segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Sporting e o Futuro

Tiago 35 anos, Hildebrand 31 anos, Polga 31 anos, Abel 32 anos, Pedro Mendes 31 anos, Maniche 33 anos, Liedson 33 anos. No final da próxima época, nenhum destes jogadores permanecerá no plantel. Se os guarda-redes tem um “tempo de validade” um pouco superior, a verdade é que muitos dos titulares de hoje não têm muito tempo de carreira disponível. Preocupante é ainda o facto de Pedro Mendes, Maniche e Liedson serem do melhor que temos, ainda sem novas “promessas” que os substituam. O contrário acontece com Polga que Carriço facilmente substituirá tão bem como já o faz há bastante tempo.

Podem estar a pensar em André Santos como o candidato ao lugar que ocupam estes dois médios mais veteranos, mas será que Santos é um médio defensivo, “um trinco”? Na minha opinião, não. Não tem rotinas de cobertura, não é de grandes tackles e o número de bolas que recupera por jogos, é diminuto. É um médio de construção, passe, organização. Não é um médio de intersecções, apoio aos centrais e outras funções que um “trinco” desempenha. Para André Santos jogar, terá de existir sempre outro médio com um papel mais defensivo e isto diz tudo.

Resumindo daqui a bem pouco tempo, o Sporting terá de encontrar um bom trinco, um bom ponta de lança e um bom central que valha pelo menos o mesmo que Carriço. O quadro é este:

Guarda-Redes: Patrício e Golas(emp) (Hildebrand, Baptista e Stojkovic devem sair e Tiago acabar a carreira)

Defesas Direito: Pereira, J.Gonçalves(emp) e Cedric (Abel mesmo que renove por 1 ano, terminará a carreira e Pedro Silva já não volta)

Defesas Esquerdo: Evaldo e André Marques(emp) (Grimi deve sair, já o devia ter feito)

Centrais: Carriço, Coelho, Nuno Reis(emp) e Pedro Mendes(emp) (Polga deve sair já, Torsiglieri por este andar vai pelo mesmo caminho, Mexer também)

Médios Centro: André Santos, Adrien(emp), Digo Amado(emp), André Martins(emp), Zapater (Pedro Mendes e Maniche devem acabar na próxima época)

Médios Esquerdo: Digo Rosado(emp), Salomão (Vukcevic deve estar a fazer noticia com a sua saída)

Médios Direito: Pereirinha(emp) (Izmailov só deverá ficar se algo muito inesperado acontecer)

Médios Atacantes: Luis Almeida(emp) Renato Neto(emp) e Fernandez

Avançados: Djaló, Saleiro, Balde(emp), Rui Fonte(emp), Wilson Eduardo(emp), Owusu(emp) (Purovic e Pongolle oxalá que os vendam, Postiga ainda não renovou e Liedson fará mais uma época).

Quem olhar para este panorama com atenção constatará que o Sporting de muito em breve terá de investir fortemente nos seus quadros. Existe muito talento em jogadores jovens, não tenho dúvidas que Golas é um bom guarda-redes, que Nuno Reis será um tremendo central, que Cedric Soares ficará um bom lateral, que Luis Almeida (kikas) é já um excelente jogador e que Renato Neto tem qualquer coisa que pode fazer dele um óptimo recurso.

Mas aqui reside um grande problema, nenhum destes tem experiência sénior, os seus empréstimos estão grosso modo a ser ineficazes (não jogam) e até que o façam com regularidade não serão opção para titulares no futuro próximo do Sporting.

Outro problema que salta à vista é o excesso de jogadores que claramente não têm margem para fazer ou voltar a fazer mais uma época de leão ao peito. São activos que o clube deveria procurar o quanto antes alienar, vendendo e em último caso dispensar. Espero que Costinha e Couceiro estejam já a trabalhar nestes dossiers todos, são bastantes e o tempo urge.

O Sporting tem de facto uma gestão de quadros profissional de futebol verdadeiramente amadora, com demasiados excedentes com pouca qualidade, muitos jovens promissores emprestados que não jogam e muitos atletas a pairarem no plantel sem jogar, sem serem alternativa, só mesmo a ganhar o salário. Se se soubesse o volume de euros que toda esta gente que não joga ganha por mês, entenderíamos melhor porque é que não temos dinheiro para contratações.

È preciso uma limpeza de balneário, mas uma que elimine o que não faz falta e não os melhores jogadores como Vukcevic, Fernandez ou Polga.

Até breve.

4 comentários:

  1. Ahhh...atento. Obrigado pela correcção. Vou alterar o post. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Estou de acordo mas só mais ou menos!

    O wilson eduardo tem vindo a jogar, e ja tem se não estou em erro 4 golos marcados na liga, óptimo para um suplente.

    O renato neto e o nuno reis se não titulares nos jogos todos andam lá perto, e na liga belga que lhes dá estaleca.

    o Cedric tem de ser emprestado já, e para jogar, senão corre o risco de ser outro pereirinha, um flop.

    Tenho também esperança que para o proximo ano o Adrien volte e com mais maturidade.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Caro "anónimo". Sugiro que veja o número de jogos de todos os jogadores emprestados. http://www.transfermarkt.co.uk - aqui neste site estão todos os dados das suas utilizações. Verá que poucos têm sido titulares. A maior parte não joga, Nuno Reis, Neto e Pedro Mendes são quase os únicos que verão algum crescimento nesta época.

    Wison Eduardo é um suplente bastante utilizado, mas apenas 15 minutos de jogo são pouco para o seu talento. Muito pouco para o tipo de jogadores que tem o Beira Mar. Mas isso não tem a ver com opções técnicas, são manobras politicas de "agrado" a forças mais "nortenhas".

    ResponderEliminar