Sérgio. Não sou bruxo e nem adivinho muita coisa, mas consigo adivinhar o ambiente de balneário de uma equipa que com o horizonte no título, não vence à quatro jogos, marcou 1 golos nas mesmas partidas e sente que está mal e sem rumo para melhorar.

Aos adeptos leoninos que se contentavam com o facto de estarmos 1 ponto à frente do Benfica, aí está o fim dessa alegria tosca...estamos a 2 pontos do Benfica, a 3 pontos do Braga e a 10 do Porto, estamos em 7º lugar e com a ligação entre equipa e adeptos completamente destroçada.

Já referi que não podendo mudar de presidente e sendo cedo para despedir Costinha, temos de mudar de treinador. O risco de fazer uma época ainda pior do que a passada já não é distante é real e muito previsível. Tenho vindo a repetir-me nesta ideia e vou continuar a fazê-lo até que veja alguém com competência no banco leonino, alguém a que se veja alguma capacidade de inverter a lógica de futebol de meio da tabela, que neste momento rege os nossos jogadores.

Quantas derrotas, quantos empates caseiros, quantas humilhações teremos de aguentar até que JEB agarre nos destinos do clube e confronte Paulo Sérgio com a fraqueza da sua prestação, com a desilusão que nos traz ver os jogos do Sporting. Isto nunca mais acaba e começo a pensar que dirigentes que não tomam decisões, não estão a defender a equipa e a saber ter calma - estão a adiar o futuro do clube e a jogar fora mais uma época. Não posso mais com o ar pacifico e calmo de JEB nas bancadas, a ver o clube a ser constantemente ineficaz e incompetente.

O que custa arriscar, o que custa tentar algo diferente, o que custa admitir que se errou. O orgulho é um defeito e não uma virtude e está a custar-nos não uma equipa, mas uma ideia de clube. Este Sporting que passeia a sua calma de derrota em derrota é me estranho, prefiro a impaciência, a raiva, a exaltação. Pelo menos estas últimas expressão paixão e emoção e isso é tudo o que o clube não pode perder, se o fizer deixará de ser de facto grande.

Peço desculpa pela verborreia, mas confesso que me dá raiva esperar por apenas mais uma semana de humilhação em vez de esperar por ver futebol e espectáculo. A raiva vem da evidência que o clube não tem um bom treinador, a frustração vem da incapacidade que os dirigentes revelam em entender isto.

Até breve.

1 comentário:

  1. Desculpem, mas eu não consigo dizer nada, a não ser que a TRISTEZA que sinto é astronómica...

    fccrato.blogspot.com

    ResponderEliminar