sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Muito trabalho para fazer

Para os sucessores de Costinha e Paulo Sérgio, existe um trabalho ciclópico a fazer assim que assumam funções. Olhar para a equipa e decidir o que fazer com ela. Não há muitas certezas e uma época como esta está a abrir demasiadas fissuras na composição de um núcleo base de atletas. Se normalmente uma equipa deverá mudar 15 a 20 % o seu quadro, o Sporting tem tantos casos que talvez no final da época esta percentagem se aproxime mais do 35 ou 40%.  Vamos caso a caso.


Patrício
É um jogador em crescendo e a valorizar-se. Seria um erro vendê-lo neste momento. Para continuar.

Hildebrand
Para continuar se estiver disposto a lutar pelo lugar em vez de choramingar. Se nos entretantos cair uma boa proposta, que se venda. O fantasma de Ricardo como seu substituto só pode ser piada.

Tiago
Já teve as suas épocas, as suas oportunidades. Deveria dar lugar a um jovem da Academia, não Golas, esse deverá jogar para que “cresça”.

Cedric
Sendo um dos laterais direitos num plantel com 3, só deverá ficar se Abel sair. Precisa se jogar para se afirmar e um empréstimo deverá ser equacionado.

Abel
Não está a fazer uma má época, mas a renovação só pode ser entendida como boa, se “aligeirar” um pouco o seu salário. Será sempre uma alternativa a Pereira e os anos passam. Além disso existe um João Gonçaves, no Olhanense à espreita.

Pereira
É um bom lateral e a projecção que está a ter na Selecção deve ser bem entendida em Alvalade tentando fazer com que o jogador melhore no aspecto disciplinar. Para continuar.

Evaldo
Apesar de as suas prestações não serem unânimes, considero-o um valor seguro e com um treinador tacticamente menos caótico pode melhorar no seu posicionamento e gestão de esforço. Para continuar.

Grimi
A sair o quanto antes. Abre-se uma vaga para lateral esquerdo, não havendo nenhum lateral da Academia candidato e com um André Marques ainda a precisar de rodagem, era essencial adquirir um rival para Evaldo, nada de loucuras, um valor jovem.

Torsiglieri
Não está a “pegar” e como o investimento foi grande, talvez o empréstimo seja uma boa opção. Isto se o próximo treinador prescindir dele.

Polga
As noticias dão o brasileiro sempre com um pé fora, mas a verdade é que os anos passam e o central vai ficando. A idade já vai pesando, mas com uma nova dinâmica desportiva talvez seja um valor seguro a manter. Sub-Capitão.

Carriço
Valor a manter e a estimar. Capitão. Para continuar.

Coelho
Não cumpriu o que tanto prometia, mas não vamos “fechar” já a porta ao valor deste central. No caso de qualquer dos outros centrais saírem será sempre bom que fique. Se Polga e Torsiglieri ficarem deveria ser o “eleito” para ser negociado. Tem mercado e a sua venda abriria espaço para outro tipo de jogador, com mais capacidade para se afirmar ao lado de Carriço.

Pedro Mendes
Para mim só é pena as lesões repetidas deste grande jogador, tem tudo para ser um dos alicerces da equipa. Mas não jogando está a sair muito caro aos cofres do clube. Mediante apreciação clínica deverá ser entendido como um valor a negociar. Por muito que nos custe Pedro Mendes no “estaleiro” não nos serve muito de ajuda.

Maniche
Está a fazer mais do que muito imaginavam que faria e visto que renovou automaticamente, terá de ficar. Para mim será uma boa segunda opção. Tem evidenciado uma quebra física notória, será só o factor psicológico? Para continuar.

Zapater
Tal como Torsiglieri, não é jogador para mantermos no “escuro”, é caro, tem pelos vistos potencial e custou muito caro para ser suplente. Empréstimo ou venda recomendam-se, garantindo sempre que o clube sai ressarcido do investimento.

André Santos
É a revelação e deve ser dado mais espaço para se afirmar. Entendo que a compra de médios poderá “tapar” o crescimento deste bom jogador. Para continuar.

