domingo, 9 de janeiro de 2011

A subida ao pódio

Para quem tivesse dúvidas, ontem em Alvalade o Sporting provou que, de facto, é a 3ª melhor equipa da Liga. Não me deixa feliz, bem pelo contrário, gosto que sejamos a melhor e não a 3ª melhor. Mas os meus desejos não valem nada, a realidade é que Porto e Benfica têm mais jogadores de qualidade que nós, e muito melhores treinadores.
A substituição de Salomão por NAC, teria sido catastrófica se o Braga nos minutos finais chegasse ao empate. Safou-se de boa PS, que continua, ele que devia mostrar o contrário, a duvidar da capacidade defensiva da equipa que orienta.

O Sporting marcou primeiro, 2 vezes e parecia lançado para uma grande vitória, esqueceu-se que o Braga não é o Vitória de Setúbal e Paulo César fez questão de lembrar à equipa verde e branca que também o Braga podia marcar. Até final, as duas equipas poderiam ter marcado, mas o Sporting “fechou” o jogo e a equipa de Domingos não teve argumentos para abrir uma defesa que abanou que se fartou mas não caiu.
Domingos tem muito trabalho pela frente, e muitos jogadores medianos que não acompanham Moisés, Lima, Alan e Paulo César.

Mesmo assim achei a equipa de Braga muito pouco inferior ao Sporting e capaz de muito mais do que a tabela da Liga indica. Hugo Viana, Mossóro e Paulão não fazem esquecer Rodiguez, Mateus e Luis Aguiar. Com mais um bom avançado e um lateral esquerdo (Sílvio é excelente na direita) o Braga podia ter sido outra equipa até agora.

Mas olhando para a produção do Sporting, há um destaque a fazer: Salomão. Para 1ª época de futebol sénior a sério, o jovem parece corresponder sempre que chamado e ontem provou mais uma vez que não é apenas mais um no plantel. Sempre achei que devia ser emprestado, não porque tinha pouco talento, mas precisamente pelo contrário. Está a querer explodir e o banco pode acabar por banalizar a capacidade que tem em jogar muito bom futebol.

Zapater também esteve bem, o que vem provar que Paulo Sérgio pode e deve dar mais jogo ao espanhol. Ontem, muito do jogo que o Braga não conseguiu fazer pelo centro se deveu à sua incansável cobertura de espaços. Convém também salientar que o ex-Génova teve ao seu lado o melhor jogador dentro de campo – André Santos foi enorme.
Valdes marcou mais um golo e controlou sempre muito bem a posse de bola, Patrício esteve atento. O resto da equipa esteve bem, nada de muito especial a referir.

No final ficou a sensação que o Sporting temeu um Braga que já não existe, o da época passada. Ganhou, mas não mandou a equipa de Domingos às cordas, o que podia ter feito com um pouco mais de atrevimento e talento para entender a linha muito fina com que se coze o equilíbrio do seu adversário. Só Paulo Sérgio saberá porque, à semelhança do jogo com o Guimarães, depois de estar a ganhar 2-0, a equipa leonina desmonta a alegria e foco do seu jogo em vez de partir para o 3-0, fica à espera de mais “borlas” do adversário.

Veremos o que faz este Sporting no próximo jogo. É que depois de 3 vitórias, normalmente vem um empate ou uma derrota, esperemos por uma melhor gestão de Paulo Sérgio, quanto à motivação e gestão de foco competitivo. Uma equipa só é boa quando em todos os jogos o prova. Quando em todas as ocasiões mostra aos seus adversários que o que temiam, acontece de facto.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário