terça-feira, 21 de setembro de 2010

Quando mudar

No futebol costuma-se dizer que em equipa que ganha não se mexe. A mesma função matemática se deve aplicar ao inverso. Mas a questão que se coloca é...quando. Existem dois tipos de Sportinguistas, os mais conservadores que após o derby pensaram que ainda só estamos na 5ª jornada e os mais exigentes que pensaram já estamos na 5ª jornada. Confesso que pertenço aos últimos.

Na verdade o facto de estarmos na 5ª jornada com os pontos que temos nada me preocupa. O que me inquieta é a probabilidade destes 5 jogos espelharem a realidade e a capacidade da equipa ao comando de Paulo Sérgio. De facto parece não haver dúvidas que uns furos mais acima (Brondby fora), ou mais abaixo (Brondby em casa), esta é a valia da equipa de PS. Estão realizadas 10 partidas das 50 e tal ( com uma grande epopeia nas taças) que costuma perfazer a época. Ou seja mais ou menos um quinto do ano está feito.

E o que está feito? A equipa oscila, cai mais vezes do que se agiganta, quebra mais do que faz partir, escorrega mais do que se equilibra. Temos um jogador em grande forma, Carriço, o resto é talento à toa, muito empenho e pouca inteligência, muito músculo e pouco cérebro, muita precipitação e nervosismo e nada de classe. É este o cunho de Paulo Sérgio? Talvez não, mas não se sabe muito bem o que é que PS realmente quer, pelos vistos nem os próprios jogadores, que mostraram o quão perdidos andam no último clássico, justamente onde deveriam, sem desculpas, ser mais fortes que um Benfica à beira de um ataque de nervos.

Até quando devemos dar o beneficio da dúvida a Paulo Sérgio? Até quando devemos sonhar com uma equipa bem treinada e competente, preparada e instruída? Penso que pela ausência de fumo da porta 10A essa fasquia estará colocada no preciso momento quando todos os objectivos estiverem comprometidos, taças, liga, etc. Foi assim na época passada e nada me leva a crer que JEB mudará de paradigma. Admito que não sou partidário de mudança por tudo e por nada, mas nesta altura acredito genuinamente que estamos a chegar bem perto do tudo.

Hoje todos reflectem que Paulo Bento esteve tempo a mais no Sporting, no futuro todos dirão que com PS se repetiu o mesmo erro. Porquê? Porque se perdeu tempo a dar semanas a quem de facto não consegue repetir 2 ou 3 boas semanas. A culpa não é apenas do treinador, mas infelizmente não podemos contratar uma nova equipa nem marcar eleições para a próxima semana. Existe pois uma única medida que pode e deve ser tomada o quanto antes. Sem mais, nem menos, devemos fechar o ciclo Paulo Sérgio.

Não conseguir admitir um erro cedo é hipotecar as hipóteses de o resolver.

Até breve.

2 comentários:

  1. Caro amigo:

    Volto a dizer-lhe antes de tudo que o seu blog e forma brilhante como argumenta o seus post´s me agradam bastante.

    Como sabe eu sou um dos seus vizinhos e a sua leitura dos factos é na verdade algo pertinente. Mas agora pergunto eu: será o problema principal do Sporting actual? Será P.Sérgio o único responsável?

    P.Sérgio apenas apanhou um comboio que há muitos anos está desgovernado e que caminha sobre trilhos que mais tarde ou mais cedo o vai levar a descarrilar!

    Caro amigo, quem me dera a mim que o prblema do nosso tão amado clube fosse o treinador.

    Veja-se por exemplo o caso do FCP , clube consistente com uma estrutura de futebol fortíssima. Se por algum motivo e isso já aconteceu no passado o Porto falhar no treinador (Del Neri e Couceiro etc...) todos nós sabemos e os adeptos do Porto sabem que o problema é mesmo do mister pois a estrutura é tão forte e tão ganhadora que os adeptos sabem perfeitamente o que está a correr mal, ou pensão que é por acaso que quase todos os jogadores e treinadores que passam por aquele clube tem sucesso??

    No Sporting caro amigo o problema é bem mais que um simples treinador.

    Ponto 1 : Adeptos, os adeptos leoninos principalmente os da Lisboa nobre não tem o bairrismo necessário para dar um murro na mesa! Os adeptos do Sporting são calmos, são pessoas civilizadas e pouco exigentes.

    Ponto 2: Há cada vez menos Sportinguistas

    Ponto 3: O Sporting ganha muito poucas vezes

    Ponto 4: Não temos uma mentalidade vencedora, é um clube habituado a não ganhar e isso começa a ser "normal"

    Ponto 5 : O clube desde a era Cintra que é presidido por Gestores, homens da banca e que nada percebem de futebol.

    Ponto 6: O Sporting não é um clube que atraia investimento, não é uma marca que venda em virtude dos resultados desportivos.

    Ponto 7: Dos 3 grandes somos os únicos que nunca ganhamos uma grande competição europeia (liga dos campeões)

    Somos grandes é um facto, mas para isso muito tem colaborado as modalidades amadoras e os jogadores da nossa academia, em suma o Sporting é isto!!! E a esperança confesso que já não é muita. Tenho a frieza necessária para admitir que uma série vitoriosa me põe outra vez eufórico, chama-se a isto amor, ou crença desmedida, mas sinceramente a esperança é pouca e este Sporting não me inspira confiança.

    Soluções? Não tenho, nem tenho de as ter, sou um simples Sportinguista preocupado e confesso até algum medo do futuro.

    ondaleonina

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo

    Agradeço os seus comentários. Se leu atentamente o que escrevi, refiro que o treinador não é o único problema, mas sim o mais óbvio e talvez o mais fácil de resolver. O futebol é uma equação simples, mas difícil de por em prática. Ganhando tudo está bem. Se o Sporting tivesse ganho o que o Porto ganhou nos últimos 20 anos, seria neste momento o maior clube Português. Ganhou muito pouco e estamos na vertigem de perder a 3ª posição no ranking.

    ResponderEliminar