sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O regresso da ambição...e do risco

Aprovada a reestruturação financeira do clube, JEB inicia um novo tempo no Sporting. Um tempo em que terá mais capacidade orçamental para gerir o clube e garantir o acesso a outro nível de jogadores e treinadores. Para trás fica um outro clube, porventura mais calculista, realista e assente na premissa de recorrer à Academia para construir planteis após planteis. Também neste virar de página se abandona a ideia que o Sporting pode competir com Benfica e Porto com menos de metade dos seus orçamentos.

Todos sabemos que este novo modelo por si não faz melhores contratações, não programa melhor os calendários competitivos, não escolhe directores desportivos. Mas teremos todos de admitir que existem diferenças entre deixar sair o capitão do clube para um rival directo e renovar o contrato (nem que seja para o vender num momento mais apropriado) existem diferenças. É esta nova janela de oportunidade que pode interromper a verdadeira “depressão” que se instalou nos adeptos leoninos. Não é fácil para ninguém ver que não tem os argumentos dos seus adversários e querer na mesma ganhar derbys, ganhar títulos.

Esta Assembleia inaugura o ano de 2010 como um verdadeiro ano zero, como uma fase de transição em que se espera o regresso de um clube à sua matiz competidora, ambiciosa e apesar de mais arriscada, com mais hipóteses de sucesso. Os arautos da desgraça calar-se-ão à primeira grande vitória sobre um rival ou uma série ganhadora de vários jogos. Leio na blogosfera que alguns acham que esta mudança é dar “pérolas a porcos”, estes alguns que não referem qual seria a melhor alternativa, uma vez que não gostam também do modelo actual.

Acho que podemos e devemos usar da nossa inteligência para acompanhar o dia-a-dia do clube. Podemos e devemos criticar a Direcção, o treinador e os jogadores. Mas qualquer que seja a crítica, não deve chegar solteira, ou seja, eu posso dizer “eu não concordo”, mas devo também acrescentar o porquê, lugar onde devo explicar as alternativas que a meu ver seriam mais viáveis. Mas não é isso que está a acontecer recentemente. A equipa perdeu, então a culpa é do treinador, do presidente, do director desportivo, porquê? Porque podia ter ido buscar o Ronaldo para jogador, o Guardiola para treinar e não devia ter feito uma data de coisas que pertencem a outros mandatos.

Se me perguntarem de concordo com todas as medidas de JEB ou Costinha, responderei com facilidade que não. Mas também não adiro à facção que aproveita tudo o que pode para linchar este corpo directivo, dando uma ajuda substancial ao já “amigos” Record e Bola, numa campanha cega para substituir esta direcção por sabe se lá o quê. O candidato que (e muito bem) concorreu com JEB apesar de perder conseguiu fazer a proeza de ter criado uma polémica enorme naquela que era a sua grande bandeira eleitoral.

Nunca vi um candidato derrotado ter um “caso polémico” na imprensa. Parece até ter razão, mas provou que talvez não seria muito melhor dirigente que o candidato vencedor. Curiosamente fala-se de Eriksson outra vez para a Selecção, podíamos ouvir o que pensa Cristóvão sobre a razoabilidade dessa escolha e evitar novos erros de casting. Prefiro um arrogante corajoso a um cobarde mentiroso.

Até breve.

6 comentários:

  1. Por termos gajos no clube com tu é que estamos onde estamos...

    ResponderEliminar
  2. Um gajo que defende esta besta deste Presidente só pode ser muita BURRO!!!

    ResponderEliminar
  3. O mal do Sporting é ter sócios burros como tu senão não estavamos nesta situação

    ResponderEliminar
  4. Baza daqui Besta Quadrada

    ResponderEliminar
  5. Grande otário a querer fazer dos outros também. Foi o cotonete que te encomendou este servicinho?

    ResponderEliminar
  6. Terei sempre direito à minha opinião. Burros são aqueles que não lêem o Blog e fazem comentários à Benfas...recomendo-vos que leiam outros artigos deste blog para entenderem o quanto sou defensor de JEB. Depois falamos, ou não, existem sempre "animais" com quem não vale a pena esperar razoabilidade.

    ResponderEliminar