Fernandes
Com um treinador capaz será sempre mais provável que saia da “reclusão” em que se mantém. Valor indesmentível do plantel, o clube der tentar tudo para que consiga aproveitar o talento enorme deste atleta. A definir melhor a sua posição. Para continuar.

Vukcevic
De mal amado a herói, é a história cíclica do montenegrino. Precisa de ser “domado”, mas cada ano que passa parece mais próximo de uma maturidade que fará dele um astro, para já ainda não a tem. Mais uma vez um novo técnico pode saber tirar mais “nabos” deste talentoso púcaro de leste. Vende-lo por 7 ou 8 milhões só será bom se tivermos conseguirmos ir buscar um extremo de tanta ou maior qualidade.

Izmailov
Saiu Bettencourt, sairá Costinha e o trabalho de Couceiro de recuperar este jogador estará bem mais próximo de chegar a bom porto. Isto se o problema é realmente o entendimento com as “chefias” do clube, se o “mau comportamento” do Russo for causado por outras razões, teremos mais uns meses para aturar estas “birras” infernais.

Valdes
É a contratação mais acertada. As comparações com Pedro Barbosa são um elogio à sua capacidade técnica, mas o chileno tem mais. Bom a finalizar e mais capaz fisicamente que o português, este ex-Atalanta não será um organizador de jogo, mas à falta de puro “maestro” é a ele que deve ser dada a batuta. Para continuar.

Salomão
O miúdo tem um aproveitamento ao nível do que fez Simão na sua primeira época, mas tem uma humildade diferente. Pode ser um caso sério se lhe derem as oportunidades que tem vindo a merecer. Parece mais formatado para jogar na centro, do que nas faixas. Para continuar.

Saleiro
Nada mais existe a dizer. Deverá ser emprestado ou vendido.

Djaló
Tanto potencial…e tarda em pegar na equipa. As lesões são um verdadeiro stop na sua afirmação. Sempre achei que temos aqui um diamante, mas ainda ninguém descobriu como se lapida. Tendo mercado, porventura será bom vendê-lo, parece também ser essa a sua vontade.

Postiga
Fica ou não fica? Ninguém sabe. Já muitas vezes escrevi neste blog sobre a utilidade de ter um avançado da sua qualidade. Não será o substituto de Liedson no ataque aos golos, mas ainda assim é melhor do que as promessas todas que têm passado pelo clube. A jogar, e a marcar como nesta época só sairá mesmo por uma transferência recompensadora para o clube.

Liedson
Como se está a ver nestes últimos jogos o levezinho não se esqueceu como se marcam golos, mas já não será no futuro um avançado para marcar muitos golos por época. É um símbolo, mas não deve ter o lugar reservado por tal. Para continuar.

Dos 25 jogadores, apenas 10 são para mim valores seguros a manter no próximo plantel. Depois existem os negociáveis (Pedro Mendes, Postiga, Djaló, Izmailov, Vukcevic, Zapater, Coelho, Polga, Torsiglieri e Hildebrand) que se ficarem não serão nunca pesos mortos. Os emprestáveis (Saleiro e Cedric) e os dispensáveis (Grimi e Tiago). Sobra Abel que é um caso difícil. Não acredito que vendamos estes 10 jogadores negociáveis, mas será mais lógico que isso aconteça a 3 ou 4 jogadores, a minha opção seria sempre Djaló, Zapater, Torsiglieri e Hildebrand, precisamente os jogadores com menos aproveitamento e oportunidades nesta época.

Sendo assim abririam vagas para um avançado, um central, um médio centro e um guarda-redes. Nos 2 primeiros casos as apostas deveriam ser muito fortes, nos 2 últimos a entrada de valores da Academia ou algum dos atletas emprestados seria uma boa opção.

Sobram ainda desta análise os jogadores: Renato Neto, Nuno Reis, Wilson Eduardo, João Gonçalves, Pongolle e Stojkovic que por razões diferentes interessa considerar na construção do plantel 2011/12.

Como se vê, muito trabalho, muito mercado a explorar será preciso muita inteligência para rentabilizar vendas de jogadores de modo a fortalecer e melhorar a qualidade da equipa. Muito do futuro do próximo treinador dependerá disso.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário