segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ideias Vs Status

Nobre Guedes, Dias Ferreira, Rocha Jr, Rogério Alves, Agostinho Abade, José Maria Ricciardi, Paulo Cristóvão, Pedro Souto, José Eduardo, Campos Ferreira.

A todos eles, como Sportinguista e ser pensante digo: por favor fiquem quietos, calados e deixem um novo projecto, liderado por gente “nova” surgir.
Todos eles são elementos que fazem parte de uma orbita que embora pensem o clube e intervenham (umas vezes bem, outras muito mal) fazem parte da história recente e das múltiplas trapalhadas recentes do clube. Não é deles que o clube precisa. Não é de ideias e políticas de continuidade que o Sporting SAD e Clube precisam.

Amanhã será um dia decisivo para o inicio do fim de uma página (negra) do clube e pede-se ao Presidente da Assembleia Geral, Dias Ferreira que deixe as suas lealdades fora deste jogo e quebre de uma vez a autocracia da “estabilidade” decidindo pelas eleições em vez da cooptação. Dias Ferreira já deu muitas provas de grande sportinguismo e terá a oportunidade de inscrever o seu nome num percurso de mudança, bastando para tal que “sinta” o pulsar dos sócios na sua grande maioria e não da elite vigente.

Depois de dar esse passo, que admito que não seja o melhor em termos de operacionalidade a curto prazo (mas muito mais vantajoso no gerir a longo prazo) o clube estará aberto e disponível, pela primeira vez em quase 20 anos, para uma nova matriz, um novo ADN, que espero eu, seja impulsionado por uma equipa de Leões mais ambiciosos, mais disponíveis e sobretudo mais criativos e determinados. Confesso que não vejo este “lote” a perfilar-se, mas também sei que existem muitos sportinguistas com este perfil que podem surgir, mesmo que sem a tal “vaga de fundo” clássica e muito artificial.

Ideias, programas, projectos, são fáceis de desenhar. Basta a qualquer um ler os blogs de referência de adeptos sportinguistas e está tudo lá. Tudo o que deve ser feito, implementado, decidido, está lá. E nem sequer existem muitos caminhos contraditórios, a grande maioria acredita:

1. Prioridade Academia
2. Construção racional e programada de um Pavilhão para as AA´s
3. Saída de Costinha e Paulo Sérgio
4. Entrada de um grande treinador
5. Finalização do projecto de refinanciamento que JEB fomentou
6. Gestão coerente, justa e imparcial das relações com credores
7. Quebra da politica alinhada com FC Porto
8. Intervenção mais contestatária em assuntos como arbitragem, corrupção e FPF
9. Recuperação do relvado natural
10. Fim do Conselho Leonino (tal como é), não precisamos de Senados.
11. Independência em relação a empresários
12. Luta pela negociação colectiva dos direitos de transmissão televisiva
13. O fim do poder das Associações Federativas
14. O fim dos cargos remunerados principescamente (e sem retornos evidentes!!)
15. Aposta nos recursos humanos, principalmente técnicos e formadores de futebol
16. Uma nova atitude mais guerreira e menos conformista

Como é fácil de constatar, em apenas 1 minuto consegui lembrar-me de 16 tópicos que podem constar em qualquer programa racional de candidatura, imaginem o que se poderá fazer em alguns dias, reunindo gente com talento e apostada em mudar o clube?

O nome, o mediatismo, a “linhagem” e o status é o que menos interessa.

Até breve.

3 comentários:

  1. Verdão,

    Grande, grande post!!
    "Eles" que ponham olho nisto e não se fiem em nomes de que todos já estamos fartos...
    E não será assim tão difícil, basta ter ideias, projectá-las e concebê-las! Para isso, o seu post é um óptimo esboço!...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Falta aí um ponto que para mim é fundamental, pois a sua ausência tem descaracterizado o Sporting e o afastamento de alguns adeptos: falo obviamente do regresso das velhas glórias ao clube. Os verdadeiros Sportinguistas. Oceano, Manuel Fernandes, Carlos Xavier, Virgílio, só para nomear alguns. Só o facto de nomes como o destes senhores acompanharem de perto a formação, impede certa forma que surjam novos Futres, Moutinhos e Quaresmas (não o talento mas a personalidade).

    ResponderEliminar
  3. Acreditas mesmo na luta pela negociação colectiva dos direitos de transmissão televisiva? Com a renegociação com a Olivedesportos o Sporting recebe 13.5 milhões já a partir desta temporada contra os anteriores 8.5, até 2018.
    Creio que foi mau este negócio, deveriamos esperar principalmente pela renegociação dos lamps, o Oliveirinha está a ficar encurralado, já perdeu os direitos da Liga Espanhola, a Liga Inglesa e a Italiana poderão estar em risco, e em caso de desespero pode oferecer os 40 milhões que os lamps pedem.
    Mais uma vez podemos ficar a ver navios.

    ResponderEliminar